Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Cláudia Marisa Vilela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4003
Resumo: O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso que a autora realizou com crianças do 1º e 2º CEB. Esta reflexão focou-se em aspetos essenciais no decorrer das práticas de ensino supervisionado, nomeadamente o percurso da autora em relação às suas expectativas e receios, processos de observação, planificação e avaliação. Apresenta a sua perspetiva como aluna e como professora e, também, as situações que podem ter contribuído para a sua identidade profissional, agora e para o futuro. Na dimensão investigativa apresenta-se uma investigação de paradigma interpretativo, de índole essencialmente qualitativa, tratando-se de um estudo de caso, com o objetivo de perceber o percurso realizado por uma turma de 6º ano de escolaridade, durante a exploração de uma sequência de tarefas sobre multiplicação de números racionais em contexto de ensino exploratório. Para a recolha de dados foi necessário realizar uma sequência de tarefas e recolher as produções dos alunos aquando da realização das tarefas da referida sequência. A análise dos dados recolhidos parece indicar que este trabalho promoveu a aquisição de novas estratégias de resolução de tarefas e a compreensão do conceito de multiplicação de números racionais, que por parte de muitos alunos ainda não tinha sido desenvolvida.
id RCAP_273efdd6cc7fc7b1ac1cea4bfa1c1940
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridadeEnsino da matemáticaMatemáticaEnsino básico do 2º cicloNúmeros racionaisMultiplicaçãoDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso que a autora realizou com crianças do 1º e 2º CEB. Esta reflexão focou-se em aspetos essenciais no decorrer das práticas de ensino supervisionado, nomeadamente o percurso da autora em relação às suas expectativas e receios, processos de observação, planificação e avaliação. Apresenta a sua perspetiva como aluna e como professora e, também, as situações que podem ter contribuído para a sua identidade profissional, agora e para o futuro. Na dimensão investigativa apresenta-se uma investigação de paradigma interpretativo, de índole essencialmente qualitativa, tratando-se de um estudo de caso, com o objetivo de perceber o percurso realizado por uma turma de 6º ano de escolaridade, durante a exploração de uma sequência de tarefas sobre multiplicação de números racionais em contexto de ensino exploratório. Para a recolha de dados foi necessário realizar uma sequência de tarefas e recolher as produções dos alunos aquando da realização das tarefas da referida sequência. A análise dos dados recolhidos parece indicar que este trabalho promoveu a aquisição de novas estratégias de resolução de tarefas e a compreensão do conceito de multiplicação de números racionais, que por parte de muitos alunos ainda não tinha sido desenvolvida.Pinto, Hélia GonçalvesIC-OnlinePires, Cláudia Marisa Vilela2019-07-19T14:39:53Z2019-05-242019-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4003TID:202263894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:23Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:58.877272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade
title Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade
spellingShingle Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade
Pires, Cláudia Marisa Vilela
Ensino da matemática
Matemática
Ensino básico do 2º ciclo
Números racionais
Multiplicação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade
title_full Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade
title_fullStr Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade
title_sort Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridade
author Pires, Cláudia Marisa Vilela
author_facet Pires, Cláudia Marisa Vilela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Hélia Gonçalves
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Cláudia Marisa Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Matemática
Ensino básico do 2º ciclo
Números racionais
Multiplicação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Ensino da matemática
Matemática
Ensino básico do 2º ciclo
Números racionais
Multiplicação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso que a autora realizou com crianças do 1º e 2º CEB. Esta reflexão focou-se em aspetos essenciais no decorrer das práticas de ensino supervisionado, nomeadamente o percurso da autora em relação às suas expectativas e receios, processos de observação, planificação e avaliação. Apresenta a sua perspetiva como aluna e como professora e, também, as situações que podem ter contribuído para a sua identidade profissional, agora e para o futuro. Na dimensão investigativa apresenta-se uma investigação de paradigma interpretativo, de índole essencialmente qualitativa, tratando-se de um estudo de caso, com o objetivo de perceber o percurso realizado por uma turma de 6º ano de escolaridade, durante a exploração de uma sequência de tarefas sobre multiplicação de números racionais em contexto de ensino exploratório. Para a recolha de dados foi necessário realizar uma sequência de tarefas e recolher as produções dos alunos aquando da realização das tarefas da referida sequência. A análise dos dados recolhidos parece indicar que este trabalho promoveu a aquisição de novas estratégias de resolução de tarefas e a compreensão do conceito de multiplicação de números racionais, que por parte de muitos alunos ainda não tinha sido desenvolvida.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-19T14:39:53Z
2019-05-24
2019-05-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4003
TID:202263894
url http://hdl.handle.net/10400.8/4003
identifier_str_mv TID:202263894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136972928712704