Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/4003 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso que a autora realizou com crianças do 1º e 2º CEB. Esta reflexão focou-se em aspetos essenciais no decorrer das práticas de ensino supervisionado, nomeadamente o percurso da autora em relação às suas expectativas e receios, processos de observação, planificação e avaliação. Apresenta a sua perspetiva como aluna e como professora e, também, as situações que podem ter contribuído para a sua identidade profissional, agora e para o futuro. Na dimensão investigativa apresenta-se uma investigação de paradigma interpretativo, de índole essencialmente qualitativa, tratando-se de um estudo de caso, com o objetivo de perceber o percurso realizado por uma turma de 6º ano de escolaridade, durante a exploração de uma sequência de tarefas sobre multiplicação de números racionais em contexto de ensino exploratório. Para a recolha de dados foi necessário realizar uma sequência de tarefas e recolher as produções dos alunos aquando da realização das tarefas da referida sequência. A análise dos dados recolhidos parece indicar que este trabalho promoveu a aquisição de novas estratégias de resolução de tarefas e a compreensão do conceito de multiplicação de números racionais, que por parte de muitos alunos ainda não tinha sido desenvolvida. |
id |
RCAP_273efdd6cc7fc7b1ac1cea4bfa1c1940 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4003 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridadeEnsino da matemáticaMatemáticaEnsino básico do 2º cicloNúmeros racionaisMultiplicaçãoDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso que a autora realizou com crianças do 1º e 2º CEB. Esta reflexão focou-se em aspetos essenciais no decorrer das práticas de ensino supervisionado, nomeadamente o percurso da autora em relação às suas expectativas e receios, processos de observação, planificação e avaliação. Apresenta a sua perspetiva como aluna e como professora e, também, as situações que podem ter contribuído para a sua identidade profissional, agora e para o futuro. Na dimensão investigativa apresenta-se uma investigação de paradigma interpretativo, de índole essencialmente qualitativa, tratando-se de um estudo de caso, com o objetivo de perceber o percurso realizado por uma turma de 6º ano de escolaridade, durante a exploração de uma sequência de tarefas sobre multiplicação de números racionais em contexto de ensino exploratório. Para a recolha de dados foi necessário realizar uma sequência de tarefas e recolher as produções dos alunos aquando da realização das tarefas da referida sequência. A análise dos dados recolhidos parece indicar que este trabalho promoveu a aquisição de novas estratégias de resolução de tarefas e a compreensão do conceito de multiplicação de números racionais, que por parte de muitos alunos ainda não tinha sido desenvolvida.Pinto, Hélia GonçalvesIC-OnlinePires, Cláudia Marisa Vilela2019-07-19T14:39:53Z2019-05-242019-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4003TID:202263894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:23Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:58.877272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade |
title |
Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade Pires, Cláudia Marisa Vilela Ensino da matemática Matemática Ensino básico do 2º ciclo Números racionais Multiplicação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade |
title_full |
Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade |
title_sort |
Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade |
author |
Pires, Cláudia Marisa Vilela |
author_facet |
Pires, Cláudia Marisa Vilela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Hélia Gonçalves IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Cláudia Marisa Vilela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matemática Matemática Ensino básico do 2º ciclo Números racionais Multiplicação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Ensino da matemática Matemática Ensino básico do 2º ciclo Números racionais Multiplicação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso que a autora realizou com crianças do 1º e 2º CEB. Esta reflexão focou-se em aspetos essenciais no decorrer das práticas de ensino supervisionado, nomeadamente o percurso da autora em relação às suas expectativas e receios, processos de observação, planificação e avaliação. Apresenta a sua perspetiva como aluna e como professora e, também, as situações que podem ter contribuído para a sua identidade profissional, agora e para o futuro. Na dimensão investigativa apresenta-se uma investigação de paradigma interpretativo, de índole essencialmente qualitativa, tratando-se de um estudo de caso, com o objetivo de perceber o percurso realizado por uma turma de 6º ano de escolaridade, durante a exploração de uma sequência de tarefas sobre multiplicação de números racionais em contexto de ensino exploratório. Para a recolha de dados foi necessário realizar uma sequência de tarefas e recolher as produções dos alunos aquando da realização das tarefas da referida sequência. A análise dos dados recolhidos parece indicar que este trabalho promoveu a aquisição de novas estratégias de resolução de tarefas e a compreensão do conceito de multiplicação de números racionais, que por parte de muitos alunos ainda não tinha sido desenvolvida. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-19T14:39:53Z 2019-05-24 2019-05-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/4003 TID:202263894 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/4003 |
identifier_str_mv |
TID:202263894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136972928712704 |