Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14089 |
Resumo: | Hoje em dia, garantir a satisfação do cliente é a preocupação de todas as organizações. Os clientes são cada vez mais exigentes com a qualidade dos serviços e os prazos de entrega, portanto, é necessário sustentar e implementar uma programação na oficina de forma a cumprir estes prazos e ganhar vantagem no mercado automóvel, que é um mercado competitivo e em constante evolução nos produtos e serviços a oferecer. Uma vez que o planeamento oficinal é realizado manualmente no centro de colisão da Caetano Baviera, localizada em Vila Nova de Gaia, o presente trabalho tem como objetivo automatizar a ferramenta de programação de trabalhos e melhorar o acompanhamento das reparações. Este automatismo vai controlar as entradas de trabalho na empresa e melhorar os tempos de reparação, permitindo terminar o serviço o mais próximo possível da data de entrega planeada com o cliente, minimizando os atrasos. Para isso, foram realizados o levantamento e a análise do processo de planeamento de sinistros automóveis no departamento de colisão e posteriormente criado um sistema de apoio à decisão a partir de um modelo de programação inteira desenvolvido por Özgüven, C., Özbakır, L., & Yavuz, Y. (2010). O sistema inclui uma interface gráfica que permite ao utilizador gerar soluções de programação da oficina de forma a alocar as diversas tarefas de cada trabalho a um técnico, cumprindo os prazos de entrega. Neste estudo foi possível verificar que o modelo cumpriu o objetivo de minimizar os tempos das viaturas dentro da oficina, ficando assim a oficina com disponibilidade para a entrada de mais viaturas semanalmente. |
id |
RCAP_1e476727d826f08a89e7c01052921be6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14089 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da ColisãoGestão Oficinal AutomóvelJob Shop Scheduling ProblemAutomotive Repair ShopHoje em dia, garantir a satisfação do cliente é a preocupação de todas as organizações. Os clientes são cada vez mais exigentes com a qualidade dos serviços e os prazos de entrega, portanto, é necessário sustentar e implementar uma programação na oficina de forma a cumprir estes prazos e ganhar vantagem no mercado automóvel, que é um mercado competitivo e em constante evolução nos produtos e serviços a oferecer. Uma vez que o planeamento oficinal é realizado manualmente no centro de colisão da Caetano Baviera, localizada em Vila Nova de Gaia, o presente trabalho tem como objetivo automatizar a ferramenta de programação de trabalhos e melhorar o acompanhamento das reparações. Este automatismo vai controlar as entradas de trabalho na empresa e melhorar os tempos de reparação, permitindo terminar o serviço o mais próximo possível da data de entrega planeada com o cliente, minimizando os atrasos. Para isso, foram realizados o levantamento e a análise do processo de planeamento de sinistros automóveis no departamento de colisão e posteriormente criado um sistema de apoio à decisão a partir de um modelo de programação inteira desenvolvido por Özgüven, C., Özbakır, L., & Yavuz, Y. (2010). O sistema inclui uma interface gráfica que permite ao utilizador gerar soluções de programação da oficina de forma a alocar as diversas tarefas de cada trabalho a um técnico, cumprindo os prazos de entrega. Neste estudo foi possível verificar que o modelo cumpriu o objetivo de minimizar os tempos das viaturas dentro da oficina, ficando assim a oficina com disponibilidade para a entrada de mais viaturas semanalmente.Nowadays, ensure the customer satisfaction is the main concern of all organizations. Customers are increasingly more demanding with services' quality and the delivery time, therefore, it's imperative to sustain and implement an office planning that ensures that the deadlines are accomplished and gain advantage in the automotive sector, which is an extremely competitive market and home of a never ending evolutive process in products and services offered. Since the garage planning it's manually made in the collision center of the company Caetano Baviera, in Vila Nova de Gaia, this paper has as an objective to autotomize a work programmating tool and improve the repairing follow-up. This automatism will monitor the work entries in the workshop and get better results on the repair times, allowing to terminate the job the closest possible to the deadline agreed with the client, diminishing delays. For that, a data collection and a detailed analysis of the planning process of the vehicles claims was carried out at the collision department and posteriorly a decision support was created from an entire programming model developed by Özgüven, C., Özbakır, L., & Yavuz, Y. (2010). This system includes a graphical interface that allows the user to create planning solutions for the workshop to allocate the various tasks of each job to a technician, fulfilling the delivery scheduled time. In this study it was possible to verify that the created template fulfilled the goal of minimizing the time of each vehicle inside the workshop, making possible more vehicles entries weekly.Ramos, António José GalrãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Maria Jorge Ferreira Lucas de2019-06-25T10:16:28Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14089TID:202166694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:56:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:55.247664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão |
title |
Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão |
spellingShingle |
Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão Sousa, Maria Jorge Ferreira Lucas de Gestão Oficinal Automóvel Job Shop Scheduling Problem Automotive Repair Shop |
title_short |
Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão |
title_full |
Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão |
title_fullStr |
Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão |
title_full_unstemmed |
Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão |
title_sort |
Melhoria do Planeamento das Atividades no Setor da Colisão |
author |
Sousa, Maria Jorge Ferreira Lucas de |
author_facet |
Sousa, Maria Jorge Ferreira Lucas de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, António José Galrão Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria Jorge Ferreira Lucas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Oficinal Automóvel Job Shop Scheduling Problem Automotive Repair Shop |
topic |
Gestão Oficinal Automóvel Job Shop Scheduling Problem Automotive Repair Shop |
description |
Hoje em dia, garantir a satisfação do cliente é a preocupação de todas as organizações. Os clientes são cada vez mais exigentes com a qualidade dos serviços e os prazos de entrega, portanto, é necessário sustentar e implementar uma programação na oficina de forma a cumprir estes prazos e ganhar vantagem no mercado automóvel, que é um mercado competitivo e em constante evolução nos produtos e serviços a oferecer. Uma vez que o planeamento oficinal é realizado manualmente no centro de colisão da Caetano Baviera, localizada em Vila Nova de Gaia, o presente trabalho tem como objetivo automatizar a ferramenta de programação de trabalhos e melhorar o acompanhamento das reparações. Este automatismo vai controlar as entradas de trabalho na empresa e melhorar os tempos de reparação, permitindo terminar o serviço o mais próximo possível da data de entrega planeada com o cliente, minimizando os atrasos. Para isso, foram realizados o levantamento e a análise do processo de planeamento de sinistros automóveis no departamento de colisão e posteriormente criado um sistema de apoio à decisão a partir de um modelo de programação inteira desenvolvido por Özgüven, C., Özbakır, L., & Yavuz, Y. (2010). O sistema inclui uma interface gráfica que permite ao utilizador gerar soluções de programação da oficina de forma a alocar as diversas tarefas de cada trabalho a um técnico, cumprindo os prazos de entrega. Neste estudo foi possível verificar que o modelo cumpriu o objetivo de minimizar os tempos das viaturas dentro da oficina, ficando assim a oficina com disponibilidade para a entrada de mais viaturas semanalmente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-06-25T10:16:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/14089 TID:202166694 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/14089 |
identifier_str_mv |
TID:202166694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131431352401920 |