TRANSDISCIPLINARIDADE E CIÊNCIA PÓS-NORMAL: A EMERGÊNCIA DE UM PARADIGMA PÓS-KUHNIANO?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372022000100097 |
Resumo: | Resumo Muito presente no universo conceptual em torno dos debates sobre Transdisciplinaridade, a tese da Ciência Pós-Normal emerge nos anos 90 do séc. XX como uma proposta que prioriza a tríade Ciência-Tecnologia-Sociedade para superar as limitações da ciência “normal” na acepção de Thomas Kuhn. Argumenta-se, neste estudo, que esta tese é insuficiente por não se pronunciar em relação às condições sociológicas e históricas em que as limitações do conhecimento científico “normal” são denunciadas; assim, confronta-se a tese da Ciência Pós-Normal com três leituras - uma com recurso ao trabalho de T. Kuhn; outra com recurso à tese da produção de conhecimento de “Modo 2” de Michael Gibbons et al.; e uma terceira, com recurso ao trabalho de Ben Martin. A partir de uma revisão crítica da literatura, conclui-se que, no séc. XXI, propostas de transformação da missão da Universidade enfrentam novos desafios que questionam, possivelmente, o próprio futuro da Universidade-Investigação. |
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TRANSDISCIPLINARIDADE E CIÊNCIA PÓS-NORMAL: A EMERGÊNCIA DE UM PARADIGMA PÓS-KUHNIANO?transdisciplinaridadeciência normal kuhnianaciência pós-normalmodo 2.Resumo Muito presente no universo conceptual em torno dos debates sobre Transdisciplinaridade, a tese da Ciência Pós-Normal emerge nos anos 90 do séc. XX como uma proposta que prioriza a tríade Ciência-Tecnologia-Sociedade para superar as limitações da ciência “normal” na acepção de Thomas Kuhn. Argumenta-se, neste estudo, que esta tese é insuficiente por não se pronunciar em relação às condições sociológicas e históricas em que as limitações do conhecimento científico “normal” são denunciadas; assim, confronta-se a tese da Ciência Pós-Normal com três leituras - uma com recurso ao trabalho de T. Kuhn; outra com recurso à tese da produção de conhecimento de “Modo 2” de Michael Gibbons et al.; e uma terceira, com recurso ao trabalho de Ben Martin. A partir de uma revisão crítica da literatura, conclui-se que, no séc. XXI, propostas de transformação da missão da Universidade enfrentam novos desafios que questionam, possivelmente, o próprio futuro da Universidade-Investigação.Associação Portuguesa de Sociologia2022-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372022000100097SOCIOLOGIA ON LINE n.28 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372022000100097Henriques,Carolina Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:25:01Zoai:scielo:S1647-33372022000100097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:37.397989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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