Motivações e estratégias de internacionalização dos três maiores bancos brasileiros frente à nova configuração econômica mundial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geleilate,José
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Forte,Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642012000100002
Resumo: Desde a crise financeira em 2008, a internacionalização tornou-se uma alternativa cada vez mais atraente para os bancos brasileiros. Neste contexto, procurou-se responder por que e como os bancos brasileiros se internacionalizam. Adicionalmente, este trabalho objetivou calcular o grau de internacionalização destes bancos. Baseado no estudo de caso múltiplo, tendo como técnica a análise de conteúdo com o apoio do software Atlas/ti, foram entrevistados gestores do alto escalão dos três maiores bancos nacionais. Concluiu-se que os três bancos brasileiros em processo de internacionalização iniciaram suas operações no exterior com motivações do tipo asset seeking, apresentando estratégias diferenciadas de entrada em cada país. O grau de internacionalização dos bancos evidenciou o Itaú Unibanco com melhor desempenho (0,59) diante do Banco do Brasil (0,40) e Bradesco (0,33), principalmente por ser o Itaú Unibanco a instituição com maior quantidade de subsidiárias no exterior, maior lucratividade e possuir a maior quantidade de funcionários no exterior.
id RCAP_1ed3e27e95e7ed753d197c9bf99bcc00
oai_identifier_str oai:scielo:S1645-44642012000100002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivações e estratégias de internacionalização dos três maiores bancos brasileiros frente à nova configuração econômica mundialBancosEstratégiaInternacionalizaçãoDesde a crise financeira em 2008, a internacionalização tornou-se uma alternativa cada vez mais atraente para os bancos brasileiros. Neste contexto, procurou-se responder por que e como os bancos brasileiros se internacionalizam. Adicionalmente, este trabalho objetivou calcular o grau de internacionalização destes bancos. Baseado no estudo de caso múltiplo, tendo como técnica a análise de conteúdo com o apoio do software Atlas/ti, foram entrevistados gestores do alto escalão dos três maiores bancos nacionais. Concluiu-se que os três bancos brasileiros em processo de internacionalização iniciaram suas operações no exterior com motivações do tipo asset seeking, apresentando estratégias diferenciadas de entrada em cada país. O grau de internacionalização dos bancos evidenciou o Itaú Unibanco com melhor desempenho (0,59) diante do Banco do Brasil (0,40) e Bradesco (0,33), principalmente por ser o Itaú Unibanco a instituição com maior quantidade de subsidiárias no exterior, maior lucratividade e possuir a maior quantidade de funcionários no exterior.INDEG-IUL - ISCTE Executive Education2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642012000100002Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa v.11 n.1 2012reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642012000100002Geleilate,JoséForte,Sérgioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:17:14Zoai:scielo:S1645-44642012000100002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:25:53.979764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivações e estratégias de internacionalização dos três maiores bancos brasileiros frente à nova configuração econômica mundial
title Motivações e estratégias de internacionalização dos três maiores bancos brasileiros frente à nova configuração econômica mundial
spellingShingle Motivações e estratégias de internacionalização dos três maiores bancos brasileiros frente à nova configuração econômica mundial
Geleilate,José
Bancos
Estratégia
Internacionalização
title_short Motivações e estratégias de internacionalização dos três maiores bancos brasileiros frente à nova configuração econômica mundial
title_full Motivações e estratégias de internacionalização dos três maiores bancos brasileiros frente à nova configuração econômica mundial
title_fullStr Motivações e estratégias de internacionalização dos três maiores bancos brasileiros frente à nova configuração econômica mundial
title_full_unstemmed Motivações e estratégias de internacionalização dos três maiores bancos brasileiros frente à nova configuração econômica mundial
title_sort Motivações e estratégias de internacionalização dos três maiores bancos brasileiros frente à nova configuração econômica mundial
author Geleilate,José
author_facet Geleilate,José
Forte,Sérgio
author_role author
author2 Forte,Sérgio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Geleilate,José
Forte,Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Bancos
Estratégia
Internacionalização
topic Bancos
Estratégia
Internacionalização
description Desde a crise financeira em 2008, a internacionalização tornou-se uma alternativa cada vez mais atraente para os bancos brasileiros. Neste contexto, procurou-se responder por que e como os bancos brasileiros se internacionalizam. Adicionalmente, este trabalho objetivou calcular o grau de internacionalização destes bancos. Baseado no estudo de caso múltiplo, tendo como técnica a análise de conteúdo com o apoio do software Atlas/ti, foram entrevistados gestores do alto escalão dos três maiores bancos nacionais. Concluiu-se que os três bancos brasileiros em processo de internacionalização iniciaram suas operações no exterior com motivações do tipo asset seeking, apresentando estratégias diferenciadas de entrada em cada país. O grau de internacionalização dos bancos evidenciou o Itaú Unibanco com melhor desempenho (0,59) diante do Banco do Brasil (0,40) e Bradesco (0,33), principalmente por ser o Itaú Unibanco a instituição com maior quantidade de subsidiárias no exterior, maior lucratividade e possuir a maior quantidade de funcionários no exterior.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642012000100002
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642012000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642012000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv INDEG-IUL - ISCTE Executive Education
publisher.none.fl_str_mv INDEG-IUL - ISCTE Executive Education
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa v.11 n.1 2012
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137334070870016