Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costal, Tatiana Alexandra Pedroso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14060
Resumo: Neste relatório é apresentado o período de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças, durante o ano letivo 2015/2016, sendo esta a última e uma das mais importantes etapas de um aprendiz de professor. É nesta fase que o aprendiz de professor é colocado em contexto real de ensino e que se torna um professor, tendo de adquirir uma postura de liderança e exemplo para os seus alunos. Neste relatório são apresentados, de forma descritiva e reflexiva, dificuldades encontradas e melhorias levadas a cabo ao longo do ano letivo e a participação nas diferentes áreas de intervenção na escola. No início do relatório é apresentada uma caracterização do estágio pedagógico, onde se encontram descritas as condições materiais, espaciais e dos diferentes grupos com que houve interação, de forma a perceberem-se as condições de trabalho que influenciaram, ou não, as dificuldades sentidas. Após a caracterização é realizada uma análise do que foi posto em prática em cada área de intervenção. Assim, na área 1 foram desenvolvidas competências sobre o planeamento, condução do ensino e avaliação em educação física. Na área 2 foram desenvolvidas competências ao nível da inovação científica, através de uma investigação-ação. Na área 3 a relação com a comunidade escolar e com a comunidade que envolve a escola foi desenvolvida através da participação no desporto escolar e numa atividade de dinamização na escola. Por último, na área 4 foi realizado o contacto com o Diretor de Turma, com os restantes professores do Conselho de Turma e com os Encarregados de Educação, e desenvolvido um projeto de atuação na turma.
id RCAP_9e16ff2204697781215dc8784ac4f4e6
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14060
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de CaneçasDesporto escolarDireção de turmaEducação físicaEstágio pedagógicoInvestigaçãoClass directionInvestigationPEPedagogical stage InvestigationSchool sportsNeste relatório é apresentado o período de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças, durante o ano letivo 2015/2016, sendo esta a última e uma das mais importantes etapas de um aprendiz de professor. É nesta fase que o aprendiz de professor é colocado em contexto real de ensino e que se torna um professor, tendo de adquirir uma postura de liderança e exemplo para os seus alunos. Neste relatório são apresentados, de forma descritiva e reflexiva, dificuldades encontradas e melhorias levadas a cabo ao longo do ano letivo e a participação nas diferentes áreas de intervenção na escola. No início do relatório é apresentada uma caracterização do estágio pedagógico, onde se encontram descritas as condições materiais, espaciais e dos diferentes grupos com que houve interação, de forma a perceberem-se as condições de trabalho que influenciaram, ou não, as dificuldades sentidas. Após a caracterização é realizada uma análise do que foi posto em prática em cada área de intervenção. Assim, na área 1 foram desenvolvidas competências sobre o planeamento, condução do ensino e avaliação em educação física. Na área 2 foram desenvolvidas competências ao nível da inovação científica, através de uma investigação-ação. Na área 3 a relação com a comunidade escolar e com a comunidade que envolve a escola foi desenvolvida através da participação no desporto escolar e numa atividade de dinamização na escola. Por último, na área 4 foi realizado o contacto com o Diretor de Turma, com os restantes professores do Conselho de Turma e com os Encarregados de Educação, e desenvolvido um projeto de atuação na turma.This report presents the period of internship I completed at Caneças Secondary School during the 2015/2016 school year, the latter being one of the most important stages of an apprentice teacher. It is at this stage that the apprentice teacher is placed in the real context of teaching and that he becomes a teacher, having to acquire a leadership position and example for his students. In this report I present, in a descriptive and reflective way, my difficulties and improvements throughout the school year and my participation in the different areas of intervention in the school. At the beginning of the report is presented a characterization of the pedagogic stage, where the material, spatial conditions and the different groups with which I interacted were described, in order to perceive the working conditions that influenced or not the difficulties experienced. After the characterization is carried out an analysis of what was put into practice in each intervention area. Thus, in area 1, competences were developed on the planning, conduction of teaching and evaluation in physical education. In area 2, competences were developed at the level of scientific innovation, through an action research. In area 3 the relationship with the school community and with the community that involves the school was developed through participation in school sports and in a dynamization activity in the school. Lastly, in area 4, contact was made with the class director, the other class councilors and the teachers in charge, and a project developed in the class.Ferro, Nuno Alberto SerucaRepositório da Universidade de LisboaCostal, Tatiana Alexandra Pedroso2017-09-12T13:12:20Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14060TID:201737124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:08Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:57.146412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
Costal, Tatiana Alexandra Pedroso
Desporto escolar
Direção de turma
Educação física
Estágio pedagógico
Investigação
Class direction
Investigation
PE
Pedagogical stage Investigation
School sports
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
author Costal, Tatiana Alexandra Pedroso
author_facet Costal, Tatiana Alexandra Pedroso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferro, Nuno Alberto Seruca
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costal, Tatiana Alexandra Pedroso
dc.subject.por.fl_str_mv Desporto escolar
Direção de turma
Educação física
Estágio pedagógico
Investigação
Class direction
Investigation
PE
Pedagogical stage Investigation
School sports
topic Desporto escolar
Direção de turma
Educação física
Estágio pedagógico
Investigação
Class direction
Investigation
PE
Pedagogical stage Investigation
School sports
description Neste relatório é apresentado o período de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças, durante o ano letivo 2015/2016, sendo esta a última e uma das mais importantes etapas de um aprendiz de professor. É nesta fase que o aprendiz de professor é colocado em contexto real de ensino e que se torna um professor, tendo de adquirir uma postura de liderança e exemplo para os seus alunos. Neste relatório são apresentados, de forma descritiva e reflexiva, dificuldades encontradas e melhorias levadas a cabo ao longo do ano letivo e a participação nas diferentes áreas de intervenção na escola. No início do relatório é apresentada uma caracterização do estágio pedagógico, onde se encontram descritas as condições materiais, espaciais e dos diferentes grupos com que houve interação, de forma a perceberem-se as condições de trabalho que influenciaram, ou não, as dificuldades sentidas. Após a caracterização é realizada uma análise do que foi posto em prática em cada área de intervenção. Assim, na área 1 foram desenvolvidas competências sobre o planeamento, condução do ensino e avaliação em educação física. Na área 2 foram desenvolvidas competências ao nível da inovação científica, através de uma investigação-ação. Na área 3 a relação com a comunidade escolar e com a comunidade que envolve a escola foi desenvolvida através da participação no desporto escolar e numa atividade de dinamização na escola. Por último, na área 4 foi realizado o contacto com o Diretor de Turma, com os restantes professores do Conselho de Turma e com os Encarregados de Educação, e desenvolvido um projeto de atuação na turma.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-12T13:12:20Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14060
TID:201737124
url http://hdl.handle.net/10400.5/14060
identifier_str_mv TID:201737124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131086605778944