Influência do envelhecimento cerebral normativo na condução e acidentes de viação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Tânia Micaela Freitas Campos da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/381
http://hdl.handle.net/20.500.11816/381
Resumo: Verificar se existe relação entre o funcionamento cognitivo e a ocorrência de acidentes de viação, através de um estudo comparativo entre Jovens e Idosos. Método: Foi construído um questionário sócio-demográfico, foi ainda utilizado o teste STROOP, assim como quatro subprovas da WMS-II, os quais foram aplicados a uma amostra de 60 indivíduos divididos em dois grupos: Jovens e Séniores, com idades compreendidas entre os 18 e os 78 anos maioritariamente do género masculino possuidores de carta de condução e habilitados a conduzir. O GJ apresenta menor percentagem de problemas de visão, audição e problemas de saúde relativamente ao GS. Resultados: O GS evidencia maior ocorrência de acidentes de viação, pior desempenho nas provas de avaliação neuropsicológica e diferenças estatísticamente significativas em todas as subprovas WMS-III e no Teste Stroop na Leitura nomeadadmente no Tempo dispendido(U = 34; p = <0.001) e na Nomeação relativamente ao Tempo Total despendido (U = 195; p <0.001); ao Total de Respostas (U = 1173.5; p <0.001) e ao número de Respostas Correctas (U = 111.0; p <0.001). Conclusões: Os Séniores apresentam um declínio na Memória Visual e Funções Executivas e diminuição da Velocidade de Processamento funções importantes para a condução.
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