Entre a normalização e a equalização: A performance dos partidos Portugueses no Facebook nas eleições legislativas de 2015 e de 2019
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/24398 |
Resumo: | Nesta tese recuperamos um dos debates fundamentais do estudo da comunicação política digital – a hipótese da normalização/equalização – fazendo uma análise comparativa ao desempenho dos partidos portugueses, com assento parlamentar, na rede social Facebook durante as campanhas eleitorais para as eleições legislativas de 2015 e 2019. Através da recolha e análise estatística de indicadores que medem o envolvimento online dos cidadãos com as publicações dos partidos, concluímos que existem evidências de normalização em ambas as eleições, ou seja, que são visíveis fortes assimetrias entre os diferentes partidos na competição política online. Em ambas as eleições analisadas os partidos maiores e detentores de maiores recursos (PS e PSD) continuam a dominar a competição política online. Todavia, observam-se sinais de que podemos estar perante um ponto de viragem e que uma equalização da competição política em Portugal parece estar em curso. Esta conclusão é suportada pelo facto dos partidos mais recentes (PAN, CH, IL, L), apesar da sua menor dimensão e escassos recursos, se encontrarem entre aqueles que mais beneficiam da utilização do Facebook na interação com os utilizadores. |
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Entre a normalização e a equalização: A performance dos partidos Portugueses no Facebook nas eleições legislativas de 2015 e de 2019Eleições legislativas -- Legislative electionsPartidos políticosMedia sociais -- Social mediaFacebookNormalização -- NormalizationPortugalPolitical partiesNesta tese recuperamos um dos debates fundamentais do estudo da comunicação política digital – a hipótese da normalização/equalização – fazendo uma análise comparativa ao desempenho dos partidos portugueses, com assento parlamentar, na rede social Facebook durante as campanhas eleitorais para as eleições legislativas de 2015 e 2019. Através da recolha e análise estatística de indicadores que medem o envolvimento online dos cidadãos com as publicações dos partidos, concluímos que existem evidências de normalização em ambas as eleições, ou seja, que são visíveis fortes assimetrias entre os diferentes partidos na competição política online. Em ambas as eleições analisadas os partidos maiores e detentores de maiores recursos (PS e PSD) continuam a dominar a competição política online. Todavia, observam-se sinais de que podemos estar perante um ponto de viragem e que uma equalização da competição política em Portugal parece estar em curso. Esta conclusão é suportada pelo facto dos partidos mais recentes (PAN, CH, IL, L), apesar da sua menor dimensão e escassos recursos, se encontrarem entre aqueles que mais beneficiam da utilização do Facebook na interação com os utilizadores.This master thesis recovers one of the fundamental debates in the field of digital political communication – the normalization/equalization hypothesis – by making a comparative analysis on the performance of Portuguese parties, with parliamentary seat, on Facebook during the electoral campaigns for the 2015 and 2019 general elections. Through the collection and statistical analysis of indicators that measure the online engagement of citizens with the parties' posts, we conclude that there is evidence of normalization in both elections, that is, strong asymmetries between the different parties in online political competition are visible. In both analyzed elections the larger parties with greater resources (PS and PSD) continue to dominate the online political competition. However, there are signs that we may be facing a turning point and an equalization of political competition in Portugal could be underway. This conclusion is supported by the fact that the most recent parties (PAN, CH, IL, L), despite their smaller size and scarcer resources, are the ones who most benefit from the use of Facebook to interact with voters.2022-02-01T13:04:57Z2022-01-19T00:00:00Z2022-01-192021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24398TID:202912086porCouraceiro, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:26:04Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:40.579271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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