Agenda dos media e agenda dos partidos políticos – qual a relação? Estudo de caso das eleições legislativas de 2019 em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Amanda Sabrina Mendes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/135571
Resumo: Anexo para consulta na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia
id RCAP_3198a352b80dea92105b4b76a0c89bd0
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/135571
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Agenda dos media e agenda dos partidos políticos – qual a relação? Estudo de caso das eleições legislativas de 2019 em PortugalAgenda-settingAgenda-buildingEleições legislativasPortugalMeios de comunicaçãoPartidosInfluênciaMediaPolitical partiesInfluenceLegislative electionsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências PolíticasAnexo para consulta na Biblioteca Mário Sottomayor CardiaO presente trabalho tem como objetivo principal perceber a relação de influência recíproca que existe entre os meios de comunicação e os partidos políticos em Portugal, na definição das respetivas agendas. Em particular, este trabalho visa perceber até que ponto os meios de comunicação conseguem influenciar os partidos a adotar para a sua agenda um tema que já esteja previamente na agenda noticiosa, e vice-versa. Esta dissertação insere-se na área de estudos de comunicação política, e dos efeitos dos media, e utiliza duas teorias principais: o agenda-setting, que estuda o poder dos media em definirem os temas prioritários de uma determinada agenda (aqui será analisada apenas a agenda política) e o agenda-building, que procura analisar quem constrói ou consegue influenciar a agenda noticiosa, o que implica um papel ativo dos partidos como um interveniente essencial. O estudo da dinâmica da relação media-partidos em Portugal baseia-se na análise das notícias de quatro meios de comunicação (Público, Observador, RTP e SIC), e dos comunicados de imprensa e publicações no Twitter de seis partidos políticos (CDU, BE, PAN, PS, PSD e CDS). Considera-se a pré-campanha e campanha oficial das eleições legislativas de 2019, recolhendo e analisando mais de 1500 comunicações ao longo de um período de 34 dias. Os principais resultados mostram que os meios de comunicação reagiram mais, ou seja, que os partidos tiveram mais influência sobre a outra parte. No entanto, este resultado poderá ser explicado pelas diferenças no número de comunicações recolhidas de cada um dos atores. O PS foi o partido que mais conseguiu influenciar os media, e o PSD foi o que mais reagiu. Já o PAN foi o partido que influenciou menos e que reagiu menos. Por outro lado, os jornais conseguiram influenciar mais os partidos do que as televisões.This work aims to understand the reciprocal influence relationship between the media and political parties in Portugal, in the definition of their respective agendas. In particular, the objective is to understand the extent to which the media can influence parties to adopt a topic that is already on the news agenda for their agenda, and vice versa. This dissertation is part of the area of political communication and media effects studies and uses two main theories: the agenda-setting, which studies the power of the media in defining the priority themes of a given agenda (only analysed here the political agenda) and the agenda-building, which seeks to analyse who builds or manages to influence the news agenda, which implies an active role of the parties as an essential player. The study of the dynamics of the media-parties relationship in Portugal is based on the analysis of news from four media (Público, Observador, RTP and SIC), and from press releases and Twitter publications from six political parties (CDU, BE, PAN, PS, PSD and CDS). It is considered the pre-campaign and official campaign for the 2019 legislative elections, collecting, and analysing more than 1500 communications over a period of 34 days. The main results show that the media reacted more, that is, that the parties had more influence over the other party. However, this result can be explained by the differences in the number of communications collected from each of the actors. PS was the party that most managed to influence the media, and PSD was the one that reacted the most. PAN, on the contrary, was the party that influenced the least and reacted the least. On the other hand, newspapers managed to influence parties more than television.Lisi, MarcoRUNMartins, Amanda Sabrina Mendes2022-03-31T10:21:09Z2021-12-092021-11-032021-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/135571TID:202915409porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:13:58Zoai:run.unl.pt:10362/135571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:27.861476Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Agenda dos media e agenda dos partidos políticos – qual a relação? Estudo de caso das eleições legislativas de 2019 em Portugal
title Agenda dos media e agenda dos partidos políticos – qual a relação? Estudo de caso das eleições legislativas de 2019 em Portugal
spellingShingle Agenda dos media e agenda dos partidos políticos – qual a relação? Estudo de caso das eleições legislativas de 2019 em Portugal
Martins, Amanda Sabrina Mendes
Agenda-setting
Agenda-building
Eleições legislativas
Portugal
Meios de comunicação
Partidos
Influência
Media
Political parties
Influence
Legislative elections
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticas
title_short Agenda dos media e agenda dos partidos políticos – qual a relação? Estudo de caso das eleições legislativas de 2019 em Portugal
title_full Agenda dos media e agenda dos partidos políticos – qual a relação? Estudo de caso das eleições legislativas de 2019 em Portugal
title_fullStr Agenda dos media e agenda dos partidos políticos – qual a relação? Estudo de caso das eleições legislativas de 2019 em Portugal
title_full_unstemmed Agenda dos media e agenda dos partidos políticos – qual a relação? Estudo de caso das eleições legislativas de 2019 em Portugal
title_sort Agenda dos media e agenda dos partidos políticos – qual a relação? Estudo de caso das eleições legislativas de 2019 em Portugal
author Martins, Amanda Sabrina Mendes
author_facet Martins, Amanda Sabrina Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lisi, Marco
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Amanda Sabrina Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Agenda-setting
Agenda-building
Eleições legislativas
Portugal
Meios de comunicação
Partidos
Influência
Media
Political parties
Influence
Legislative elections
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticas
topic Agenda-setting
Agenda-building
Eleições legislativas
Portugal
Meios de comunicação
Partidos
Influência
Media
Political parties
Influence
Legislative elections
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticas
description Anexo para consulta na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
2021-11-03
2021-12-09T00:00:00Z
2022-03-31T10:21:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/135571
TID:202915409
url http://hdl.handle.net/10362/135571
identifier_str_mv TID:202915409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138086143131648