O efeito moderador da rede social na relação entre a auto-eficácia empreendedora e a intenção empreendedora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Nuno Filipe Gaspar de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8055
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
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spelling O efeito moderador da rede social na relação entre a auto-eficácia empreendedora e a intenção empreendedoraEmpreendedorismoAuto-eficáciaRede socialTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012O estudo do empreendedorismo pode ser desenvolvido de várias formas, nomeadamente, através da análise da variável intenção empreendedora, uma vez que, esta prediz o comportamento empreendedor. A rede social é apontada como uma variável bastante importante no desenvolvimento de actividades empreendedoras. Desta forma, a presente investigação pretende explorar o papel desta variável, enquanto moderadora da relação entre as variáveis auto-eficácia empreendedora e intenção empreendedora. Neste estudo foi aplicado um questionário a uma amostra de 180 sujeitos. Os resultados obtidos demonstraram que existe uma relação positiva entre auto-eficácia empreendedora e intenção empreendedora, assim como, uma relação não significativa entre rede social e intenção empreendedora. Através de uma análise de regressão, foi possível verificar que a rede social modera a relação entre a auto-eficácia empreendedora e a intenção empreendedora, de tal forma que a relação entre auto- -eficácia empreendedora e intenção empreendedora é mais forte quando a rede social é baixa do que quando a rede social é alta.The study of entrepreneurship can be developed in several ways, including through the entrepreneurial intention variable analysis, because it predicts entrepreneurial behavior. Social network is seen as a very important variable in the development of entrepreneurial activities. Therefore, this research aims to explore the role of this variable, while moderating the relationship between entrepreneurial self- -efficacy and entrepreneurial intention variables. In this study a questionnaire was administered to a sample of 180 subjects. The results obtained showed that there is a positive relationship between entrepreneurial self-efficacy and entrepreneurial intentention, as well as a non significant relationship between social network and entrepreneurial intention. Through a regression analysis, was possible to verify that the social network moderates the relationship between entrepreneurial self-efficacy and entrepreneurial intention, so that the relationship between entrepreneurial self-efficacy and entrepreneurial intention is stronger when the social network is low than when the social network is high.Curral, Luís, 1963-Repositório da Universidade de LisboaBraga, Nuno Filipe Gaspar de Oliveira2013-03-25T12:27:35Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8055porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8055Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:41.965052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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