O desenvolvimento do currículo na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : a obra de arte como um caminho para a literacia artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gradíssimo, Maria Alice Sousa Dias, 1965-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29777
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007
id RCAP_1ee15512366c7f013b90480ad4f2ff7a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/29777
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento do currículo na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : a obra de arte como um caminho para a literacia artísticaTeses de mestrado - 2007Teoria e desenvolvimento curricularEducação visualObras de arteLiteraciaDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007A reorganização curricular do Ensino Básico, prescrita através do Decreto — lei n° 6/2001, de 18 de Janeiro e as “Competências do Ensino Básico” desafiam a escola e os professores no sentido da (re) contextualização de práticas curriculares. Neste sentido, é pertinente desocultar o desenvolvimento do currículo na disciplina de Educação Visual e Tecnológica do segundo ciclo do Ensino Básico e compreender em que medida e como a obra de arte é um caminho para uma literacia artística. Quisemos, assim, conhecer, (re) interpretar e (re) criar os discursos dos alunos e professoras relativamente à utilização da obra de arte na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Tendo como referência o conceito de literacia em artes, explicitado no Currículo Nacional do Ensino Básico, estabelecemos como objectivos desta investigação, compreender as perspectivas das professoras acerca da literacia artística; compreender se e como as dimensões da literacia artística são consideradas na organização e desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem (incluindo a avaliação) e, em última instância, compreender em que medida e como a obra de arte constitui, nos caso estudado, um caminho para uma literacia artística. Para o efeito, privilegiámos a investigação qualitativa e o estudo de caso de uma turma de 5.° ano, durante o desenvolvimento de uma unidade curricular designada por “Figura humana e reprodução da obra de arte”. Para tal, destaca-se o uso da observação participada e uma postura de vigilância crítica, enquanto observávamos e interagíamos com os alunos e as professoras. A análise dos dados e a sua interpretação foi suportada por um enfoque teórico que nos permitiu ler, interpretar e (re)criar o real observado. A nossa investigação permitiu-nos verificar que a obra de arte é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento curricular de Educação Visual e Tecnológica, permitindo aprendizagens significativas, o desenvolvimento da literacia artística nos alunos facilitando, simultaneamente, a inter e a transdisciplinaridade curricular prescrita pelo Decreto -Lei 6/2001.The curricular reorganization of the Basic Teaching, prescribed through the Decree-law number 6/2001, of the 18th of January and the “Competences of the Basic Teaching” challenges the school and the teachers in the direction of the new curricular practices. In this sense, it is relevant to discover the development of the curriculum in the subject of Visual and Technological Education in the second cycle of Basic teaching and it’s also important to understand how a work of art is a way to improve an artistic literacy. We wanted to know, to interpret and to create the speeches of the pupils and teachers about the use of the work of art in the subject of Visual and Technological Education. Having as reference the concept of literacy in arts, expressed in the National Curriculum of the Basic Teaching, we establish as goals of this investigation, to understand the perspectives of the teachers concerning the artistic literacy; to understand if and how the dimensions of the artistic literacy are considered in the organization and the development of the education and learning process (including the evaluation) and to understand if, in this study case, the use of the work of art it’s a way for an artistic literacy. For the effect, we privileged a qualitative and study case in a 5th year class, while they learn about the curricular unit “Human picture and reproduction of the work of art”. For such, we privileged the use of a participated observation and we adopted a critical posture in the field of our research, while we observed and we interacted with the pupils and the teachers. The analysis and the interpretation of the elements that we observed were supported by the theory that allowed the reading and the recreation of the reality observed. Our investigation showed us that the work of art is an important tool for the curricular development of the Visual and Technological Education; it allows significant learning and knowledge, and it seems to be extremely important for the students to develop their artistic literacy as well as a way to connect several subject's knowledge.Caetano, Ana Paula, 1962-Repositório da Universidade de LisboaGradíssimo, Maria Alice Sousa Dias, 1965-2017-11-20T10:39:05Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29777porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:35.384690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento do currículo na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : a obra de arte como um caminho para a literacia artística
title O desenvolvimento do currículo na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : a obra de arte como um caminho para a literacia artística
spellingShingle O desenvolvimento do currículo na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : a obra de arte como um caminho para a literacia artística
Gradíssimo, Maria Alice Sousa Dias, 1965-
Teses de mestrado - 2007
Teoria e desenvolvimento curricular
Educação visual
Obras de arte
Literacia
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O desenvolvimento do currículo na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : a obra de arte como um caminho para a literacia artística
title_full O desenvolvimento do currículo na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : a obra de arte como um caminho para a literacia artística
title_fullStr O desenvolvimento do currículo na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : a obra de arte como um caminho para a literacia artística
title_full_unstemmed O desenvolvimento do currículo na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : a obra de arte como um caminho para a literacia artística
title_sort O desenvolvimento do currículo na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : a obra de arte como um caminho para a literacia artística
author Gradíssimo, Maria Alice Sousa Dias, 1965-
author_facet Gradíssimo, Maria Alice Sousa Dias, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Ana Paula, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gradíssimo, Maria Alice Sousa Dias, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses de mestrado - 2007
Teoria e desenvolvimento curricular
Educação visual
Obras de arte
Literacia
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Teses de mestrado - 2007
Teoria e desenvolvimento curricular
Educação visual
Obras de arte
Literacia
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2017-11-20T10:39:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/29777
url http://hdl.handle.net/10451/29777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134378782097408