Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Luís
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Flores, Pablo, Viseu, Floriano, Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos, Ribeiro, António Augusto Gaspar, martins, ana patrícia
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6266
Resumo: A boa disposição e o bem-estar facilitam o trabalho e a aprendizagem. O humor tem essa particularidade, de bem-dispor e fazer rir as pessoas, aliviando situações de stress e facilitando a comunicação. De entre as diversas formas de humor, o humor gráfico, baseado em tiras e cartoons, tem larga difusão em revistas, nos jornais e na internet. No projeto HUMAT: Humor no ensino da Matemática criámos um conjunto de tarefas matemáticas baseadas em diversas situações de humor gráfico que estão disponíveis na internet e em revistas, de diversos autores, e que incidem sobre vários conteúdos matemáticos, que são trabalhados em diversos anos de escolaridade. Este é, portanto, um livro destinado a alunos, tendo como objetivo apoiar a aprendizagem da Matemática, tanto em contextos de sala de aula como extra sala de aula, de uma forma bem-disposta. Em todas as tarefas deste livro, apresentamos uma tira ou um cartoon e colocamos, a propósito dela, um conjunto de questões que estimulam o pensamento matemático dos alunos, ao mesmo tempo que, esperamos, despertem momentos de boa disposição. Em todas as tarefas, a questão inicial procura levar os alunos a descrever a situação e a apreciar o humor nela presente. Para apoiar a resposta a esta questão, propomos o seguinte roteiro, focado em quatro pontos: Ambiente (em que contexto/cenário ocorrem os eventos? quais são os elementos do desenho que nos fazem identificar esse cenário?); Sujeitos (quem são os personagens? o que se sabe sobre eles? o que representam?); Ação (o que acontece?); Choque de expectativas/final inesperado (o que causa humor? qual é a circunstância que torna a situação engraçada?). Para além das tarefas se dirigirem a diferentes anos de escolaridade e de versarem conteúdos matemáticos diversos, têm também uma duração estimada diferenciada. Algumas são curtas, outras são mais longas. Em todos os casos, esperamos que delas resulte um texto escrito. Podendo ser realizadas individualmente ou em grupo, podem depois ser partilhadas e discutidas as suas resoluções. O projeto HUMAT tem um site onde se podem partilhar as resoluções produzidas em sala de aula ou fora dela.
id RCAP_1e8035860be18773c297859b84b9064a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6266
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprenderHumorMatemáticaAlunosA boa disposição e o bem-estar facilitam o trabalho e a aprendizagem. O humor tem essa particularidade, de bem-dispor e fazer rir as pessoas, aliviando situações de stress e facilitando a comunicação. De entre as diversas formas de humor, o humor gráfico, baseado em tiras e cartoons, tem larga difusão em revistas, nos jornais e na internet. No projeto HUMAT: Humor no ensino da Matemática criámos um conjunto de tarefas matemáticas baseadas em diversas situações de humor gráfico que estão disponíveis na internet e em revistas, de diversos autores, e que incidem sobre vários conteúdos matemáticos, que são trabalhados em diversos anos de escolaridade. Este é, portanto, um livro destinado a alunos, tendo como objetivo apoiar a aprendizagem da Matemática, tanto em contextos de sala de aula como extra sala de aula, de uma forma bem-disposta. Em todas as tarefas deste livro, apresentamos uma tira ou um cartoon e colocamos, a propósito dela, um conjunto de questões que estimulam o pensamento matemático dos alunos, ao mesmo tempo que, esperamos, despertem momentos de boa disposição. Em todas as tarefas, a questão inicial procura levar os alunos a descrever a situação e a apreciar o humor nela presente. Para apoiar a resposta a esta questão, propomos o seguinte roteiro, focado em quatro pontos: Ambiente (em que contexto/cenário ocorrem os eventos? quais são os elementos do desenho que nos fazem identificar esse cenário?); Sujeitos (quem são os personagens? o que se sabe sobre eles? o que representam?); Ação (o que acontece?); Choque de expectativas/final inesperado (o que causa humor? qual é a circunstância que torna a situação engraçada?). Para além das tarefas se dirigirem a diferentes anos de escolaridade e de versarem conteúdos matemáticos diversos, têm também uma duração estimada diferenciada. Algumas são curtas, outras são mais longas. Em todos os casos, esperamos que delas resulte um texto escrito. Podendo ser realizadas individualmente ou em grupo, podem depois ser partilhadas e discutidas as suas resoluções. O projeto HUMAT tem um site onde se podem partilhar as resoluções produzidas em sala de aula ou fora dela.FCT / IP ViseuInstituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMenezes, LuísFlores, PabloViseu, FlorianoGomes, Helena Margarida dos Santos VasconcelosRibeiro, António Augusto Gasparmartins, ana patrícia2020-04-23T14:15:15Z2020-042020-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6266porMenezes, L., Flores, P., Viseu, F., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A. P., & Guitart, M. (2020). Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender. Viseu: Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação.978-989-54743-1-8https://doi.org/10.34633/978-989-54743-1-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:31Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:12.793399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender
title Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender
spellingShingle Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender
Menezes, Luís
Humor
Matemática
Alunos
title_short Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender
title_full Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender
title_fullStr Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender
title_full_unstemmed Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender
title_sort Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender
author Menezes, Luís
author_facet Menezes, Luís
Flores, Pablo
Viseu, Floriano
Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos
Ribeiro, António Augusto Gaspar
martins, ana patrícia
author_role author
author2 Flores, Pablo
Viseu, Floriano
Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos
Ribeiro, António Augusto Gaspar
martins, ana patrícia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Luís
Flores, Pablo
Viseu, Floriano
Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos
Ribeiro, António Augusto Gaspar
martins, ana patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Humor
Matemática
Alunos
topic Humor
Matemática
Alunos
description A boa disposição e o bem-estar facilitam o trabalho e a aprendizagem. O humor tem essa particularidade, de bem-dispor e fazer rir as pessoas, aliviando situações de stress e facilitando a comunicação. De entre as diversas formas de humor, o humor gráfico, baseado em tiras e cartoons, tem larga difusão em revistas, nos jornais e na internet. No projeto HUMAT: Humor no ensino da Matemática criámos um conjunto de tarefas matemáticas baseadas em diversas situações de humor gráfico que estão disponíveis na internet e em revistas, de diversos autores, e que incidem sobre vários conteúdos matemáticos, que são trabalhados em diversos anos de escolaridade. Este é, portanto, um livro destinado a alunos, tendo como objetivo apoiar a aprendizagem da Matemática, tanto em contextos de sala de aula como extra sala de aula, de uma forma bem-disposta. Em todas as tarefas deste livro, apresentamos uma tira ou um cartoon e colocamos, a propósito dela, um conjunto de questões que estimulam o pensamento matemático dos alunos, ao mesmo tempo que, esperamos, despertem momentos de boa disposição. Em todas as tarefas, a questão inicial procura levar os alunos a descrever a situação e a apreciar o humor nela presente. Para apoiar a resposta a esta questão, propomos o seguinte roteiro, focado em quatro pontos: Ambiente (em que contexto/cenário ocorrem os eventos? quais são os elementos do desenho que nos fazem identificar esse cenário?); Sujeitos (quem são os personagens? o que se sabe sobre eles? o que representam?); Ação (o que acontece?); Choque de expectativas/final inesperado (o que causa humor? qual é a circunstância que torna a situação engraçada?). Para além das tarefas se dirigirem a diferentes anos de escolaridade e de versarem conteúdos matemáticos diversos, têm também uma duração estimada diferenciada. Algumas são curtas, outras são mais longas. Em todos os casos, esperamos que delas resulte um texto escrito. Podendo ser realizadas individualmente ou em grupo, podem depois ser partilhadas e discutidas as suas resoluções. O projeto HUMAT tem um site onde se podem partilhar as resoluções produzidas em sala de aula ou fora dela.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-23T14:15:15Z
2020-04
2020-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6266
url http://hdl.handle.net/10400.19/6266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Menezes, L., Flores, P., Viseu, F., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A. P., & Guitart, M. (2020). Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender. Viseu: Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação.
978-989-54743-1-8
https://doi.org/10.34633/978-989-54743-1-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação.
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130912649117696