Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º ano

Bibliographic Details
Main Author: Martins, António Pedro Bastos Nunes
Publication Date: 2011
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.6/1438
Summary: Relatório de Estágio. Testemunha a “vivência” da Prática de Ensino Supervisionada (PES), imprescindível para o futuro docente, no sentido de permitir a observação de profissionais de ensino mais experientes, interagir com adolescentes num percurso já vocacional, e entender a dinâmica escolar e escolástica. Enquadrado no currículo do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, a PES funciona como instrumento potenciador de conhecimentos e atitudes, através da experiência profissional real. A Universidade da Beira Interior (UBI), instituição responsável pela escolha da escola para a PES, encaminhou o autor deste relatório para a Escola Secundária/3 de Amato Lusitano de Castelo Branco, a cerca de 63km de distância da referida Universidade. A esta escola foi atribuído um núcleo de estágio constituído por quatro alunos do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, sendo-lhes atribuídas duas turmas do 11º ano, na disciplina de Geometria Descritiva A. Pretende-se relatar todo o percurso da PES, descrevendo os objectivos propostos, os métodos utilizados pelo estagiário para os cumprir, as metas alcançadas e as dificuldades identificadas no decurso do estágio. Assim, a estrutura deste relatório é composto por uma introdução ao ambiente de estágio e suas características, seguido por três capítulos fundamentais, nomeadamente: o primeiro capítulo referente à metodologia utilizada para a concretização dos objectivos propostos; um segundo capítulo sobre o enquadramento Teórico- Conceptual da prática de ensino/aprendizagem; a caracterização do local onde se desenvolveu a PES (terceiro capitulo); e um último, onde se relatam as actividades desenvolvidas, resultados obtidos e algumas reflexões finais.
id RCAP_6bc60e6f1af25c4121a214d02c7773e4
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1438
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º anoArtes visuais - EnsinoArtes visuais - Prática de ensino supervisionadaArtes visuais - Geometria descritivaArtes visuais - Geometria descritiva - Aspectos didácticosEducação visualRelatório de Estágio. Testemunha a “vivência” da Prática de Ensino Supervisionada (PES), imprescindível para o futuro docente, no sentido de permitir a observação de profissionais de ensino mais experientes, interagir com adolescentes num percurso já vocacional, e entender a dinâmica escolar e escolástica. Enquadrado no currículo do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, a PES funciona como instrumento potenciador de conhecimentos e atitudes, através da experiência profissional real. A Universidade da Beira Interior (UBI), instituição responsável pela escolha da escola para a PES, encaminhou o autor deste relatório para a Escola Secundária/3 de Amato Lusitano de Castelo Branco, a cerca de 63km de distância da referida Universidade. A esta escola foi atribuído um núcleo de estágio constituído por quatro alunos do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, sendo-lhes atribuídas duas turmas do 11º ano, na disciplina de Geometria Descritiva A. Pretende-se relatar todo o percurso da PES, descrevendo os objectivos propostos, os métodos utilizados pelo estagiário para os cumprir, as metas alcançadas e as dificuldades identificadas no decurso do estágio. Assim, a estrutura deste relatório é composto por uma introdução ao ambiente de estágio e suas características, seguido por três capítulos fundamentais, nomeadamente: o primeiro capítulo referente à metodologia utilizada para a concretização dos objectivos propostos; um segundo capítulo sobre o enquadramento Teórico- Conceptual da prática de ensino/aprendizagem; a caracterização do local onde se desenvolveu a PES (terceiro capitulo); e um último, onde se relatam as actividades desenvolvidas, resultados obtidos e algumas reflexões finais.Report of Training. Witness the "experience" of Supervised Teaching Practice (STP), essential for the future teacher, to allow the observation of more experienced education professionals, interact with teens in a vocational route already, and understand the dynamics of school and scholastic. As part of the curriculum of the Master of Arts in Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, STP acts as potential instrument of knowledge and attitudes, through real professional experience. The University of Beira Interior (UBI), institution responsible for choosing the school for the STP, the author of this report was sent to the Secondary School / 3 of Amato Lusitano of Castelo Branco, about 63km away from the UBI. To this school was assigned a core stage composed of four students of the Master of Arts in Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and assigned two classes of the 11 year, in the discipline of Descriptive Geometry A. It is intended to report all the path of the STP describing the objectives, the methods used by the trainee to meet the goals achieved and the difficulties encountered during the internship. So the structure of this report consists of an introduction to the stage environment and its characteristics, followed by three main chapters, namely: the first chapter referring to the methodology used to achieve the proposed objectives, a second chapter on the theoretical and conceptual framework the practice of teaching / learning; characterization of where they developed STP (third chapter), and the last one, which report the activities, results and some final thoughts.Universidade da Beira InteriorCaiado, Fátima Maria Gomes de OliveiraBacelar, António Jorge Martins Aguiar da SilvaNunes, Aníbal CravouBibliorumMartins, António Pedro Bastos Nunes2013-10-24T10:53:28Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1438porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:59Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:15.266691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º ano
title Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º ano
spellingShingle Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º ano
Martins, António Pedro Bastos Nunes
Artes visuais - Ensino
Artes visuais - Prática de ensino supervisionada
Artes visuais - Geometria descritiva
Artes visuais - Geometria descritiva - Aspectos didácticos
Educação visual
title_short Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º ano
title_full Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º ano
title_fullStr Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º ano
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º ano
title_sort Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º ano
author Martins, António Pedro Bastos Nunes
author_facet Martins, António Pedro Bastos Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira
Bacelar, António Jorge Martins Aguiar da Silva
Nunes, Aníbal Cravo
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, António Pedro Bastos Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais - Ensino
Artes visuais - Prática de ensino supervisionada
Artes visuais - Geometria descritiva
Artes visuais - Geometria descritiva - Aspectos didácticos
Educação visual
topic Artes visuais - Ensino
Artes visuais - Prática de ensino supervisionada
Artes visuais - Geometria descritiva
Artes visuais - Geometria descritiva - Aspectos didácticos
Educação visual
description Relatório de Estágio. Testemunha a “vivência” da Prática de Ensino Supervisionada (PES), imprescindível para o futuro docente, no sentido de permitir a observação de profissionais de ensino mais experientes, interagir com adolescentes num percurso já vocacional, e entender a dinâmica escolar e escolástica. Enquadrado no currículo do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, a PES funciona como instrumento potenciador de conhecimentos e atitudes, através da experiência profissional real. A Universidade da Beira Interior (UBI), instituição responsável pela escolha da escola para a PES, encaminhou o autor deste relatório para a Escola Secundária/3 de Amato Lusitano de Castelo Branco, a cerca de 63km de distância da referida Universidade. A esta escola foi atribuído um núcleo de estágio constituído por quatro alunos do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, sendo-lhes atribuídas duas turmas do 11º ano, na disciplina de Geometria Descritiva A. Pretende-se relatar todo o percurso da PES, descrevendo os objectivos propostos, os métodos utilizados pelo estagiário para os cumprir, as metas alcançadas e as dificuldades identificadas no decurso do estágio. Assim, a estrutura deste relatório é composto por uma introdução ao ambiente de estágio e suas características, seguido por três capítulos fundamentais, nomeadamente: o primeiro capítulo referente à metodologia utilizada para a concretização dos objectivos propostos; um segundo capítulo sobre o enquadramento Teórico- Conceptual da prática de ensino/aprendizagem; a caracterização do local onde se desenvolveu a PES (terceiro capitulo); e um último, onde se relatam as actividades desenvolvidas, resultados obtidos e algumas reflexões finais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06
2011-06-01T00:00:00Z
2013-10-24T10:53:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1438
url http://hdl.handle.net/10400.6/1438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136332460589056