Relacionamento com fornecedores : estudo de caso de uma empresa da grande distribuição em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sara Cristina Braga de Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11151
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_1edb573d238c2d7d44e4994e31465674
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11151
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relacionamento com fornecedores : estudo de caso de uma empresa da grande distribuição em PortugalRelacionamento com fornecedoresRedesMarca PrópriaRelação comercialSupplier relationshipsnetworksprivate labelcommercial relationshipMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialAs empresas não são ilhas isoladas (Hakanson e Snehota, 1989) uma vez que interagem, no decurso da sua atividade, com uma vasta panóplia de agentes económicos, dos quais os fornecedores são apenas um exemplo (de notória importância). De facto, os relacionamentos com fornecedores podem revelar-se uma importante fonte de vantagem competitiva de difícil imitação (Brandenburgers e Nalebuff, 1997). Estamos perante uma temática importante, estratégica e indissociável a qualquer empresa. Esta importância ganha especial destaque sobretudo no caso das marcas próprias, onde quem se apresenta ao consumidor é a empresa da grande distribuição uma vez que é o seu nome que é posto à prova quando um consumidor adquire um produto de marca própria, o que sustenta a especial importância destes fornecedores. O presente trabalho tem o intuito de caracterizar os relacionamentos entre a empresa da grande distribuição alvo deste estudo e os seus fornecedores de marca própria. Concluiu-se que, fruto da estratégia adotada pela empresa, as relações com os seus fornecedores de marca própria caracterizam-se pela grande proximidade, cooperação e confiança.Enterprises are not isolated isles (Hakanson and Snehota, 1989) since they interact in the course of their activity, with a wide range of economic operators whose suppliers are just an example (of eminent importance). In fact, relationships with suppliers can be an important source of competitive advantage difficult to imitate (Brandenburgers and Nalebuff, 1997). This is an important issue, strategic and essential to any company. This achieves special focus particularly in the case of own brands, which is presented to the consumer that is the company's wide distribution and it is its name that is put to the test when a consumer purchases a private label. This fact supports the special importance of these suppliers. This aim of this essay is to characterize the relationships between a company of a large distribution and its own brand suppliers. This study concluded that, due to the strategy adopted by the company, relationships with their own brand suppliers are described by close proximity, cooperation and trust.Instituto Superior de Economia e GestãoLaranja, ManuelRepositório da Universidade de LisboaOliveira, Sara Cristina Braga de Lima2016-09-01T00:30:08Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11151porOliveira, Sara Cristina Braga de Lima (2015). "Relacionamento com fornecedores : estudo de caso de uma empresa da grande distribuição em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:29.148158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relacionamento com fornecedores : estudo de caso de uma empresa da grande distribuição em Portugal
title Relacionamento com fornecedores : estudo de caso de uma empresa da grande distribuição em Portugal
spellingShingle Relacionamento com fornecedores : estudo de caso de uma empresa da grande distribuição em Portugal
Oliveira, Sara Cristina Braga de Lima
Relacionamento com fornecedores
Redes
Marca Própria
Relação comercial
Supplier relationships
networks
private label
commercial relationship
title_short Relacionamento com fornecedores : estudo de caso de uma empresa da grande distribuição em Portugal
title_full Relacionamento com fornecedores : estudo de caso de uma empresa da grande distribuição em Portugal
title_fullStr Relacionamento com fornecedores : estudo de caso de uma empresa da grande distribuição em Portugal
title_full_unstemmed Relacionamento com fornecedores : estudo de caso de uma empresa da grande distribuição em Portugal
title_sort Relacionamento com fornecedores : estudo de caso de uma empresa da grande distribuição em Portugal
author Oliveira, Sara Cristina Braga de Lima
author_facet Oliveira, Sara Cristina Braga de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laranja, Manuel
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sara Cristina Braga de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Relacionamento com fornecedores
Redes
Marca Própria
Relação comercial
Supplier relationships
networks
private label
commercial relationship
topic Relacionamento com fornecedores
Redes
Marca Própria
Relação comercial
Supplier relationships
networks
private label
commercial relationship
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-09-01T00:30:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11151
url http://hdl.handle.net/10400.5/11151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, Sara Cristina Braga de Lima (2015). "Relacionamento com fornecedores : estudo de caso de uma empresa da grande distribuição em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131058327781376