Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Jorge Ferreira Lucas de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14089
Resumo: Hoje em dia, garantir a satisfação do cliente é a preocupação de todas as organizações. Os clientes são cada vez mais exigentes com a qualidade dos serviços e os prazos de entrega, portanto, é necessário sustentar e implementar uma programação na oficina de forma a cumprir estes prazos e ganhar vantagem no mercado automóvel, que é um mercado competitivo e em constante evolução nos produtos e serviços a oferecer. Uma vez que o planeamento oficinal é realizado manualmente no centro de colisão da Caetano Baviera, localizada em Vila Nova de Gaia, o presente trabalho tem como objetivo automatizar a ferramenta de programação de trabalhos e melhorar o acompanhamento das reparações. Este automatismo vai controlar as entradas de trabalho na empresa e melhorar os tempos de reparação, permitindo terminar o serviço o mais próximo possível da data de entrega planeada com o cliente, minimizando os atrasos. Para isso, foram realizados o levantamento e a análise do processo de planeamento de sinistros automóveis no departamento de colisão e posteriormente criado um sistema de apoio à decisão a partir de um modelo de programação inteira desenvolvido por Özgüven, C., Özbakır, L., & Yavuz, Y. (2010). O sistema inclui uma interface gráfica que permite ao utilizador gerar soluções de programação da oficina de forma a alocar as diversas tarefas de cada trabalho a um técnico, cumprindo os prazos de entrega. Neste estudo foi possível verificar que o modelo cumpriu o objetivo de minimizar os tempos das viaturas dentro da oficina, ficando assim a oficina com disponibilidade para a entrada de mais viaturas semanalmente.
id RCAP_1e476727d826f08a89e7c01052921be6
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14089
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da ColisãoGestão Oficinal AutomóvelJob Shop Scheduling ProblemAutomotive Repair ShopHoje em dia, garantir a satisfação do cliente é a preocupação de todas as organizações. Os clientes são cada vez mais exigentes com a qualidade dos serviços e os prazos de entrega, portanto, é necessário sustentar e implementar uma programação na oficina de forma a cumprir estes prazos e ganhar vantagem no mercado automóvel, que é um mercado competitivo e em constante evolução nos produtos e serviços a oferecer. Uma vez que o planeamento oficinal é realizado manualmente no centro de colisão da Caetano Baviera, localizada em Vila Nova de Gaia, o presente trabalho tem como objetivo automatizar a ferramenta de programação de trabalhos e melhorar o acompanhamento das reparações. Este automatismo vai controlar as entradas de trabalho na empresa e melhorar os tempos de reparação, permitindo terminar o serviço o mais próximo possível da data de entrega planeada com o cliente, minimizando os atrasos. Para isso, foram realizados o levantamento e a análise do processo de planeamento de sinistros automóveis no departamento de colisão e posteriormente criado um sistema de apoio à decisão a partir de um modelo de programação inteira desenvolvido por Özgüven, C., Özbakır, L., & Yavuz, Y. (2010). O sistema inclui uma interface gráfica que permite ao utilizador gerar soluções de programação da oficina de forma a alocar as diversas tarefas de cada trabalho a um técnico, cumprindo os prazos de entrega. Neste estudo foi possível verificar que o modelo cumpriu o objetivo de minimizar os tempos das viaturas dentro da oficina, ficando assim a oficina com disponibilidade para a entrada de mais viaturas semanalmente.Nowadays, ensure the customer satisfaction is the main concern of all organizations. Customers are increasingly more demanding with services' quality and the delivery time, therefore, it's imperative to sustain and implement an office planning that ensures that the deadlines are accomplished and gain advantage in the automotive sector, which is an extremely competitive market and home of a never ending evolutive process in products and services offered. Since the garage planning it's manually made in the collision center of the company Caetano Baviera, in Vila Nova de Gaia, this paper has as an objective to autotomize a work programmating tool and improve the repairing follow-up. This automatism will monitor the work entries in the workshop and get better results on the repair times, allowing to terminate the job the closest possible to the deadline agreed with the client, diminishing delays. For that, a data collection and a detailed analysis of the planning process of the vehicles claims was carried out at the collision department and posteriorly a decision support was created from an entire programming model developed by Özgüven, C., Özbakır, L., & Yavuz, Y. (2010). This system includes a graphical interface that allows the user to create planning solutions for the workshop to allocate the various tasks of each job to a technician, fulfilling the delivery scheduled time. In this study it was possible to verify that the created template fulfilled the goal of minimizing the time of each vehicle inside the workshop, making possible more vehicles entries weekly.Ramos, António José GalrãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Maria Jorge Ferreira Lucas de2019-06-25T10:16:28Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14089TID:202166694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:56:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:55.247664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão
title Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão
spellingShingle Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão
Sousa, Maria Jorge Ferreira Lucas de
Gestão Oficinal Automóvel
Job Shop Scheduling Problem
Automotive Repair Shop
title_short Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão
title_full Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão
title_fullStr Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão
title_full_unstemmed Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão
title_sort Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão
author Sousa, Maria Jorge Ferreira Lucas de
author_facet Sousa, Maria Jorge Ferreira Lucas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, António José Galrão
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Jorge Ferreira Lucas de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Oficinal Automóvel
Job Shop Scheduling Problem
Automotive Repair Shop
topic Gestão Oficinal Automóvel
Job Shop Scheduling Problem
Automotive Repair Shop
description Hoje em dia, garantir a satisfação do cliente é a preocupação de todas as organizações. Os clientes são cada vez mais exigentes com a qualidade dos serviços e os prazos de entrega, portanto, é necessário sustentar e implementar uma programação na oficina de forma a cumprir estes prazos e ganhar vantagem no mercado automóvel, que é um mercado competitivo e em constante evolução nos produtos e serviços a oferecer. Uma vez que o planeamento oficinal é realizado manualmente no centro de colisão da Caetano Baviera, localizada em Vila Nova de Gaia, o presente trabalho tem como objetivo automatizar a ferramenta de programação de trabalhos e melhorar o acompanhamento das reparações. Este automatismo vai controlar as entradas de trabalho na empresa e melhorar os tempos de reparação, permitindo terminar o serviço o mais próximo possível da data de entrega planeada com o cliente, minimizando os atrasos. Para isso, foram realizados o levantamento e a análise do processo de planeamento de sinistros automóveis no departamento de colisão e posteriormente criado um sistema de apoio à decisão a partir de um modelo de programação inteira desenvolvido por Özgüven, C., Özbakır, L., & Yavuz, Y. (2010). O sistema inclui uma interface gráfica que permite ao utilizador gerar soluções de programação da oficina de forma a alocar as diversas tarefas de cada trabalho a um técnico, cumprindo os prazos de entrega. Neste estudo foi possível verificar que o modelo cumpriu o objetivo de minimizar os tempos das viaturas dentro da oficina, ficando assim a oficina com disponibilidade para a entrada de mais viaturas semanalmente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-06-25T10:16:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14089
TID:202166694
url http://hdl.handle.net/10400.22/14089
identifier_str_mv TID:202166694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131431352401920