A questão da acrotonia e da basitonia nas relações com a dominância apical no ramo do ano e no ramo de um ano de idade nas espécies lenhosas caducifólias (exercício crítico)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Luís de Oliveira Mendes da Costa e
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17249
Resumo: Na sequência de aproximação anterior (Sousa, 1988-1993), faz-se a revisão da bibliografia da especialidade com vista a responder à questão em epígafre. Colocado perante uma impressionante diversidade de conceitos do fenómeno da dominância apical, o autor adopta o seguinte esquema de discussão: 1. Retrospectiva terminológica 1.1. Dominância apical e inibição correlativa 1.2. Dominância apical, controlo apical e acrotonia 2. Comportamento do rumo do ano 2.1. Reflexões preliminares 2.2. O problema da influência do vigor na intensidade da dominância apical 2.3. A basitonia e a mesotonia nas relações com a intensidade da dominância apical 3. Comportamento do ramo de um ano de idade 3.1. Uma generalização factual e terminologicamente indevida 3.2. O problema do relacionamento da acrotonia e da basitonia com a intensidade da dominância apical 3.3. O papel estimulante do “vigor” na ramificação
id RCAP_1e92b76bca649267aee5897ef92fbda5
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17249
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A questão da acrotonia e da basitonia nas relações com a dominância apical no ramo do ano e no ramo de um ano de idade nas espécies lenhosas caducifólias (exercício crítico)dominância apicalramificaçãoNa sequência de aproximação anterior (Sousa, 1988-1993), faz-se a revisão da bibliografia da especialidade com vista a responder à questão em epígafre. Colocado perante uma impressionante diversidade de conceitos do fenómeno da dominância apical, o autor adopta o seguinte esquema de discussão: 1. Retrospectiva terminológica 1.1. Dominância apical e inibição correlativa 1.2. Dominância apical, controlo apical e acrotonia 2. Comportamento do rumo do ano 2.1. Reflexões preliminares 2.2. O problema da influência do vigor na intensidade da dominância apical 2.3. A basitonia e a mesotonia nas relações com a intensidade da dominância apical 3. Comportamento do ramo de um ano de idade 3.1. Uma generalização factual e terminologicamente indevida 3.2. O problema do relacionamento da acrotonia e da basitonia com a intensidade da dominância apical 3.3. O papel estimulante do “vigor” na ramificaçãoISARepositório da Universidade de LisboaSousa, Luís de Oliveira Mendes da Costa e2019-01-29T16:26:06Z19931993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17249porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:29.755751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A questão da acrotonia e da basitonia nas relações com a dominância apical no ramo do ano e no ramo de um ano de idade nas espécies lenhosas caducifólias (exercício crítico)
title A questão da acrotonia e da basitonia nas relações com a dominância apical no ramo do ano e no ramo de um ano de idade nas espécies lenhosas caducifólias (exercício crítico)
spellingShingle A questão da acrotonia e da basitonia nas relações com a dominância apical no ramo do ano e no ramo de um ano de idade nas espécies lenhosas caducifólias (exercício crítico)
Sousa, Luís de Oliveira Mendes da Costa e
dominância apical
ramificação
title_short A questão da acrotonia e da basitonia nas relações com a dominância apical no ramo do ano e no ramo de um ano de idade nas espécies lenhosas caducifólias (exercício crítico)
title_full A questão da acrotonia e da basitonia nas relações com a dominância apical no ramo do ano e no ramo de um ano de idade nas espécies lenhosas caducifólias (exercício crítico)
title_fullStr A questão da acrotonia e da basitonia nas relações com a dominância apical no ramo do ano e no ramo de um ano de idade nas espécies lenhosas caducifólias (exercício crítico)
title_full_unstemmed A questão da acrotonia e da basitonia nas relações com a dominância apical no ramo do ano e no ramo de um ano de idade nas espécies lenhosas caducifólias (exercício crítico)
title_sort A questão da acrotonia e da basitonia nas relações com a dominância apical no ramo do ano e no ramo de um ano de idade nas espécies lenhosas caducifólias (exercício crítico)
author Sousa, Luís de Oliveira Mendes da Costa e
author_facet Sousa, Luís de Oliveira Mendes da Costa e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Luís de Oliveira Mendes da Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv dominância apical
ramificação
topic dominância apical
ramificação
description Na sequência de aproximação anterior (Sousa, 1988-1993), faz-se a revisão da bibliografia da especialidade com vista a responder à questão em epígafre. Colocado perante uma impressionante diversidade de conceitos do fenómeno da dominância apical, o autor adopta o seguinte esquema de discussão: 1. Retrospectiva terminológica 1.1. Dominância apical e inibição correlativa 1.2. Dominância apical, controlo apical e acrotonia 2. Comportamento do rumo do ano 2.1. Reflexões preliminares 2.2. O problema da influência do vigor na intensidade da dominância apical 2.3. A basitonia e a mesotonia nas relações com a intensidade da dominância apical 3. Comportamento do ramo de um ano de idade 3.1. Uma generalização factual e terminologicamente indevida 3.2. O problema do relacionamento da acrotonia e da basitonia com a intensidade da dominância apical 3.3. O papel estimulante do “vigor” na ramificação
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
1993-01-01T00:00:00Z
2019-01-29T16:26:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/17249
url http://hdl.handle.net/10400.5/17249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISA
publisher.none.fl_str_mv ISA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131114404577280