Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Um estudo sobre as tarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionais num contexto de ensino exploratório no 5.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Filipa Ascenso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3010
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do Mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes fundamentais: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, - a dimensão reflexiva -, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso realizado ao longo das práticas pedagógicas desenvolvidas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta reflexão recai sobre aspetos marcantes da prática pedagógica, nomeadamente: expetativas e receios, processos de observação, planificação, intervenção, avaliação, reflexão e investigação. Na segunda parte, - a dimensão investigativa, apresenta-se um estudo realizado com uma turma do 5.º ano de escolaridade, numa escola do centro do país. Este estudo teve como objetivo principal perceber as potencialidades e as limitações da resolução de tarefas de partilha equitativa no desenvolvimento do sentido de número racional naqueles alunos, em contexto de ensino exploratório. Para atingir o referido objetivo foi implementada uma sequência de tarefas de partilha equitativa em contexto de ensino exploratório. Em termos metodológicos, adotou-se o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa, e um design de um estudo de caso: sequência de tarefas. Para a recolha dos dados, recorreu-se à observação participante, à análise documental e às gravações em vídeo. Os resultados evidenciam que a exploração de tarefas de partilha equitativa promove a modelação e o emergir de ideias fundamentais sobre números racionais. Evidenciam, ainda, que o facto de os alunos não estarem familiarizados com tarefas exploratórias, pode tornar-se uma limitação aquando da sua implementação.
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