O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18224 |
Resumo: | O comportamento empreendedor é uma proposta de solução para o mercado de trabalho em crise, especialmente nos períodos de mudança econômica e social. Com base na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), este estudo analisa a relação entre conhecimento empreendedor e experiência prévia diante da intenção e educação empreendedoras. Testes estatísticos foram utilizados para analisar as respostas de uma amostra de 401 indivíduos que responderam o Questionário de Intenção Empreendedora, de Liñan e Chen (2009). Os resultados mostraram que indivíduos com conhecimento empreendedor e experiência prévia apresentaram pontuações superiores diante de indivíduos sem o respectivo conhecimento e experiência. Esses achados contribuem para o entendimento da intenção empreendedora em indivíduos com conhecimento empreendedor e experiência, consolidando o uso do modelo TCP para estudar a intenção empreendedora individual. Os resultados sugerem que os atores responsáveis devem prestar atenção na promoção da educação empreendedora, contemplando conhecimento e experiência prévia, se estiverem interessados em promover o comportamento empreendedor. |
id |
PUC_MG-1_22cf8e9d64523d8fde343f93fa38bb99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18224 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORAempreendedorismointenção empreendedoraeducação empreendedoraexperiência prévia.O comportamento empreendedor é uma proposta de solução para o mercado de trabalho em crise, especialmente nos períodos de mudança econômica e social. Com base na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), este estudo analisa a relação entre conhecimento empreendedor e experiência prévia diante da intenção e educação empreendedoras. Testes estatísticos foram utilizados para analisar as respostas de uma amostra de 401 indivíduos que responderam o Questionário de Intenção Empreendedora, de Liñan e Chen (2009). Os resultados mostraram que indivíduos com conhecimento empreendedor e experiência prévia apresentaram pontuações superiores diante de indivíduos sem o respectivo conhecimento e experiência. Esses achados contribuem para o entendimento da intenção empreendedora em indivíduos com conhecimento empreendedor e experiência, consolidando o uso do modelo TCP para estudar a intenção empreendedora individual. Os resultados sugerem que os atores responsáveis devem prestar atenção na promoção da educação empreendedora, contemplando conhecimento e experiência prévia, se estiverem interessados em promover o comportamento empreendedor.Editora PUC Minas2019-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1822410.5752/P.1984-6606.2019v19n52p61-81Revista Economia & Gestão; v. 19 n. 52 (2019): E&G - JAN/ABR; 61-811984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18224/14852Copyright (c) 2019 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrüger, CristianeBürger, Rafaela EscobarMinello, Italo Fernando2019-09-16T02:51:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18224Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2019-09-16T02:51:26Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA |
title |
O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA |
spellingShingle |
O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA Krüger, Cristiane empreendedorismo intenção empreendedora educação empreendedora experiência prévia. |
title_short |
O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA |
title_full |
O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA |
title_fullStr |
O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA |
title_full_unstemmed |
O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA |
title_sort |
O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA |
author |
Krüger, Cristiane |
author_facet |
Krüger, Cristiane Bürger, Rafaela Escobar Minello, Italo Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Bürger, Rafaela Escobar Minello, Italo Fernando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krüger, Cristiane Bürger, Rafaela Escobar Minello, Italo Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
empreendedorismo intenção empreendedora educação empreendedora experiência prévia. |
topic |
empreendedorismo intenção empreendedora educação empreendedora experiência prévia. |
description |
O comportamento empreendedor é uma proposta de solução para o mercado de trabalho em crise, especialmente nos períodos de mudança econômica e social. Com base na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), este estudo analisa a relação entre conhecimento empreendedor e experiência prévia diante da intenção e educação empreendedoras. Testes estatísticos foram utilizados para analisar as respostas de uma amostra de 401 indivíduos que responderam o Questionário de Intenção Empreendedora, de Liñan e Chen (2009). Os resultados mostraram que indivíduos com conhecimento empreendedor e experiência prévia apresentaram pontuações superiores diante de indivíduos sem o respectivo conhecimento e experiência. Esses achados contribuem para o entendimento da intenção empreendedora em indivíduos com conhecimento empreendedor e experiência, consolidando o uso do modelo TCP para estudar a intenção empreendedora individual. Os resultados sugerem que os atores responsáveis devem prestar atenção na promoção da educação empreendedora, contemplando conhecimento e experiência prévia, se estiverem interessados em promover o comportamento empreendedor. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18224 10.5752/P.1984-6606.2019v19n52p61-81 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18224 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2019v19n52p61-81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18224/14852 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Economia & Gestão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Economia & Gestão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 19 n. 52 (2019): E&G - JAN/ABR; 61-81 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124679812710400 |