Estudo correlacional entre os resultados globais dos domínios do PISA 2018 e os indicadores do TALIS 2018
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13554 |
Resumo: | O Programme for International Student Assessment (PISA) e o Teaching and Learning International Survey (TALIS) são estudos coordenados pela (OECD) com o objetivo de avaliar as competências que os alunos de 15 anos adquiriram para a vida ativa e o ensino e a aprendizagem no 3.º ciclo do ensino básico, através das opiniões de docentes, diretores e pais. Neste artigo, calculámos as correlações lineares entre os esultados, por países, dos 61 indicadores do TALIS 2018 e os resultados globais do PISA 2018, em Leitura, Matemática e Ciências. Verificámos que os parâmetros relacionados com as competências e conhecimentos básicos dos professores têm maior correlação com os resultados do PISA dos que os relacionados com prestígio, responsabilidade e autonomia e que o empenhamento dos professores e diretores na sua formação e desenvolvimento profissional tem correlação positiva com os resultados dos alunos no PISA. Verificámos também que a escassez ou inadequação de tecnologia digital para o ensino tem correlações negativas com as competências para a vida dos alunos e que o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino não se traduz em melhores resultados no PISA. |
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Estudo correlacional entre os resultados globais dos domínios do PISA 2018 e os indicadores do TALIS 2018EDUCAÇÃOPISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS)AVALIAÇÃOEDUCATIONTALISPISA (PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT)EVALUATIONPISAO Programme for International Student Assessment (PISA) e o Teaching and Learning International Survey (TALIS) são estudos coordenados pela (OECD) com o objetivo de avaliar as competências que os alunos de 15 anos adquiriram para a vida ativa e o ensino e a aprendizagem no 3.º ciclo do ensino básico, através das opiniões de docentes, diretores e pais. Neste artigo, calculámos as correlações lineares entre os esultados, por países, dos 61 indicadores do TALIS 2018 e os resultados globais do PISA 2018, em Leitura, Matemática e Ciências. Verificámos que os parâmetros relacionados com as competências e conhecimentos básicos dos professores têm maior correlação com os resultados do PISA dos que os relacionados com prestígio, responsabilidade e autonomia e que o empenhamento dos professores e diretores na sua formação e desenvolvimento profissional tem correlação positiva com os resultados dos alunos no PISA. Verificámos também que a escassez ou inadequação de tecnologia digital para o ensino tem correlações negativas com as competências para a vida dos alunos e que o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino não se traduz em melhores resultados no PISA.The Programme for International Student Assessment (PISA) and the Teaching and Learning International Survey (TALIS) are studies coordinated by the Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) with the aim of assessing the competencies that 15-year-old students have acquired for active life and the teaching and learning in the lower secondary through the opinions of teachers, principals and parents. In this paper, we calculated the linear correlations between the results, by countries, of the 61 indicators of TALIS 2018 and the overall results of PISA 2018, in Reading, Mathematics and Science. We found that parameters related to teachers’ basic skills and knowledge have a higher correlation with PISA results than those related to prestige, responsibility and autonomy, and that commitment of teachers and head teachers to their training and professional development correlates positively with pupils’ results in PISA. We also found that the scarcity or inadequacy of digital technology for teaching has negative correlations with students’ life skills and that the use of information and communication technologies (ICT) in teaching does not translate into better results in PISA.Le Programme for International Student Assessment (PISA) et le Teaching and Learning International Survey (TALIS) sont des études coordonnées par l’Organisation de coopération et de développement économique (OCDE) qui visent à évaluer les compétences acquises par les élèves de 15 ans pour la vie active et l’enseignement et l’apprentissage dans le premier cycle du secondaire, à travers les opinions des enseignants, des directeurs d’école et des parents. Dans cet article, nous avons calculé les corrélations linéaires entre les résultats globaux de PISA 2018, en lecture, mathématique et science. Nous avons constaté que les paramètres liés aux compétences et connaissances de base des enseignants présentent une corrélation plus élevée avec les résultats PISA que ceux liés au prestige, à la responsabilité et à l’autonomie et que l’engagement des enseignants et des chefs d’établissement dans leur formation et leur développement professionnel présente une corrélation positive avec les résultats des élèves dans PISA. Nous avons aussi constaté que la rareté ou l’inadéquation des technologies numériques pour l’enseignement a une corrélation négative avec les compétences de vie des élèves et que l’utilisation des technologies de l’information et de la communication (TIC) dans l’enseignement ne se traduit pas pour de meilleurs résultats dans le PISA.El Programme for International Student Assessment (PISA) y el Teaching and Learning International Survey (TALIS) son estudios coordinados por la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE) con el objetivo de evaluar las competencias que los alumnos de 15 años han adquirido para la vida laboral y la enseñanza y el aprendizaje en el primer ciclo de secundaria, a través de las opiniones de los profesores, directores y padres. En este artículo, calculamos las correlaciones lineales entre los resultados, por país, de los 61 indicadores de TALIS 2018 con los resultados globales de PISA 2018 en Lectura, Matemáticas y Ciencias. Encontramos que los parámetros relacionados con las habilidades y conocimientos básicos de los profesores tienen una mayor corre lación con los resultados de PISA que los relacionados con el prestigio, la responsabilidad y la autonomía y que el compromiso de los profesores y directores con su formación y desarrollo profesional se correlaciona positivamente con los resultados de los alumnos en PISA. Encontramos también que la escasez o inadecuación de la tecnología digital para la enseñanza tiene correlaciones negativas con las habilidades vitales de los alumnos y que el uso de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en la enseñanza no se traduce en mejores resultados en PISA.Edições Universitárias Lusófonas2023-01-31T15:30:22Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13554por1645-7250Mascarenhas, DanielaMaia, João SampaioRosa, VítorTeodoro, Vítor Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T01:30:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13554Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:15.138872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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