Acurácia na retirada da medida instigada por uma estratégia de ensino de orientação kuhniana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laburú,Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva,Osmar Henrique Moura da, Força,Ana Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000200014
Resumo: Investiga-se uma estratégia de ensino que mantém um paralelo com a de Millar, sugerida em 1987, analisando se os estudantes obtem medidas experimentais com melhor acurácia do que aqueles que não ficam submetidos a ela. Parte-se da hipótese de que conhecer previamente o valor da medida a ser obtida em um experimento faz com que os estudantes obtenham medidas com maior acuracia, pois ficam mais atentos e cautelosos com os procedimentos, refazendo-os quando a medida se desvia do valor por eles esperado, caso mais difícil de acontecer se eles desconhecem o valor do que estao medindo. A corroboração desta hipótese e feita por meio de tratamento estatístico (teste t) ao se analisar dois grupos (experimental e controle) de estudantes de nível médio, em situação real de sala de aula, realizando medidas em atividades experimentais de física. Considerações a respeito da consequência dos resultados desta pesquisa em relação ao uso de estratégias didáticas investigativas de inspiração em teste de hipóteses ou de aplicação de uma teoria são também apresentadas.
id SBF-1_aa3719e8f275a66d7cb2a172ebe25f0c
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172012000200014
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Acurácia na retirada da medida instigada por uma estratégia de ensino de orientação kuhnianamedidaEnsino Mediofísicaacuraciaestratégia de ensino kuhnianapesquisa quantitativaInvestiga-se uma estratégia de ensino que mantém um paralelo com a de Millar, sugerida em 1987, analisando se os estudantes obtem medidas experimentais com melhor acurácia do que aqueles que não ficam submetidos a ela. Parte-se da hipótese de que conhecer previamente o valor da medida a ser obtida em um experimento faz com que os estudantes obtenham medidas com maior acuracia, pois ficam mais atentos e cautelosos com os procedimentos, refazendo-os quando a medida se desvia do valor por eles esperado, caso mais difícil de acontecer se eles desconhecem o valor do que estao medindo. A corroboração desta hipótese e feita por meio de tratamento estatístico (teste t) ao se analisar dois grupos (experimental e controle) de estudantes de nível médio, em situação real de sala de aula, realizando medidas em atividades experimentais de física. Considerações a respeito da consequência dos resultados desta pesquisa em relação ao uso de estratégias didáticas investigativas de inspiração em teste de hipóteses ou de aplicação de uma teoria são também apresentadas.Sociedade Brasileira de Física2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000200014Revista Brasileira de Ensino de Física v.34 n.2 2012reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172012000200014info:eu-repo/semantics/openAccessLaburú,Carlos EduardoSilva,Osmar Henrique Moura daForça,Ana Cláudiapor2012-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172012000200014Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2012-10-25T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Acurácia na retirada da medida instigada por uma estratégia de ensino de orientação kuhniana
title Acurácia na retirada da medida instigada por uma estratégia de ensino de orientação kuhniana
spellingShingle Acurácia na retirada da medida instigada por uma estratégia de ensino de orientação kuhniana
Laburú,Carlos Eduardo
medida
Ensino Medio
física
acuracia
estratégia de ensino kuhniana
pesquisa quantitativa
title_short Acurácia na retirada da medida instigada por uma estratégia de ensino de orientação kuhniana
title_full Acurácia na retirada da medida instigada por uma estratégia de ensino de orientação kuhniana
title_fullStr Acurácia na retirada da medida instigada por uma estratégia de ensino de orientação kuhniana
title_full_unstemmed Acurácia na retirada da medida instigada por uma estratégia de ensino de orientação kuhniana
title_sort Acurácia na retirada da medida instigada por uma estratégia de ensino de orientação kuhniana
author Laburú,Carlos Eduardo
author_facet Laburú,Carlos Eduardo
Silva,Osmar Henrique Moura da
Força,Ana Cláudia
author_role author
author2 Silva,Osmar Henrique Moura da
Força,Ana Cláudia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laburú,Carlos Eduardo
Silva,Osmar Henrique Moura da
Força,Ana Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv medida
Ensino Medio
física
acuracia
estratégia de ensino kuhniana
pesquisa quantitativa
topic medida
Ensino Medio
física
acuracia
estratégia de ensino kuhniana
pesquisa quantitativa
description Investiga-se uma estratégia de ensino que mantém um paralelo com a de Millar, sugerida em 1987, analisando se os estudantes obtem medidas experimentais com melhor acurácia do que aqueles que não ficam submetidos a ela. Parte-se da hipótese de que conhecer previamente o valor da medida a ser obtida em um experimento faz com que os estudantes obtenham medidas com maior acuracia, pois ficam mais atentos e cautelosos com os procedimentos, refazendo-os quando a medida se desvia do valor por eles esperado, caso mais difícil de acontecer se eles desconhecem o valor do que estao medindo. A corroboração desta hipótese e feita por meio de tratamento estatístico (teste t) ao se analisar dois grupos (experimental e controle) de estudantes de nível médio, em situação real de sala de aula, realizando medidas em atividades experimentais de física. Considerações a respeito da consequência dos resultados desta pesquisa em relação ao uso de estratégias didáticas investigativas de inspiração em teste de hipóteses ou de aplicação de uma teoria são também apresentadas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172012000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.34 n.2 2012
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122421455880192