Relatório de estágio de qualificação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8763 |
Resumo: | Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo por base a Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar, foi realizado o presente Relatório de Estágio, no qual se efetua uma análise retrospetiva do percurso de aprendizagem desenvolvido no contexto da Educação Pré-Escolar. A sua conceção parte de uma perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, sendo espaço de promoção de uma postura crítica/indagadora e reflexiva, em relação às práticas educativas observadas e desenvolvidas. A intervenção educativa no contexto da Educação Pré-Escolar, foi realizada numa instituição pública, mais especificamente na Escola Básica Professor Doutor Marques dos Santos, em Vila Nova de Gaia, pertencente ao Agrupamento de Escolas António Sérgio. A ação foi estruturada tendo em conta o grupo de crianças que se encontra entre a faixa etária dos três e quatro anos de idade. Ao longo deste relatório, partindo da metodologia investigação-ação, coexistiu a preocupação em focar os diferentes pressupostos acionados no decorrer deste processo de formação, realizando a constante articulação dos mesmos com as práticas desenvolvidas no percurso de intervenção. É visível a reflexão em todo o documento, visto que se trata do registo da informação antes, durante e após a ação. |
id |
RCAP_1e91f73a0c2fcb93f0094e4d34d55efc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8763 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de qualificação profissionalRelatório de estágioEducação pré-escolarDesenvolvimentoIntervençãoReflexãoRegisto e reflexãoPre-school educationDevelopedInterventionReflectionRecord and reflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo por base a Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar, foi realizado o presente Relatório de Estágio, no qual se efetua uma análise retrospetiva do percurso de aprendizagem desenvolvido no contexto da Educação Pré-Escolar. A sua conceção parte de uma perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, sendo espaço de promoção de uma postura crítica/indagadora e reflexiva, em relação às práticas educativas observadas e desenvolvidas. A intervenção educativa no contexto da Educação Pré-Escolar, foi realizada numa instituição pública, mais especificamente na Escola Básica Professor Doutor Marques dos Santos, em Vila Nova de Gaia, pertencente ao Agrupamento de Escolas António Sérgio. A ação foi estruturada tendo em conta o grupo de crianças que se encontra entre a faixa etária dos três e quatro anos de idade. Ao longo deste relatório, partindo da metodologia investigação-ação, coexistiu a preocupação em focar os diferentes pressupostos acionados no decorrer deste processo de formação, realizando a constante articulação dos mesmos com as práticas desenvolvidas no percurso de intervenção. É visível a reflexão em todo o documento, visto que se trata do registo da informação antes, durante e após a ação.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo por base a Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada em contexto do 1.º Ciclo, foi realizado o presente Relatório de Estágio, no qual se efetua uma análise retrospetiva do percurso de aprendizagem desenvolvido no contexto do 1.º Ciclo. A sua conceção parte de uma perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, sendo espaço de promoção de uma postura crítica/indagadora e reflexiva, em relação às práticas educativas observadas e desenvolvidas. A intervenção educativa no contexto do 1.º Ciclo foi realizada numa instituição pública, mais especificamente na EB1/JI da Boucinha, em Pedrouços – Rio Tinto, pertencente ao Agrupamento Inter Municipal de Escolas de Pedrouços. A ação foi estruturada tendo em conta o grupo de alunos/as que se encontra entre a faixa etária dos sete aos onze anos de idade. Ao longo deste relatório, partindo da metodologia investigação-ação, coexistiu a preocupação em focar os diferentes pressupostos acionados no decorrer deste processo de formação, realizando a constante articulação dos mesmos com as práticas desenvolvidas no percurso de intervenção. É visível a reflexão em todo o documento, visto que se trata do registo e da interpretação da informação antes, durante e após a ação.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: In sphere the Master‘s degree of Pre-School Education and Teaching of 1st Cycle of Basic Education the Unitade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar was realized Intership Report present in wich if effects one analyse retrospective the percurse the learned developed in context the Pre-School education. The your design part perspective pessoal and professional developed was space for promotion the posture critique/inquiring and reflexive in relation pratices observate and developed. The educative intervention on context pre-school education was realized in public institution more specifique in Escola Básica Professor Doutor Marques dos Santos, in Vila Nova de Gaia, belonging the Agrupement Escolas António Sérgio. The action was estrutured taking into account children that find age group the three and four years olds. A long this relationship report part of action-research methodology coexisted a concern in focus the difference assumption triggered continuous articulation with developed t pratices in route the intervention. Is visible the reflection in hall document as it as registen the information before during and after the action.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: In regard to the Master Course in Pre-school Education and Primary Level Teaching and based upon the Curricular Unit - Supervised Pedagogic Practise in the Primary Level Context – it was written the present Apprenticeship Report, in which is made a retrospective analisis of the learning path, that was carried out in the Primary Level context. This Report´s conception starts with a perspective of personal and professional development and intends to promote a critic, investigative and reflective attitude towards the educational practise, that was developed and observed. The Educational Intervention in the Primary Level context was made in a public institution, EB1/JI da Boucinha, in Pedrouços, Rio Tinto. This school belongs to the Agrupamento Inter Municipal de Escolas de Pedrouços. The intervention was structured according to the age of the students, which is between seven and eleven years old. Throughout this report, starting with a investigation-action metodology, I not only tried to focuse on the different assumptions, which appeared during the training process, but also tried to articulate them with the intervention´s practice. It´s evident the report´s reflective nature, because it is the record and interpretation of the information before, during and after the intervention.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoCorreia, Carlos Jorge de Sá PintoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosTavares, Susana Paula PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Marisa Isabel Oliveira2016-12-12T15:55:12Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8763TID:201384655porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:32.863614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de qualificação profissional Relatório de estágio |
title |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
spellingShingle |
Relatório de estágio de qualificação profissional Ferreira, Marisa Isabel Oliveira Educação pré-escolar Desenvolvimento Intervenção Reflexão Registo e reflexão Pre-school education Developed Intervention Reflection Record and reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
title_full |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
title_fullStr |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
title_sort |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
author |
Ferreira, Marisa Isabel Oliveira |
author_facet |
Ferreira, Marisa Isabel Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros Tavares, Susana Paula Pereira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marisa Isabel Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Desenvolvimento Intervenção Reflexão Registo e reflexão Pre-school education Developed Intervention Reflection Record and reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação pré-escolar Desenvolvimento Intervenção Reflexão Registo e reflexão Pre-school education Developed Intervention Reflection Record and reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo por base a Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar, foi realizado o presente Relatório de Estágio, no qual se efetua uma análise retrospetiva do percurso de aprendizagem desenvolvido no contexto da Educação Pré-Escolar. A sua conceção parte de uma perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, sendo espaço de promoção de uma postura crítica/indagadora e reflexiva, em relação às práticas educativas observadas e desenvolvidas. A intervenção educativa no contexto da Educação Pré-Escolar, foi realizada numa instituição pública, mais especificamente na Escola Básica Professor Doutor Marques dos Santos, em Vila Nova de Gaia, pertencente ao Agrupamento de Escolas António Sérgio. A ação foi estruturada tendo em conta o grupo de crianças que se encontra entre a faixa etária dos três e quatro anos de idade. Ao longo deste relatório, partindo da metodologia investigação-ação, coexistiu a preocupação em focar os diferentes pressupostos acionados no decorrer deste processo de formação, realizando a constante articulação dos mesmos com as práticas desenvolvidas no percurso de intervenção. É visível a reflexão em todo o documento, visto que se trata do registo da informação antes, durante e após a ação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-12-12T15:55:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8763 TID:201384655 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8763 |
identifier_str_mv |
TID:201384655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131391729860608 |