‘Literacia disciplinar’: percepções de professores do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9383 |
Resumo: | Neste texto, apresentamos e discutimos dados preliminares de um projeto de investigação mais vasto sobre ‘literacia disciplinar’ em escolas portuguesas do ensino básico. Um dos objetivos centrais desse projeto é produzir conhecimento sobre o modo como cada disciplina do currículo gera práticas de leitura e escrita (literacia) especializadas, permitindo, assim, falar de literacia das disciplinas e, neste sentido, organizar práticas formativas para a formação inicial e contínua de todos os professores, neste âmbito. Neste momento do projeto as disciplinas em inquirição através de questionários e entrevistas a professores de seis escolas de Braga, norte de Portugal, são: Português, Línguas Estrangeiras, Matemática, Ciências/Física e Química e História dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico (10-12 e 13-15 anos, respetivamente). Para este artigo, consideraremos dados relativos à percepção, pelos professores, da presença de práticas de literacia nas aulas das suas disciplinas; às finalidades das tarefas disciplinares que envolvem a leitura; aos géneros textuais usados para aprender as “matérias” e seus suportes. Para além de um enquadramento sobre o conceito de literacia disciplinar e a sua relevância para a aprendizagem dos conteúdos escolares, são igualmente discutidas como conclusão, algumas especificidades das literacias disciplinares já identificadas tanto nos questionários como nas entrevistas, nomeadamente quanto a géneros e estruturas textuais ou mesmo tarefas como, por exemplo, explicar em ciências. |
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‘Literacia disciplinar’: percepções de professores do ensino básicoLiteracia disciplinar. Disciplinas do currículo. Professores. Práticas escolares.Neste texto, apresentamos e discutimos dados preliminares de um projeto de investigação mais vasto sobre ‘literacia disciplinar’ em escolas portuguesas do ensino básico. Um dos objetivos centrais desse projeto é produzir conhecimento sobre o modo como cada disciplina do currículo gera práticas de leitura e escrita (literacia) especializadas, permitindo, assim, falar de literacia das disciplinas e, neste sentido, organizar práticas formativas para a formação inicial e contínua de todos os professores, neste âmbito. Neste momento do projeto as disciplinas em inquirição através de questionários e entrevistas a professores de seis escolas de Braga, norte de Portugal, são: Português, Línguas Estrangeiras, Matemática, Ciências/Física e Química e História dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico (10-12 e 13-15 anos, respetivamente). Para este artigo, consideraremos dados relativos à percepção, pelos professores, da presença de práticas de literacia nas aulas das suas disciplinas; às finalidades das tarefas disciplinares que envolvem a leitura; aos géneros textuais usados para aprender as “matérias” e seus suportes. Para além de um enquadramento sobre o conceito de literacia disciplinar e a sua relevância para a aprendizagem dos conteúdos escolares, são igualmente discutidas como conclusão, algumas especificidades das literacias disciplinares já identificadas tanto nos questionários como nas entrevistas, nomeadamente quanto a géneros e estruturas textuais ou mesmo tarefas como, por exemplo, explicar em ciências.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/938310.30612/raido.v12i30.9383Raído; v. 12 n. 30 (2018); 73-901984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9383/4939Copyright (c) 2019 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDionísio, Maria Lourdes2019-07-09T17:42:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9383Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-09T17:42:12Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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