Produtos educacionais: uma avaliação necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alcina Maria Testa Braz da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Suarez, Ana Paula Mendes, Umpierre, Andrea Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.4108
Resumo: O significativo processo de expansão dos mestrados profissionais na área de ensino, desde a homologação pela CAPES em 2001 do documento que destaca a importância de desenvolvimento da pós-graduação profissional no Brasil, exigiu um olhar agudo para o sistema de avaliação desse segmento, o que vem se desdobrando, para além da avaliação oficial, na necessidade de uma avaliação do seu impacto na qualidade da educação básica. Nessa perspetiva, ao se considerar o cenário nacional e internacional carente de práticas experimentais, sem contextualização do aprendizado, operando por meio da transmissão de conceitos ambientais reuzidos e outras dificuldades relacionadas à Educação Ambiental realizada no contexto escolar, este trabalho pretende direcionar um olhar crítico para a modalidade profissional da pós-graduação no Brasil e analisar os “produtos educacionais” com o tema Educação Ambiental produzidos nos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências do Estado Rio de Janeiro, no âmbito de um projeto em Rede, aprovado no Edital do Observatório da Educação 2012 da CAPES/INEP, que se propõe a avaliar o impacto deste percurso formativo sobre a qualidade da educação científica, considerando-se a diversidade regional e cultural dos contextos educacionais de formação e atuação.
id RCAP_1ee03e81660d255b4988b1e3c7638daa
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/4108
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Produtos educacionais: uma avaliação necessáriaArtigosO significativo processo de expansão dos mestrados profissionais na área de ensino, desde a homologação pela CAPES em 2001 do documento que destaca a importância de desenvolvimento da pós-graduação profissional no Brasil, exigiu um olhar agudo para o sistema de avaliação desse segmento, o que vem se desdobrando, para além da avaliação oficial, na necessidade de uma avaliação do seu impacto na qualidade da educação básica. Nessa perspetiva, ao se considerar o cenário nacional e internacional carente de práticas experimentais, sem contextualização do aprendizado, operando por meio da transmissão de conceitos ambientais reuzidos e outras dificuldades relacionadas à Educação Ambiental realizada no contexto escolar, este trabalho pretende direcionar um olhar crítico para a modalidade profissional da pós-graduação no Brasil e analisar os “produtos educacionais” com o tema Educação Ambiental produzidos nos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências do Estado Rio de Janeiro, no âmbito de um projeto em Rede, aprovado no Edital do Observatório da Educação 2012 da CAPES/INEP, que se propõe a avaliar o impacto deste percurso formativo sobre a qualidade da educação científica, considerando-se a diversidade regional e cultural dos contextos educacionais de formação e atuação.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2017-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.4108por1646-2335Silva, Alcina Maria Testa Braz daSuarez, Ana Paula MendesUmpierre, Andrea Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:18Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/4108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:47.084480Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Produtos educacionais: uma avaliação necessária
title Produtos educacionais: uma avaliação necessária
spellingShingle Produtos educacionais: uma avaliação necessária
Silva, Alcina Maria Testa Braz da
Artigos
title_short Produtos educacionais: uma avaliação necessária
title_full Produtos educacionais: uma avaliação necessária
title_fullStr Produtos educacionais: uma avaliação necessária
title_full_unstemmed Produtos educacionais: uma avaliação necessária
title_sort Produtos educacionais: uma avaliação necessária
author Silva, Alcina Maria Testa Braz da
author_facet Silva, Alcina Maria Testa Braz da
Suarez, Ana Paula Mendes
Umpierre, Andrea Borges
author_role author
author2 Suarez, Ana Paula Mendes
Umpierre, Andrea Borges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alcina Maria Testa Braz da
Suarez, Ana Paula Mendes
Umpierre, Andrea Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O significativo processo de expansão dos mestrados profissionais na área de ensino, desde a homologação pela CAPES em 2001 do documento que destaca a importância de desenvolvimento da pós-graduação profissional no Brasil, exigiu um olhar agudo para o sistema de avaliação desse segmento, o que vem se desdobrando, para além da avaliação oficial, na necessidade de uma avaliação do seu impacto na qualidade da educação básica. Nessa perspetiva, ao se considerar o cenário nacional e internacional carente de práticas experimentais, sem contextualização do aprendizado, operando por meio da transmissão de conceitos ambientais reuzidos e outras dificuldades relacionadas à Educação Ambiental realizada no contexto escolar, este trabalho pretende direcionar um olhar crítico para a modalidade profissional da pós-graduação no Brasil e analisar os “produtos educacionais” com o tema Educação Ambiental produzidos nos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências do Estado Rio de Janeiro, no âmbito de um projeto em Rede, aprovado no Edital do Observatório da Educação 2012 da CAPES/INEP, que se propõe a avaliar o impacto deste percurso formativo sobre a qualidade da educação científica, considerando-se a diversidade regional e cultural dos contextos educacionais de formação e atuação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.4108
url https://doi.org/10.25755/int.4108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130948758929408