O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krüger, Cristiane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bürger, Rafaela Escobar, Minello, Italo Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18224
Resumo: O comportamento empreendedor é uma proposta de solução para o mercado de trabalho em crise, especialmente nos períodos de mudança econômica e social. Com base na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), este estudo analisa a relação entre conhecimento empreendedor e experiência prévia diante da intenção e educação empreendedoras. Testes estatísticos foram utilizados para analisar as respostas de uma amostra de 401 indivíduos que responderam o Questionário de Intenção Empreendedora, de Liñan e Chen (2009). Os resultados mostraram que indivíduos com conhecimento empreendedor e experiência prévia apresentaram pontuações superiores diante de indivíduos sem o respectivo conhecimento e experiência. Esses achados contribuem para o entendimento da intenção empreendedora em indivíduos com conhecimento empreendedor e experiência, consolidando o uso do modelo TCP para estudar a intenção empreendedora individual. Os resultados sugerem que os atores responsáveis devem prestar atenção na promoção da educação empreendedora, contemplando conhecimento e experiência prévia, se estiverem interessados em promover o comportamento empreendedor.
id PUC_MG-1_22cf8e9d64523d8fde343f93fa38bb99
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18224
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORAempreendedorismointenção empreendedoraeducação empreendedoraexperiência prévia.O comportamento empreendedor é uma proposta de solução para o mercado de trabalho em crise, especialmente nos períodos de mudança econômica e social. Com base na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), este estudo analisa a relação entre conhecimento empreendedor e experiência prévia diante da intenção e educação empreendedoras. Testes estatísticos foram utilizados para analisar as respostas de uma amostra de 401 indivíduos que responderam o Questionário de Intenção Empreendedora, de Liñan e Chen (2009). Os resultados mostraram que indivíduos com conhecimento empreendedor e experiência prévia apresentaram pontuações superiores diante de indivíduos sem o respectivo conhecimento e experiência. Esses achados contribuem para o entendimento da intenção empreendedora em indivíduos com conhecimento empreendedor e experiência, consolidando o uso do modelo TCP para estudar a intenção empreendedora individual. Os resultados sugerem que os atores responsáveis devem prestar atenção na promoção da educação empreendedora, contemplando conhecimento e experiência prévia, se estiverem interessados em promover o comportamento empreendedor.Editora PUC Minas2019-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1822410.5752/P.1984-6606.2019v19n52p61-81Revista Economia & Gestão; v. 19 n. 52 (2019): E&G - JAN/ABR; 61-811984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18224/14852Copyright (c) 2019 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrüger, CristianeBürger, Rafaela EscobarMinello, Italo Fernando2019-09-16T02:51:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18224Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2019-09-16T02:51:26Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA
title O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA
spellingShingle O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA
Krüger, Cristiane
empreendedorismo
intenção empreendedora
educação empreendedora
experiência prévia.
title_short O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA
title_full O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA
title_fullStr O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA
title_full_unstemmed O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA
title_sort O PAPEL MODERADOR DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DIANTE DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA
author Krüger, Cristiane
author_facet Krüger, Cristiane
Bürger, Rafaela Escobar
Minello, Italo Fernando
author_role author
author2 Bürger, Rafaela Escobar
Minello, Italo Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krüger, Cristiane
Bürger, Rafaela Escobar
Minello, Italo Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv empreendedorismo
intenção empreendedora
educação empreendedora
experiência prévia.
topic empreendedorismo
intenção empreendedora
educação empreendedora
experiência prévia.
description O comportamento empreendedor é uma proposta de solução para o mercado de trabalho em crise, especialmente nos períodos de mudança econômica e social. Com base na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), este estudo analisa a relação entre conhecimento empreendedor e experiência prévia diante da intenção e educação empreendedoras. Testes estatísticos foram utilizados para analisar as respostas de uma amostra de 401 indivíduos que responderam o Questionário de Intenção Empreendedora, de Liñan e Chen (2009). Os resultados mostraram que indivíduos com conhecimento empreendedor e experiência prévia apresentaram pontuações superiores diante de indivíduos sem o respectivo conhecimento e experiência. Esses achados contribuem para o entendimento da intenção empreendedora em indivíduos com conhecimento empreendedor e experiência, consolidando o uso do modelo TCP para estudar a intenção empreendedora individual. Os resultados sugerem que os atores responsáveis devem prestar atenção na promoção da educação empreendedora, contemplando conhecimento e experiência prévia, se estiverem interessados em promover o comportamento empreendedor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18224
10.5752/P.1984-6606.2019v19n52p61-81
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18224
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2019v19n52p61-81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18224/14852
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Economia & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Economia & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 19 n. 52 (2019): E&G - JAN/ABR; 61-81
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124679812710400