A literatura infantil como recurso para a prevenção e combate ao discurso de ódio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Catarina Filipa Jesus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42619
Resumo: O presente relatório de investigação tem como finalidade apresentar o projeto implementado e desenvolvido no período de estágio, no âmbito da unidade curricular de Estágio IV, presente nos planos de estudo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é feita uma descrição e reflexão sobre a prática pedagógica num contexto de uma turma de 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo esta intervenção assente na interação entre a Prevenção e Combate ao Discurso de ódio com a literatura infantil, envolvendo dinâmicas que preveem a reflexão, por parte dos participantes, sobre a temática. Relativamente à metodologia, esta é considerada a mais apropriada à natureza do projeto e da intervenção, sendo, então, uma investigação sobre a prática pedagógica e posiciona se, naturalmente, numa perspetiva de investigação qualitativa. Deste modo, o método de recolha de informação recai sobre toda a ação no contexto e, fundamentalmente, na pesquisa documental e os inquéritos por entrevista aos alunos, à Professora titular e à Professora da Oficina dos Direitos Humanos. Com todo o processo investigativo, pode-se concluir que a Literatura infantojuvenil, para além de ser um elemento que, naturalmente, motiva e suscita interesse nas crianças, é também recurso que, facilmente, se alia a uma área de conhecimento, nomeadamente, a da Cidadania e Desenvolvimento, mais especificamente dos Direitos Humanos, levando os alunos a refletirem e a pensarem criticamente sobre o conteúdo do livro.
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