Prática de ensino supervisionada: geometria descritiva A, 11º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ana Sofia Neto Pinto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1537
Resumo: O presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada na disciplina de Geometria Descritiva A, realizada no ano letivo 2011/12, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade da Beira Interior. A primeira parte consiste numa breve contextualização histórica do ensino da Geometria Descritiva procurando descrever o seu percurso nos currículos escolares desde o final do século XVIII em França, mas também, em Inglaterra e Itália. Enquadra-se ainda a Geometria Descritiva no ensino português do século XIX, e no ensino liceal no período entre 1947 e 1981, tendo em conta as conjunturas sociais e educativas que marcaram estes períodos. Finalmente, faz-se a caracterização da disciplina nos nossos dias. A segunda parte refere o enquadramento geral da Escola Secundária/3 de Amato Lusitano, estabelecimento de ensino onde se realizou a Prática Pedagógica Supervisionada, começando por caracterizar o meio em que insere. Posteriormente faz-se uma pequena abordagem ao Curso Científico-humanístico de Artes Visuais. A terceira e última parte concerne o relatório das atividades desenvolvidas durante o estágio pedagógico realizado numa turma de 11.º ano, na disciplina de Geometria Descritiva A do Curso Científico-humanístico de Artes Visuais, sob orientação do professor José Manuel Neves dos Santos. Procede-se à descrição e análise reflexiva das aulas assistidas e das atividades extracurriculares desenvolvidas ao longo do ano letivo.
id RCAP_1e75720efc6ff63ff21d2a9f65a51c44
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1537
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada: geometria descritiva A, 11º anoA geometria descritiva no ensino: abordagem históricaArtes visuais - Geometria descritivaArtes visuais - Estágio pedagógicoArtes visuais - Prática de pedagógica supervisionadaGeometria descritiva - EnsinoGeometria descritiva - Prática de pedagógica supervisionadaO presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada na disciplina de Geometria Descritiva A, realizada no ano letivo 2011/12, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade da Beira Interior. A primeira parte consiste numa breve contextualização histórica do ensino da Geometria Descritiva procurando descrever o seu percurso nos currículos escolares desde o final do século XVIII em França, mas também, em Inglaterra e Itália. Enquadra-se ainda a Geometria Descritiva no ensino português do século XIX, e no ensino liceal no período entre 1947 e 1981, tendo em conta as conjunturas sociais e educativas que marcaram estes períodos. Finalmente, faz-se a caracterização da disciplina nos nossos dias. A segunda parte refere o enquadramento geral da Escola Secundária/3 de Amato Lusitano, estabelecimento de ensino onde se realizou a Prática Pedagógica Supervisionada, começando por caracterizar o meio em que insere. Posteriormente faz-se uma pequena abordagem ao Curso Científico-humanístico de Artes Visuais. A terceira e última parte concerne o relatório das atividades desenvolvidas durante o estágio pedagógico realizado numa turma de 11.º ano, na disciplina de Geometria Descritiva A do Curso Científico-humanístico de Artes Visuais, sob orientação do professor José Manuel Neves dos Santos. Procede-se à descrição e análise reflexiva das aulas assistidas e das atividades extracurriculares desenvolvidas ao longo do ano letivo.This report results from Supervised Teaching Practice in the subject of Descriptive Geometry A, held in the school year of 2011/12 for the Master in Teaching Visual Arts at the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, in Universidade da Beira Interior. The first part consists of a brief historical background of the teaching of Descriptive Geometry trying to describe its development in the school curriculum since the late eighteenth century in France, but also in England and Italy. It also concerns the Portuguese teaching of Descriptive Geometry in the nineteenth century, and in the secondary education between 1947 and 1981, taking into account the social and educational changes and policies that marked these periods. Finally, it characterizes the subject as it is taught nowadays The second part concerns the general framework of the High School / 3 Amato Lusitano, where the Supervised Teaching Practice took place, beginning to describe the environment in which it is located. Subsequently there is a short approach to the Scientific-humanistic Course of Visual Arts. The third and last part concerns the report of the activities conducted during the teaching practice in a 11th Grade class in the subject of Descriptive Geometry A of Scientifichumanistic Course of Visual Arts, under the supervision of professor José Manuel dos Santos Neves. In the end, there is a reflective description and analysis of the classes and extracurricular activities developed throughout the school year.Universidade da Beira InteriorCaiado, Fátima Maria Gomes de OliveiraSantos, José Manuel Neves dosuBibliorumCardoso, Ana Sofia Neto Pinto2014-01-23T17:22:25Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/1537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:08Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:21.002601Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada: geometria descritiva A, 11º ano
A geometria descritiva no ensino: abordagem histórica
title Prática de ensino supervisionada: geometria descritiva A, 11º ano
spellingShingle Prática de ensino supervisionada: geometria descritiva A, 11º ano
Cardoso, Ana Sofia Neto Pinto
Artes visuais - Geometria descritiva
Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Prática de pedagógica supervisionada
Geometria descritiva - Ensino
Geometria descritiva - Prática de pedagógica supervisionada
title_short Prática de ensino supervisionada: geometria descritiva A, 11º ano
title_full Prática de ensino supervisionada: geometria descritiva A, 11º ano
title_fullStr Prática de ensino supervisionada: geometria descritiva A, 11º ano
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada: geometria descritiva A, 11º ano
title_sort Prática de ensino supervisionada: geometria descritiva A, 11º ano
author Cardoso, Ana Sofia Neto Pinto
author_facet Cardoso, Ana Sofia Neto Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira
Santos, José Manuel Neves dos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Ana Sofia Neto Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais - Geometria descritiva
Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Prática de pedagógica supervisionada
Geometria descritiva - Ensino
Geometria descritiva - Prática de pedagógica supervisionada
topic Artes visuais - Geometria descritiva
Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Prática de pedagógica supervisionada
Geometria descritiva - Ensino
Geometria descritiva - Prática de pedagógica supervisionada
description O presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada na disciplina de Geometria Descritiva A, realizada no ano letivo 2011/12, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade da Beira Interior. A primeira parte consiste numa breve contextualização histórica do ensino da Geometria Descritiva procurando descrever o seu percurso nos currículos escolares desde o final do século XVIII em França, mas também, em Inglaterra e Itália. Enquadra-se ainda a Geometria Descritiva no ensino português do século XIX, e no ensino liceal no período entre 1947 e 1981, tendo em conta as conjunturas sociais e educativas que marcaram estes períodos. Finalmente, faz-se a caracterização da disciplina nos nossos dias. A segunda parte refere o enquadramento geral da Escola Secundária/3 de Amato Lusitano, estabelecimento de ensino onde se realizou a Prática Pedagógica Supervisionada, começando por caracterizar o meio em que insere. Posteriormente faz-se uma pequena abordagem ao Curso Científico-humanístico de Artes Visuais. A terceira e última parte concerne o relatório das atividades desenvolvidas durante o estágio pedagógico realizado numa turma de 11.º ano, na disciplina de Geometria Descritiva A do Curso Científico-humanístico de Artes Visuais, sob orientação do professor José Manuel Neves dos Santos. Procede-se à descrição e análise reflexiva das aulas assistidas e das atividades extracurriculares desenvolvidas ao longo do ano letivo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06
2012-06-01T00:00:00Z
2014-01-23T17:22:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1537
url http://hdl.handle.net/10400.6/1537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136333042548736