A internet como variável de comunicação no universo político eleitoral: uma abordagem seguindo uma óptica relacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, André Miguel de Almeida
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3274
Resumo: Esta dissertação tem por objectivo realizar uma reflexão crítica sobre a possibilidade de utilização do Marketing Relacional no Marketing Político através da utilização da Internet pela sociedade civil. O Marketing Político alberga orientações estratégicas do Marketing Comercial, destacando-se, entre elas, o Marketing Relacional. Nesta visão de marketing julga-se necessário procurar a formação de vínculos entre as empresas e os clientes, tendo em vista uma maior interacção e fidelização. Nesta pesquisa descritiva, procurou-se entender as relações existentes entre os eleitores e os seus representantes políticos através de questionários com eleitores. Pretendeu-se também saber qual a visão de profissionais de diversas áreas sobre a utilização do Marketing Relacional e da Internet como ferramenta de comunicação na política, analisando-se, ainda, as páginas políticas de Internet dos principais organismos políticos, de forma a perceber como é que diversas ferramentas da Internet podem aproximar a classe política do eleitorado. As pesquisas utilizaram questionários via Internet. Quer pelos entrevistados, quer pelos inquiridos, conclui-se haver um grande interesse na utilização do Marketing Relacional para melhorar o contacto entre esses públicos. Discutiu-se, também, a importância de uma maior interacção entre os políticos e eleitores e de uma amplificação do debate democrático, permitida pelas novas possibilidades de comunicação, como Websites, Blogues e Redes Sociais. Concluiu-se que o relacionamento entre os eleitores e os seus representantes é superficial e que os eleitores querem estreitar os vínculos com os seus políticos, sendo o Marketing Relacional uma estratégia adequada nesse sentido com a Internet a deter um papel crucial.
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