Sistema de apoio à decisão para o escalonamento de viaturas numa oficina de reparação automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20681 |
Resumo: | Existem cerca de 1,4 biliões de viaturas em circulação mundialmente e, um dos fatores indispensáveis para que isso seja possível é a manutenção e reparação das mesmas. Estas garantem que a vida útil da viatura seja maximizada. As principais responsáveis para que esse serviço seja realizado de forma adequada são as oficinas automóveis. De forma às oficinas manterem os seus níveis de eficiência elevados e cumprirem com as datas de entrega estipuladas devem ter um bom sistema de escalonamento. O escalonamento de uma oficina automóvel é uma tarefa bastante complexa devido à quantidade de variáveis e dimensão que esta pode tomar. Sendo que usualmente esta tarefa recai em apenas numa pessoa, geralmente, o chefe de oficina, este necessita do máximo de ferramentas para apoio á decisão na construção do mesmo. Ao longo deste trabalho foi desenvolvido e testado um sistema de apoio à decisão que teve por base o modelo matemático apresentado por Özgüven et al., (2010). Esse sistema tem a capacidade de fornecer uma solução que aloca todas as tarefas a um operador e um posto de trabalho perante as condições inseridas. O sistema consegue ainda criar cronogramas com o planeamento dos operadores e dos postos de trabalho. O sistema foi testado com dados reais tendo sido capaz não só de criar planeamentos e cronogramas para os recursos humanos e físicos em questão, como também foi possível analisar que os recursos humanos são os recursos limitantes da empresa em questão. |
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Sistema de apoio à decisão para o escalonamento de viaturas numa oficina de reparação automóvelEscalonamentoOficina AutomóvelJob Shop Scheduling ProblemSchedulingAuto Repair ShopExistem cerca de 1,4 biliões de viaturas em circulação mundialmente e, um dos fatores indispensáveis para que isso seja possível é a manutenção e reparação das mesmas. Estas garantem que a vida útil da viatura seja maximizada. As principais responsáveis para que esse serviço seja realizado de forma adequada são as oficinas automóveis. De forma às oficinas manterem os seus níveis de eficiência elevados e cumprirem com as datas de entrega estipuladas devem ter um bom sistema de escalonamento. O escalonamento de uma oficina automóvel é uma tarefa bastante complexa devido à quantidade de variáveis e dimensão que esta pode tomar. Sendo que usualmente esta tarefa recai em apenas numa pessoa, geralmente, o chefe de oficina, este necessita do máximo de ferramentas para apoio á decisão na construção do mesmo. Ao longo deste trabalho foi desenvolvido e testado um sistema de apoio à decisão que teve por base o modelo matemático apresentado por Özgüven et al., (2010). Esse sistema tem a capacidade de fornecer uma solução que aloca todas as tarefas a um operador e um posto de trabalho perante as condições inseridas. O sistema consegue ainda criar cronogramas com o planeamento dos operadores e dos postos de trabalho. O sistema foi testado com dados reais tendo sido capaz não só de criar planeamentos e cronogramas para os recursos humanos e físicos em questão, como também foi possível analisar que os recursos humanos são os recursos limitantes da empresa em questão.There are about 1.4 billion vehicles in circulation worldwide and one of the essential factors for this to be possible is their maintenance and repair. These ensure that the life of the vehicle is maximized. The main responsible for this service to be carried out properly are the car repair shops. For auto repair shops to maintain their high efficiency levels and meet the stipulated delivery dates, they must have a good scheduling system. Scheduling a car repair shop is a very complex task due to the number of variables and size it can take. As this task usually falls to only one person, usually the head of the workshop, he needs the maximum number of tools to support the decision in the construction of the schedule. Throughout this work, a decision support system was developed and tested based on the mathematical model presented by Özgüven et al., (2010). This system has the ability to provide a solution that allocates all the tasks to a technician and a workstation according to the conditions entered. The program also manages to create schedules with the planning of technicians and jobs. The system was tested with real data and was able not only to create plans and schedules for the human and physical resources in question, but it was also possible to analyze that human resources are the limiting resources of the company in question.Ramos, António José GalrãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, João Pedro Nunes2022-07-15T15:17:03Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20681TID:203037707porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:44.292844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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