Relacionamento com fornecedores : estudo de caso de uma empresa da grande distribuição em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11151 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
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Relacionamento com fornecedores : estudo de caso de uma empresa da grande distribuição em PortugalRelacionamento com fornecedoresRedesMarca PrópriaRelação comercialSupplier relationshipsnetworksprivate labelcommercial relationshipMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialAs empresas não são ilhas isoladas (Hakanson e Snehota, 1989) uma vez que interagem, no decurso da sua atividade, com uma vasta panóplia de agentes económicos, dos quais os fornecedores são apenas um exemplo (de notória importância). De facto, os relacionamentos com fornecedores podem revelar-se uma importante fonte de vantagem competitiva de difícil imitação (Brandenburgers e Nalebuff, 1997). Estamos perante uma temática importante, estratégica e indissociável a qualquer empresa. Esta importância ganha especial destaque sobretudo no caso das marcas próprias, onde quem se apresenta ao consumidor é a empresa da grande distribuição uma vez que é o seu nome que é posto à prova quando um consumidor adquire um produto de marca própria, o que sustenta a especial importância destes fornecedores. O presente trabalho tem o intuito de caracterizar os relacionamentos entre a empresa da grande distribuição alvo deste estudo e os seus fornecedores de marca própria. Concluiu-se que, fruto da estratégia adotada pela empresa, as relações com os seus fornecedores de marca própria caracterizam-se pela grande proximidade, cooperação e confiança.Enterprises are not isolated isles (Hakanson and Snehota, 1989) since they interact in the course of their activity, with a wide range of economic operators whose suppliers are just an example (of eminent importance). In fact, relationships with suppliers can be an important source of competitive advantage difficult to imitate (Brandenburgers and Nalebuff, 1997). This is an important issue, strategic and essential to any company. This achieves special focus particularly in the case of own brands, which is presented to the consumer that is the company's wide distribution and it is its name that is put to the test when a consumer purchases a private label. This fact supports the special importance of these suppliers. This aim of this essay is to characterize the relationships between a company of a large distribution and its own brand suppliers. This study concluded that, due to the strategy adopted by the company, relationships with their own brand suppliers are described by close proximity, cooperation and trust.Instituto Superior de Economia e GestãoLaranja, ManuelRepositório da Universidade de LisboaOliveira, Sara Cristina Braga de Lima2016-09-01T00:30:08Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11151porOliveira, Sara Cristina Braga de Lima (2015). "Relacionamento com fornecedores : estudo de caso de uma empresa da grande distribuição em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:29.148158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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