PISA and equity change : a scoping review
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13541 |
Resumo: | A promoção da equidade tem sido e continua a ser um desafio fundamental para os sistemas educativos em todo o mundo. Embora o PISA tenha o objetivo declarado de partilha de informação e aconselhamento das políticas nacionais para alcançar uma maior equidade socioeconómica, o seu real papel e os resultados do programa continuam sujeitos a muito debate. Este trabalho apresenta uma scoping review da literatura disponível centrada na relação entre a implementação do PISA e a mudança da equidade (socioeconómica educativa). Esta revisão tem duas vertentes, incluindo (i) investigação quantitativa que tem visado medir as mudanças nos indicadores de equidade utilizando conjuntos de dados PISA, bem como (ii) investigação qualitativa que tem vindo a discutir o impacto do PISA na equidade educativa. As principais bases de dados foram sistematicamente pesquisadas, produzindo um total de 1180 resultados. Após avaliação independente por diferentes juízes, um total de 51 artigos cumpriram os critérios de inclusão, dos quais 27 qualitativos e 34 quantitativos. A análise da literatura qualitativa e quantitativa é apresentada separadamente, tanto em forma tabular como narrativa, permitindo a avaliação da quantidade, natureza e âmbito da literatura disponível, bem como a identificação de lacunas nessa literatura. |
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PISA and equity change : a scoping reviewEDUCAÇÃOPISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS)EQUIDADEREVISÃO BIBLIOGRÁFICAEDUCATIONPISA (PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT)EQUITYBIBLIOGRAPHIC REVIEWPISAA promoção da equidade tem sido e continua a ser um desafio fundamental para os sistemas educativos em todo o mundo. Embora o PISA tenha o objetivo declarado de partilha de informação e aconselhamento das políticas nacionais para alcançar uma maior equidade socioeconómica, o seu real papel e os resultados do programa continuam sujeitos a muito debate. Este trabalho apresenta uma scoping review da literatura disponível centrada na relação entre a implementação do PISA e a mudança da equidade (socioeconómica educativa). Esta revisão tem duas vertentes, incluindo (i) investigação quantitativa que tem visado medir as mudanças nos indicadores de equidade utilizando conjuntos de dados PISA, bem como (ii) investigação qualitativa que tem vindo a discutir o impacto do PISA na equidade educativa. As principais bases de dados foram sistematicamente pesquisadas, produzindo um total de 1180 resultados. Após avaliação independente por diferentes juízes, um total de 51 artigos cumpriram os critérios de inclusão, dos quais 27 qualitativos e 34 quantitativos. A análise da literatura qualitativa e quantitativa é apresentada separadamente, tanto em forma tabular como narrativa, permitindo a avaliação da quantidade, natureza e âmbito da literatura disponível, bem como a identificação de lacunas nessa literatura.Promoting equity has been and still is a fundamental challenge for educational systems around the world. While PISA has a stated goal of sharing information and guidance to shape national policies for achieving greater socio-economic equity, its actual role and the outcomes of the program are subject to much debate. This paper presents a scoping review of the available literature that focuses on the relationship between PISA implementation and (socio-economic educational) equity change. This review is twofold, including both (i) quantitative research aimed at gauging changes in equity indicators using PISA datasets, as well as (ii) qualitative research that discusses PISA’s impact on educational equity. Major databases were systematically searched, yielding 1180 hits. After independent assessment by different judges, a total of 51 articles met the criteria for inclusion, 27 of which qualitative and 34 quantitative. Analysis of the qualitative and quantitative literature is presented separately, both in tabular and narrative form, allowing the assessment of the amount, nature and scope of the available literature and related gaps.La promotion de l’équité a été et reste un défi fondamental pour les systèmes éducatifs du monde entier. Tandis que le PISA ait pour objectif déclaré de partager des informations et des conseils afin d’élaborer des politiques nationales visant à atteindre une plus grande équité socio-économique, son rôle réel et les résultats du programme font l’objet de nombreux débats. Ce travail présente une scoping review de la littérature disponible qui se oncentre sur la relation entre la mise en œuvre du PISA et le changement de l’équité (socio-économique et éducative). Cette revue est double, incluant à la fois (i) les recherches quantitatives qui ont visé à évaluer les changements dans les indicateurs d’équité en utilisant les ensembles de données du PISA, ainsi que (ii) les recherches qualitatives qui ont discuté l’impact du PISA sur l’équité en éducation. Les principales bases de données ont fait l’objet d’une recherche systématique qui a donné lieu à 1180 résultats. Après une évaluation indépendante par différents juges, un total de 51 articles répondait aux critères d’inclusion, dont 27 qualitatifs et 34 quantitatifs. L’analyse de la littérature qualitative et quantitative est présentée séparément, à la fois sous forme de tableaux et sous forme narrative, ce qui permet d’évaluer la quantité, la nature et la portée de la littérature disponible, ainsi que d’identifier les lacunes.Promover la equidad ha sido y sigue siendo un reto fundamental para los sistemas educativos de todo el mundo. Si bien el objetivo declarado de PISA es compartir información y orientación para dar forma a las políticas nacionales con el fin de lograr una mayor equidad socioeconómica, su papel real y los resultados del programa son objeto de mucho debate. Este trabajo presenta una revisión de la literatura disponible que se centra en la relación entre la implementación de PISA y el cambio en la equidad (educativa socioeconómica). Esta revisión tiene dos ver tientes, incluyendo tanto (i) la investigación cuantitativa que ha pretendido medir los cambios en los indicadores de equidad utilizando los conjuntos de datos de PISA, como (ii) la investigación cualitativa que ha estado discutiendo cómo PISA ha impactado en la equidad educativa. Se realizaron búsquedas sistemáticas en las principales bases de datos, que arrojaron 1.180 resultados. Tras una evaluación independiente por parte de diferentes jueces, un total de 51 artículos cumplieron los criterios de inclusión, 27 de ellos cualitativos y 34 cuantitativos. El análisis de la literatura cualitativa y cuantitativa se presenta por separado, tanto en forma tabular como narrativa, lo que permite evaluar la cantidad, la naturaleza y el alcance de la literatura disponible, así como identificar las lagunas.Edições Universitárias Lusófonas2023-01-31T10:30:27Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13541eng1645-7250Nata, GilEnchikova, EkaterinaToledo, CibelleNeves, Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T01:30:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:06.259736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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