O ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico: metodologias de ensino e aprendizagem. A aprendizagem do jogo na construção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Isabel Carrilho Ferreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11798
Resumo: Com o presente estudo pretendeu-se analisar a implementação do ensino do Inglês como LE nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal e reflectir sobre a adequação das metodologias utilizadas no ensino do Inglês neste nível de ensino, mais especificamente o estudo de uma metodologia - o jogo. A investigação relatada nesta dissertação centrou-se na análise das metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico, especificamente do jogo, na adequação desta metodologia de ensino e aprendizagem à faixa etária em questão, na análise das metodologias mais utilizadas pelos professores a leccionar Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico no ano lectivo 2009/2010 em Évora e das metodologias que estes consideram mais eficazes na aprendizagem dos alunos; ### ABSTRACT: Teaching English in Primary School – teaching techniques. The importance of the game as a technique in building one´s knowledge. Our objective with this study was to investigate how the English language, as a foreign language, was implemented in Portuguese primary schools and to reflect upon whether the techniques used to teach English at this level are the most adequate. We specifically targeted the game as a methodology for teaching English. This investigation was based on the analysis of the techniques used to teach English in the Primary schools, specifically the game, on how adequate the techniques used to teach English in the Primary schools are at this level, on the analysis of the techniques more frequently used by the teachers working in Primary schools in Évora in 2009/2010 and those they consider to be more efficient, and the analysis of the game in the classroom.
id RCAP_1e57f289b55436e96505d3198c6828de
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11798
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico: metodologias de ensino e aprendizagem. A aprendizagem do jogo na construção do conhecimentoLíngua estrangeiraInglês1º CEBMetodologiasJogoForeign languageEnglishPrimary schoolsTechniquesGameCom o presente estudo pretendeu-se analisar a implementação do ensino do Inglês como LE nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal e reflectir sobre a adequação das metodologias utilizadas no ensino do Inglês neste nível de ensino, mais especificamente o estudo de uma metodologia - o jogo. A investigação relatada nesta dissertação centrou-se na análise das metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico, especificamente do jogo, na adequação desta metodologia de ensino e aprendizagem à faixa etária em questão, na análise das metodologias mais utilizadas pelos professores a leccionar Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico no ano lectivo 2009/2010 em Évora e das metodologias que estes consideram mais eficazes na aprendizagem dos alunos; ### ABSTRACT: Teaching English in Primary School – teaching techniques. The importance of the game as a technique in building one´s knowledge. Our objective with this study was to investigate how the English language, as a foreign language, was implemented in Portuguese primary schools and to reflect upon whether the techniques used to teach English at this level are the most adequate. We specifically targeted the game as a methodology for teaching English. This investigation was based on the analysis of the techniques used to teach English in the Primary schools, specifically the game, on how adequate the techniques used to teach English in the Primary schools are at this level, on the analysis of the techniques more frequently used by the teachers working in Primary schools in Évora in 2009/2010 and those they consider to be more efficient, and the analysis of the game in the classroom.Universidade de Évora2014-11-13T16:27:15Z2014-11-132011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11798http://hdl.handle.net/10174/11798porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Silva, Ana Isabel Carrilho Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T04:06:34ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico: metodologias de ensino e aprendizagem. A aprendizagem do jogo na construção do conhecimento
title O ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico: metodologias de ensino e aprendizagem. A aprendizagem do jogo na construção do conhecimento
spellingShingle O ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico: metodologias de ensino e aprendizagem. A aprendizagem do jogo na construção do conhecimento
Silva, Ana Isabel Carrilho Ferreira
Língua estrangeira
Inglês
1º CEB
Metodologias
Jogo
Foreign language
English
Primary schools
Techniques
Game
title_short O ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico: metodologias de ensino e aprendizagem. A aprendizagem do jogo na construção do conhecimento
title_full O ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico: metodologias de ensino e aprendizagem. A aprendizagem do jogo na construção do conhecimento
title_fullStr O ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico: metodologias de ensino e aprendizagem. A aprendizagem do jogo na construção do conhecimento
title_full_unstemmed O ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico: metodologias de ensino e aprendizagem. A aprendizagem do jogo na construção do conhecimento
title_sort O ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico: metodologias de ensino e aprendizagem. A aprendizagem do jogo na construção do conhecimento
author Silva, Ana Isabel Carrilho Ferreira
author_facet Silva, Ana Isabel Carrilho Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Isabel Carrilho Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira
Inglês
1º CEB
Metodologias
Jogo
Foreign language
English
Primary schools
Techniques
Game
topic Língua estrangeira
Inglês
1º CEB
Metodologias
Jogo
Foreign language
English
Primary schools
Techniques
Game
description Com o presente estudo pretendeu-se analisar a implementação do ensino do Inglês como LE nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal e reflectir sobre a adequação das metodologias utilizadas no ensino do Inglês neste nível de ensino, mais especificamente o estudo de uma metodologia - o jogo. A investigação relatada nesta dissertação centrou-se na análise das metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico, especificamente do jogo, na adequação desta metodologia de ensino e aprendizagem à faixa etária em questão, na análise das metodologias mais utilizadas pelos professores a leccionar Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico no ano lectivo 2009/2010 em Évora e das metodologias que estes consideram mais eficazes na aprendizagem dos alunos; ### ABSTRACT: Teaching English in Primary School – teaching techniques. The importance of the game as a technique in building one´s knowledge. Our objective with this study was to investigate how the English language, as a foreign language, was implemented in Portuguese primary schools and to reflect upon whether the techniques used to teach English at this level are the most adequate. We specifically targeted the game as a methodology for teaching English. This investigation was based on the analysis of the techniques used to teach English in the Primary schools, specifically the game, on how adequate the techniques used to teach English in the Primary schools are at this level, on the analysis of the techniques more frequently used by the teachers working in Primary schools in Évora in 2009/2010 and those they consider to be more efficient, and the analysis of the game in the classroom.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-11-13T16:27:15Z
2014-11-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11798
http://hdl.handle.net/10174/11798
url http://hdl.handle.net/10174/11798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304597586509824