Relatório de estágio de qualificação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marisa Isabel Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8763
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo por base a Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar, foi realizado o presente Relatório de Estágio, no qual se efetua uma análise retrospetiva do percurso de aprendizagem desenvolvido no contexto da Educação Pré-Escolar. A sua conceção parte de uma perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, sendo espaço de promoção de uma postura crítica/indagadora e reflexiva, em relação às práticas educativas observadas e desenvolvidas. A intervenção educativa no contexto da Educação Pré-Escolar, foi realizada numa instituição pública, mais especificamente na Escola Básica Professor Doutor Marques dos Santos, em Vila Nova de Gaia, pertencente ao Agrupamento de Escolas António Sérgio. A ação foi estruturada tendo em conta o grupo de crianças que se encontra entre a faixa etária dos três e quatro anos de idade. Ao longo deste relatório, partindo da metodologia investigação-ação, coexistiu a preocupação em focar os diferentes pressupostos acionados no decorrer deste processo de formação, realizando a constante articulação dos mesmos com as práticas desenvolvidas no percurso de intervenção. É visível a reflexão em todo o documento, visto que se trata do registo da informação antes, durante e após a ação.
id RCAP_1e91f73a0c2fcb93f0094e4d34d55efc
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8763
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de qualificação profissionalRelatório de estágioEducação pré-escolarDesenvolvimentoIntervençãoReflexãoRegisto e reflexãoPre-school educationDevelopedInterventionReflectionRecord and reflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo por base a Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar, foi realizado o presente Relatório de Estágio, no qual se efetua uma análise retrospetiva do percurso de aprendizagem desenvolvido no contexto da Educação Pré-Escolar. A sua conceção parte de uma perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, sendo espaço de promoção de uma postura crítica/indagadora e reflexiva, em relação às práticas educativas observadas e desenvolvidas. A intervenção educativa no contexto da Educação Pré-Escolar, foi realizada numa instituição pública, mais especificamente na Escola Básica Professor Doutor Marques dos Santos, em Vila Nova de Gaia, pertencente ao Agrupamento de Escolas António Sérgio. A ação foi estruturada tendo em conta o grupo de crianças que se encontra entre a faixa etária dos três e quatro anos de idade. Ao longo deste relatório, partindo da metodologia investigação-ação, coexistiu a preocupação em focar os diferentes pressupostos acionados no decorrer deste processo de formação, realizando a constante articulação dos mesmos com as práticas desenvolvidas no percurso de intervenção. É visível a reflexão em todo o documento, visto que se trata do registo da informação antes, durante e após a ação.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo por base a Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada em contexto do 1.º Ciclo, foi realizado o presente Relatório de Estágio, no qual se efetua uma análise retrospetiva do percurso de aprendizagem desenvolvido no contexto do 1.º Ciclo. A sua conceção parte de uma perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, sendo espaço de promoção de uma postura crítica/indagadora e reflexiva, em relação às práticas educativas observadas e desenvolvidas. A intervenção educativa no contexto do 1.º Ciclo foi realizada numa instituição pública, mais especificamente na EB1/JI da Boucinha, em Pedrouços – Rio Tinto, pertencente ao Agrupamento Inter Municipal de Escolas de Pedrouços. A ação foi estruturada tendo em conta o grupo de alunos/as que se encontra entre a faixa etária dos sete aos onze anos de idade. Ao longo deste relatório, partindo da metodologia investigação-ação, coexistiu a preocupação em focar os diferentes pressupostos acionados no decorrer deste processo de formação, realizando a constante articulação dos mesmos com as práticas desenvolvidas no percurso de intervenção. É visível a reflexão em todo o documento, visto que se trata do registo e da interpretação da informação antes, durante e após a ação.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: In sphere the Master‘s degree of Pre-School Education and Teaching of 1st Cycle of Basic Education the Unitade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar was realized Intership Report present in wich if effects one analyse retrospective the percurse the learned developed in context the Pre-School education. The your design part perspective pessoal and professional developed was space for promotion the posture critique/inquiring and reflexive in relation pratices observate and developed. The educative intervention on context pre-school education was realized in public institution more specifique in Escola Básica Professor Doutor Marques dos Santos, in Vila Nova de Gaia, belonging the Agrupement Escolas António Sérgio. The action was estrutured taking into account children that find age group the three and four years olds. A long this relationship report part of action-research methodology coexisted a concern in focus the difference assumption triggered continuous articulation with developed t pratices in route the intervention. Is visible the reflection in hall document as it as registen the information before during and after the action.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: In regard to the Master Course in Pre-school Education and Primary Level Teaching and based upon the Curricular Unit - Supervised Pedagogic Practise in the Primary Level Context – it was written the present Apprenticeship Report, in which is made a retrospective analisis of the learning path, that was carried out in the Primary Level context. This Report´s conception starts with a perspective of personal and professional development and intends to promote a critic, investigative and reflective attitude towards the educational practise, that was developed and observed. The Educational Intervention in the Primary Level context was made in a public institution, EB1/JI da Boucinha, in Pedrouços, Rio Tinto. This school belongs to the Agrupamento Inter Municipal de Escolas de Pedrouços. The intervention was structured according to the age of the students, which is between seven and eleven years old. Throughout this report, starting with a investigation-action metodology, I not only tried to focuse on the different assumptions, which appeared during the training process, but also tried to articulate them with the intervention´s practice. It´s evident the report´s reflective nature, because it is the record and interpretation of the information before, during and after the intervention.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoCorreia, Carlos Jorge de Sá PintoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosTavares, Susana Paula PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Marisa Isabel Oliveira2016-12-12T15:55:12Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8763TID:201384655porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:32.863614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de qualificação profissional
Relatório de estágio
title Relatório de estágio de qualificação profissional
spellingShingle Relatório de estágio de qualificação profissional
Ferreira, Marisa Isabel Oliveira
Educação pré-escolar
Desenvolvimento
Intervenção
Reflexão
Registo e reflexão
Pre-school education
Developed
Intervention
Reflection
Record and reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de qualificação profissional
title_full Relatório de estágio de qualificação profissional
title_fullStr Relatório de estágio de qualificação profissional
title_full_unstemmed Relatório de estágio de qualificação profissional
title_sort Relatório de estágio de qualificação profissional
author Ferreira, Marisa Isabel Oliveira
author_facet Ferreira, Marisa Isabel Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto
Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
Tavares, Susana Paula Pereira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marisa Isabel Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Desenvolvimento
Intervenção
Reflexão
Registo e reflexão
Pre-school education
Developed
Intervention
Reflection
Record and reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Desenvolvimento
Intervenção
Reflexão
Registo e reflexão
Pre-school education
Developed
Intervention
Reflection
Record and reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo por base a Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar, foi realizado o presente Relatório de Estágio, no qual se efetua uma análise retrospetiva do percurso de aprendizagem desenvolvido no contexto da Educação Pré-Escolar. A sua conceção parte de uma perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, sendo espaço de promoção de uma postura crítica/indagadora e reflexiva, em relação às práticas educativas observadas e desenvolvidas. A intervenção educativa no contexto da Educação Pré-Escolar, foi realizada numa instituição pública, mais especificamente na Escola Básica Professor Doutor Marques dos Santos, em Vila Nova de Gaia, pertencente ao Agrupamento de Escolas António Sérgio. A ação foi estruturada tendo em conta o grupo de crianças que se encontra entre a faixa etária dos três e quatro anos de idade. Ao longo deste relatório, partindo da metodologia investigação-ação, coexistiu a preocupação em focar os diferentes pressupostos acionados no decorrer deste processo de formação, realizando a constante articulação dos mesmos com as práticas desenvolvidas no percurso de intervenção. É visível a reflexão em todo o documento, visto que se trata do registo da informação antes, durante e após a ação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-12-12T15:55:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8763
TID:201384655
url http://hdl.handle.net/10400.22/8763
identifier_str_mv TID:201384655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391729860608