O vídeo como fator motivacional no Ensino e Aprendizagem do Inglês no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Maria Teresa de Oliveira Melo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11938
Resumo: O vídeo tornou-se numa ferramenta viral da internet e das redes sociais, através das quais todo o ser humano pode comunicar e interagir com diferentes culturas. Não é necessário ler literaturas de autores sobre este assunto, para verificar que o vídeo veio transformar a nossa forma de pensar e de obter novos conhecimentos. Esta nova perspetiva, veio exigir uma inovação: na educação e conduta dos professores; na forma de ensinar Inglês; no sentido de captar a atenção e motivar os alunos para a aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo avaliar o papel do vídeo como ferramenta motivacional no ensino e aprendizagem do inglês. “Let’s Role-Play” e “Me and My Family” foram duas atividades implementadas neste estudo de caso durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Estas duas atividades demonstraram a eficácia do vídeo em promover a motivação dos alunos na aprendizagem do Inglês e tentámos também demonstrar que o vídeo é um instrumento precioso na recolha de dados e na observação participante. O resultado final demonstrou as inúmeras vantagens da utilização do vídeo como recurso pedagógico motivador. Ficou ainda evidente, que o professor desempenha um papel fundamental na transmissão da motivação através de aulas motivadoras que vão ao encontro das exigências dos alunos, nativosdigitais.
id RCAP_82716254b23bbe3aba778e260da1860e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11938
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O vídeo como fator motivacional no Ensino e Aprendizagem do Inglês no 1º CEBMotivaçãoVídeoNativos DigitaisInglês Curricular no 1º CEBMotivationVideoDigital NativesEnglish Curricular in 1st CEBDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO vídeo tornou-se numa ferramenta viral da internet e das redes sociais, através das quais todo o ser humano pode comunicar e interagir com diferentes culturas. Não é necessário ler literaturas de autores sobre este assunto, para verificar que o vídeo veio transformar a nossa forma de pensar e de obter novos conhecimentos. Esta nova perspetiva, veio exigir uma inovação: na educação e conduta dos professores; na forma de ensinar Inglês; no sentido de captar a atenção e motivar os alunos para a aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo avaliar o papel do vídeo como ferramenta motivacional no ensino e aprendizagem do inglês. “Let’s Role-Play” e “Me and My Family” foram duas atividades implementadas neste estudo de caso durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Estas duas atividades demonstraram a eficácia do vídeo em promover a motivação dos alunos na aprendizagem do Inglês e tentámos também demonstrar que o vídeo é um instrumento precioso na recolha de dados e na observação participante. O resultado final demonstrou as inúmeras vantagens da utilização do vídeo como recurso pedagógico motivador. Ficou ainda evidente, que o professor desempenha um papel fundamental na transmissão da motivação através de aulas motivadoras que vão ao encontro das exigências dos alunos, nativosdigitais.Video has become a viral tool of the internet and of social networks, through which every human being can communicate and interact with different cultures. It is not necessary to read author´s literature about this subject to acknowledge that it has transformed our way of thinking and of obtaining new information. This new perspective made it necessary to innovate in education and in the way of teaching, to attract attention and to motivate students to want to learn. The aim of this study is to evaluate the role of video used as motivational tool for learning and teaching English. The two activities implemented in this case study during the Supervised Teaching Practice, “Let’s Role-Play” and “Me and My Family”, demonstrated the effectiveness of the video in fostering motivation in students’ learning of English. On the other hand, we demonstrated that the video was a valuable tool for the data collection through participant observation. The final analysis demonstrated the numerous advantages of the video used as motivational tool. It was also evident that teacher play a leading role in the transmission of motivation by promoting motivational classes to meet the students´ needs, who are digital natives.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoTeles, Rui OlivaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVaz, Maria Teresa de Oliveira Melo2018-09-12T14:12:33Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfvideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimevideo/quicktimehttp://hdl.handle.net/10400.22/11938TID:201978369porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:15.601101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O vídeo como fator motivacional no Ensino e Aprendizagem do Inglês no 1º CEB
title O vídeo como fator motivacional no Ensino e Aprendizagem do Inglês no 1º CEB
spellingShingle O vídeo como fator motivacional no Ensino e Aprendizagem do Inglês no 1º CEB
Vaz, Maria Teresa de Oliveira Melo
Motivação
Vídeo
Nativos Digitais
Inglês Curricular no 1º CEB
Motivation
Video
Digital Natives
English Curricular in 1st CEB
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short O vídeo como fator motivacional no Ensino e Aprendizagem do Inglês no 1º CEB
title_full O vídeo como fator motivacional no Ensino e Aprendizagem do Inglês no 1º CEB
title_fullStr O vídeo como fator motivacional no Ensino e Aprendizagem do Inglês no 1º CEB
title_full_unstemmed O vídeo como fator motivacional no Ensino e Aprendizagem do Inglês no 1º CEB
title_sort O vídeo como fator motivacional no Ensino e Aprendizagem do Inglês no 1º CEB
author Vaz, Maria Teresa de Oliveira Melo
author_facet Vaz, Maria Teresa de Oliveira Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teles, Rui Oliva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Maria Teresa de Oliveira Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Vídeo
Nativos Digitais
Inglês Curricular no 1º CEB
Motivation
Video
Digital Natives
English Curricular in 1st CEB
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Motivação
Vídeo
Nativos Digitais
Inglês Curricular no 1º CEB
Motivation
Video
Digital Natives
English Curricular in 1st CEB
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O vídeo tornou-se numa ferramenta viral da internet e das redes sociais, através das quais todo o ser humano pode comunicar e interagir com diferentes culturas. Não é necessário ler literaturas de autores sobre este assunto, para verificar que o vídeo veio transformar a nossa forma de pensar e de obter novos conhecimentos. Esta nova perspetiva, veio exigir uma inovação: na educação e conduta dos professores; na forma de ensinar Inglês; no sentido de captar a atenção e motivar os alunos para a aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo avaliar o papel do vídeo como ferramenta motivacional no ensino e aprendizagem do inglês. “Let’s Role-Play” e “Me and My Family” foram duas atividades implementadas neste estudo de caso durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Estas duas atividades demonstraram a eficácia do vídeo em promover a motivação dos alunos na aprendizagem do Inglês e tentámos também demonstrar que o vídeo é um instrumento precioso na recolha de dados e na observação participante. O resultado final demonstrou as inúmeras vantagens da utilização do vídeo como recurso pedagógico motivador. Ficou ainda evidente, que o professor desempenha um papel fundamental na transmissão da motivação através de aulas motivadoras que vão ao encontro das exigências dos alunos, nativosdigitais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12T14:12:33Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11938
TID:201978369
url http://hdl.handle.net/10400.22/11938
identifier_str_mv TID:201978369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
video/quicktime
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131416314773504