Dar mais vida à idade: a promoção de um envelhecimento activo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/25804 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
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Dar mais vida à idade: a promoção de um envelhecimento activo364.446-053.9Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)Actualmente, os países europeus (e Portugal não é excepção) encaram um novo contexto: o envelhecimento da população. A Europa apresenta índices demográficos que demonstram uma inversão da pirâmide populacional, estando a diminuir o número de crianças e jovens, crescendo, por sua vez, a percentagem de população mais idosa que vê a sua esperança média de vida a aumentar. Chegada a altura da reforma, os idosos encaram a velhice como sendo a fase última das suas vidas, na qual já não vale muito a pena investir. Tais ideias podem tornar as suas vidas mais complexas e difíceis, pois sabemos que, nesta altura, surgem sentimentos de depressão, solidão e isolamento. Estes sentimentos associados às várias mazelas que constituem o processo natural do envelhecimento podem afectar o bem-estar e a qualidade de vida dos gerontes. Neste sentido, o envelhecimento activo surge como uma proposta para colmatar os momentos mais passivos da vida dos idosos, para que estes se sintam bem, tanto do ponto de vista físico, como mental e social. O projecto que dá vida a este relatório surge no âmbito de um estágio curricular referente ao Mestrado em Educação – Área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, no Centro de Solidariedade Social de S. Veríssimo (situado no concelho de Barcelos), nas valências de Lar e de Centro de Dia. Através de metodologias qualitativas e quantitativas, tais como a entrevista, o inquérito por questionário, a observação directa e participante e as conversas informais, auscultaram-se as necessidades e interesses dos quarenta e dois utentes que foram o público-alvo deste projecto, permitindo concluir que o processo de intervenção incidiria sobre a promoção de actividades baseadas na animação, alfabetização de adultos e educação cívica. Para uma melhor consolidação dos fundamentos deste projecto também se recorreu a várias abordagens teóricas e investigações que ajudaram a compreender, mais amplamente, a problemática da terceira idade e do envelhecimento activo.Nowadays, European countries (including Portugal) are facing a new context: the population’s aging. Europe has demographic indices that show an inversion of the population pyramid, with decreasing numbers of children and young adults, and increasing percentage of the older population who sees its average life expectancy rising. As the retirement date approaches, the elderly face their oldness as the final stage of their lives, in which it is not worth investing. Those ideas may turn their lives more complex and difficult, since we know that at this point feelings as depression, loneliness and isolation may arise. These feelings in association with various ills which are part of the natural process of aging may affect the well-being and quality of life of the elderly. In this sense, active aging appears as a proposal to bridge the passive moments of life of the elderly, so that they feel good physically, mentally and socially. The project that originated this report is part of a training curriculum for the Master in Education – specialization in Adults’ Education and Community Intervention – in “Centro de Solidariedade Social de S. Veríssimo” (in Barcelos), in the nursing home and day care areas. Using qualitative and quantitative methodologies as interviews, questionnaire survey, direct and active observation and informal conversations, the needs and interests of the forty-two users who were the target-public of this project, were heard. These allowed concluding that the intervention’s process would focus on the promotion of activities based on animation, adults’ literacy and civic education. Theoretical approaches and investigations, that helped to widely understand the complexity of seniors and active aging, were also used to a better consolidation of the basics of the project.Casulo, José Carlos de OliveiraUniversidade do MinhoMota, Cláudia Sofia Mendes da Silva20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/25804porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:25:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:42.927366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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