Relatório final de estágio na Escola Secundária da Amadora : um caminho que se fez caminhando no sentido da aprendizagem de como ser professor de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalheiro, Rafael Alexandre Varão Leal
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/30191
Resumo: O presente relatório reflete o meu percurso no decorrer do estágio pedagógico efetuado em 2022/2023 na Escola Secundária da Amadora. Este enquadra-se no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e teve a orientação dos Professores Francisco Pestana e Vítor Ferreira. Nele pretendeu-se expor, de forma lógica e encadeada, as experiências vividas e decisões tomadas, fundamentando-as na literatura. Sobre todas elas se apresentam merecidas reflexões, uma vez que é através destas que se aperfeiçoam as práticas. Ao longo de uma breve contextualização é possível entender o meu passado relevante para esta tarefa e toda a realidade escolar onde o estágio sucedeu, nomeadamente a escola, todos os seus recursos, o núcleo de estágio onde me inseri, o grupo de professores de Educação Física com que trabalhei e a turma que me foi atribuída. Segue-se-lhe uma análise do meu desempenho nas diferentes áreas de intervenção, com destaque na organização e gestão do ensino, onde se inclui o planeamento, a avaliação e a condução, assim como a minha participação no Desporto Escolar, na Direção de Turma e na vida da escola. No decurso do trabalho são apresentadas as dificuldades sentidas, as estratégias de superação utilizadas e as competências adquiridas que contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional e consequentemente para a construção da minha identidade profissional.
id RCAP_1eecf01ce7b77f627015e475bfc3bf8c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio na Escola Secundária da Amadora : um caminho que se fez caminhando no sentido da aprendizagem de como ser professor de educação físicaEstágio pedagógicoEducação físicaEnsinoAprendizagemAlunosDesporto escolarDireção de turmaComunidade escolarIntervençãoReflexãoPedagogical internshipPhysical EducationTeachingLearningStudentsSchool sportClass managementSchool communityInterventionReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório reflete o meu percurso no decorrer do estágio pedagógico efetuado em 2022/2023 na Escola Secundária da Amadora. Este enquadra-se no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e teve a orientação dos Professores Francisco Pestana e Vítor Ferreira. Nele pretendeu-se expor, de forma lógica e encadeada, as experiências vividas e decisões tomadas, fundamentando-as na literatura. Sobre todas elas se apresentam merecidas reflexões, uma vez que é através destas que se aperfeiçoam as práticas. Ao longo de uma breve contextualização é possível entender o meu passado relevante para esta tarefa e toda a realidade escolar onde o estágio sucedeu, nomeadamente a escola, todos os seus recursos, o núcleo de estágio onde me inseri, o grupo de professores de Educação Física com que trabalhei e a turma que me foi atribuída. Segue-se-lhe uma análise do meu desempenho nas diferentes áreas de intervenção, com destaque na organização e gestão do ensino, onde se inclui o planeamento, a avaliação e a condução, assim como a minha participação no Desporto Escolar, na Direção de Turma e na vida da escola. No decurso do trabalho são apresentadas as dificuldades sentidas, as estratégias de superação utilizadas e as competências adquiridas que contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional e consequentemente para a construção da minha identidade profissional.This report reflects my journey during the pedagogical internship carried out in 2022/2023 at Escola Secundária da Amadora. This is part of the master’s degree in teaching physical education in basic and secondary education and was guided by Professors Francisco Pestana and Vítor Ferreira. The aim is to present the experiences and decisions made in a logical and linked way, based on the literature. Reflections on all of them are deserved, since it is through these that practices are improved. Throughout a brief contextualization it is possible to understand my past relevant to this task and the whole school reality where the internship took place, namely the school, all its resources, the internship nucleus where I was inserted, the group of physical education teachers with whom I worked and the class that was assigned to me. This is followed by an analysis of my performance in the different areas of intervention, with emphasis on the organization and management of teaching, which includes planning, evaluation and leadership, as well as my participation in School Sports, Class Management and school life. In the course of the work, the difficulties experienced, the coping strategies used and the skills acquired that contributed to my personal and professional growth and consequently to the construction of my professional identity are presented.Ferreira, Vítor Manuel Santos SilvaRepositório da Universidade de LisboaCavalheiro, Rafael Alexandre Varão Leal2024-02-23T12:09:13Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30191TID:203529430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:36:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:26.470163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio na Escola Secundária da Amadora : um caminho que se fez caminhando no sentido da aprendizagem de como ser professor de educação física
title Relatório final de estágio na Escola Secundária da Amadora : um caminho que se fez caminhando no sentido da aprendizagem de como ser professor de educação física
spellingShingle Relatório final de estágio na Escola Secundária da Amadora : um caminho que se fez caminhando no sentido da aprendizagem de como ser professor de educação física
Cavalheiro, Rafael Alexandre Varão Leal
Estágio pedagógico
Educação física
Ensino
Aprendizagem
Alunos
Desporto escolar
Direção de turma
Comunidade escolar
Intervenção
Reflexão
Pedagogical internship
Physical Education
Teaching
Learning
Students
School sport
Class management
School community
Intervention
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio na Escola Secundária da Amadora : um caminho que se fez caminhando no sentido da aprendizagem de como ser professor de educação física
title_full Relatório final de estágio na Escola Secundária da Amadora : um caminho que se fez caminhando no sentido da aprendizagem de como ser professor de educação física
title_fullStr Relatório final de estágio na Escola Secundária da Amadora : um caminho que se fez caminhando no sentido da aprendizagem de como ser professor de educação física
title_full_unstemmed Relatório final de estágio na Escola Secundária da Amadora : um caminho que se fez caminhando no sentido da aprendizagem de como ser professor de educação física
title_sort Relatório final de estágio na Escola Secundária da Amadora : um caminho que se fez caminhando no sentido da aprendizagem de como ser professor de educação física
author Cavalheiro, Rafael Alexandre Varão Leal
author_facet Cavalheiro, Rafael Alexandre Varão Leal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Vítor Manuel Santos Silva
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalheiro, Rafael Alexandre Varão Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Ensino
Aprendizagem
Alunos
Desporto escolar
Direção de turma
Comunidade escolar
Intervenção
Reflexão
Pedagogical internship
Physical Education
Teaching
Learning
Students
School sport
Class management
School community
Intervention
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Ensino
Aprendizagem
Alunos
Desporto escolar
Direção de turma
Comunidade escolar
Intervenção
Reflexão
Pedagogical internship
Physical Education
Teaching
Learning
Students
School sport
Class management
School community
Intervention
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório reflete o meu percurso no decorrer do estágio pedagógico efetuado em 2022/2023 na Escola Secundária da Amadora. Este enquadra-se no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e teve a orientação dos Professores Francisco Pestana e Vítor Ferreira. Nele pretendeu-se expor, de forma lógica e encadeada, as experiências vividas e decisões tomadas, fundamentando-as na literatura. Sobre todas elas se apresentam merecidas reflexões, uma vez que é através destas que se aperfeiçoam as práticas. Ao longo de uma breve contextualização é possível entender o meu passado relevante para esta tarefa e toda a realidade escolar onde o estágio sucedeu, nomeadamente a escola, todos os seus recursos, o núcleo de estágio onde me inseri, o grupo de professores de Educação Física com que trabalhei e a turma que me foi atribuída. Segue-se-lhe uma análise do meu desempenho nas diferentes áreas de intervenção, com destaque na organização e gestão do ensino, onde se inclui o planeamento, a avaliação e a condução, assim como a minha participação no Desporto Escolar, na Direção de Turma e na vida da escola. No decurso do trabalho são apresentadas as dificuldades sentidas, as estratégias de superação utilizadas e as competências adquiridas que contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional e consequentemente para a construção da minha identidade profissional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-23T12:09:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/30191
TID:203529430
url http://hdl.handle.net/10400.5/30191
identifier_str_mv TID:203529430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137764179968000