Picturebooks e a promoção da interação verbal em aula de inglês no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29769 |
Resumo: | Partindo do pressuposto que a interação se consubstancia no discurso pedagógico produzido na e sobre a aula, neste caso de uma língua estrangeira, elegemos o picturebook como instrumento de estudo na promoção de momentos de interação verbal, devido ao seu potencial com instrumento pedagógico-didático com o poder de estimular a compreensão e aprendizagem de uma língua estrangeira e de despertar a criatividade e a imaginação dos alunos em aula de Inglês. Assim, ao longo deste estudo ambicionámos responder à questão de investigação: De que forma os picturebooks podem promover a interação verbal em aula de Inglês no 1.º CEB? Neste seguimento, concebemos e implementámos um projeto de intervenção didático, que teve a duração de cinco sessões e que decorreu numa escola de 1.º CEB com crianças do 4.º ano de escolaridade. O estudo realizado, baseado num paradigma qualitativo, foi um estudo de caso com caraterísticas investigação-ação, tendo sido recolhidos dados através da observação direta e participante, da áudio e vídeo gravação e das fichas de trabalho preenchidas pelas crianças em cada sessão. Valorizámos a transcrição como principal instrumento de recolha dos dados, que incide sobre os momentos antes, durante e posteriores à narração do picturebook selecionado para concretizar este projeto. Por fim, este estudo serviu para comprovar a eficácia e potencial dos picturebooks na promoção da interação verbal em aula de Inglês no 1.º CEB, sendo possível concluir, através da análise das transcrições, que a utilização do picturebook ofereceu inúmeras possibilidades de exploração, ajudando os alunos a expandirem e enriquecerem o seu discurso em Inglês, bem como a despertar o interesse e a imaginação. O picturebook assumiu-se como um instrumento pedagógico-didático eficaz, quando selecionado adequadamente tendo em consideração as caraterísticas e necessidades dos alunos. Neste caso foi possível os alunos estabelecerem uma conexão pessoal com o picturebook utilizado, resultando em respostas espontâneas e transparentes, que enriquecem o discurso pedagógico, sendo o papel do professor enquanto “par mais competente” um alicerce indispensável neste processo. Conclui-se que o professor pode ajudar os alunos a aproveitarem ao máximo o potencial dos picturebooks na promoção de momentos de interação verbal em aula de Inglês através do reforço positivo e questões orientadoras, aproveitando todos os elementos que constituem os picturebooks desde os elementos peritextuais, ao texto, às imagens e aos elementos sociais, culturais e pessoais que este representa. |
id |
RCAP_1ef64d6bf5de0e6da4796789769e2ea4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/29769 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Picturebooks e a promoção da interação verbal em aula de inglês no 1º CEBPicturebookInteração verbalDiscurso pedagógicoRelação professor-alunoPartindo do pressuposto que a interação se consubstancia no discurso pedagógico produzido na e sobre a aula, neste caso de uma língua estrangeira, elegemos o picturebook como instrumento de estudo na promoção de momentos de interação verbal, devido ao seu potencial com instrumento pedagógico-didático com o poder de estimular a compreensão e aprendizagem de uma língua estrangeira e de despertar a criatividade e a imaginação dos alunos em aula de Inglês. Assim, ao longo deste estudo ambicionámos responder à questão de investigação: De que forma os picturebooks podem promover a interação verbal em aula de Inglês no 1.º CEB? Neste seguimento, concebemos e implementámos um projeto de intervenção didático, que teve a duração de cinco sessões e que decorreu numa escola de 1.º CEB com crianças do 4.º ano de escolaridade. O estudo realizado, baseado num paradigma qualitativo, foi um estudo de caso com caraterísticas investigação-ação, tendo sido recolhidos dados através da observação direta e participante, da áudio e vídeo gravação e das fichas de trabalho preenchidas pelas crianças em cada sessão. Valorizámos a transcrição como principal instrumento de recolha dos dados, que incide sobre os momentos antes, durante e posteriores à narração do picturebook selecionado para concretizar este projeto. Por fim, este estudo serviu para comprovar a eficácia e potencial dos picturebooks na promoção da interação verbal em aula de Inglês no 1.º CEB, sendo possível concluir, através da análise das transcrições, que a utilização do picturebook ofereceu inúmeras possibilidades de exploração, ajudando os alunos a expandirem e enriquecerem o seu discurso em Inglês, bem como a despertar o interesse e a imaginação. O picturebook assumiu-se como um instrumento pedagógico-didático eficaz, quando selecionado adequadamente tendo em consideração as caraterísticas e necessidades dos alunos. Neste caso foi possível os alunos estabelecerem uma conexão pessoal com o picturebook utilizado, resultando em respostas espontâneas e transparentes, que enriquecem o discurso pedagógico, sendo o papel do professor enquanto “par mais competente” um alicerce indispensável neste processo. Conclui-se que o professor pode ajudar os alunos a aproveitarem ao máximo o potencial dos picturebooks na promoção de momentos de interação verbal em aula de Inglês através do reforço positivo e questões orientadoras, aproveitando todos os elementos que constituem os picturebooks desde os elementos peritextuais, ao texto, às imagens e aos elementos sociais, culturais e pessoais que este representa.Considering interaction and educational discourse are terms which cannot be dissociated from one another regarding the foreign language classroom, picturebooks were selected as the principal instrument to conduct this study in order to promote verbal interaction in English class, given that these are recognized as stimulating educational resources, with the ability to facilitate and enhance foreign language learning and comprehension as well as imagination and creativity. Throughout this study our main objective was to analyse and respond to the research question which oriented this project: To what extent may picturebooks promote verbal interaction in English class in a primary education context? In this sense, we conceived and implemented an intervention project with fourth graders, with the duration of five sessions which took place in a primary education context in the district of Aveiro. As methodological options we based this study on a qualitative approach case study which also adopts some characteristics of action research orientation. Data was collected mostly based on moments of direct and participant observation, video and audio recordings and worksheets. Transcription was defined as the main instrument regarding data collection, and focussed primarily on the moments prior to, during and following readings of the picturebook selected. In conclusion, this study was conducted to analyse and understand the potential of picturebooks regarding the promotion of verbal interaction during English class in a primary education context. With this project we were able to prove, through careful analyses of the transcriptions registered, based on students’ educational discourse that picturebooks offer innumerous opportunities for development, assisting students as far as expansion and enhancement of educational discourse in a foreign language with the ability to prompt imagination and creativity. Therefor when selected appropriately, and when students’ abilities and needs are taken into consideration, picturebooks prove to be valuable educational resources. During this study, students were able to establish a personal connection with the picturebook selected which led to the production of spontaneous and authentic responses, that in turn contributed to the comprehension and enhancement of the educational discourse registered. In this sense, throughout this process an important role was attributed to the teacher. In this study the teacher was recognized, as a capable advisor equipped with the necessary skills to provide the appropriate tools and methods needed regarding students, in order to enhance verbal interaction through orientation during discussions and through positive reinforcement, nevertheless taking full advantage of all the elements which define picturebooks such as peritextual elements, images, words, and the social and cultural aspects of the individuals and societies which they represent.2020-11-11T10:39:49Z2019-07-18T00:00:00Z2019-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29769porSalgado, Lara Sofia Toscano Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:36Zoai:ria.ua.pt:10773/29769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:01.544570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Picturebooks e a promoção da interação verbal em aula de inglês no 1º CEB |
title |
Picturebooks e a promoção da interação verbal em aula de inglês no 1º CEB |
spellingShingle |
Picturebooks e a promoção da interação verbal em aula de inglês no 1º CEB Salgado, Lara Sofia Toscano Ferreira Picturebook Interação verbal Discurso pedagógico Relação professor-aluno |
title_short |
Picturebooks e a promoção da interação verbal em aula de inglês no 1º CEB |
title_full |
Picturebooks e a promoção da interação verbal em aula de inglês no 1º CEB |
title_fullStr |
Picturebooks e a promoção da interação verbal em aula de inglês no 1º CEB |
title_full_unstemmed |
Picturebooks e a promoção da interação verbal em aula de inglês no 1º CEB |
title_sort |
Picturebooks e a promoção da interação verbal em aula de inglês no 1º CEB |
author |
Salgado, Lara Sofia Toscano Ferreira |
author_facet |
Salgado, Lara Sofia Toscano Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgado, Lara Sofia Toscano Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Picturebook Interação verbal Discurso pedagógico Relação professor-aluno |
topic |
Picturebook Interação verbal Discurso pedagógico Relação professor-aluno |
description |
Partindo do pressuposto que a interação se consubstancia no discurso pedagógico produzido na e sobre a aula, neste caso de uma língua estrangeira, elegemos o picturebook como instrumento de estudo na promoção de momentos de interação verbal, devido ao seu potencial com instrumento pedagógico-didático com o poder de estimular a compreensão e aprendizagem de uma língua estrangeira e de despertar a criatividade e a imaginação dos alunos em aula de Inglês. Assim, ao longo deste estudo ambicionámos responder à questão de investigação: De que forma os picturebooks podem promover a interação verbal em aula de Inglês no 1.º CEB? Neste seguimento, concebemos e implementámos um projeto de intervenção didático, que teve a duração de cinco sessões e que decorreu numa escola de 1.º CEB com crianças do 4.º ano de escolaridade. O estudo realizado, baseado num paradigma qualitativo, foi um estudo de caso com caraterísticas investigação-ação, tendo sido recolhidos dados através da observação direta e participante, da áudio e vídeo gravação e das fichas de trabalho preenchidas pelas crianças em cada sessão. Valorizámos a transcrição como principal instrumento de recolha dos dados, que incide sobre os momentos antes, durante e posteriores à narração do picturebook selecionado para concretizar este projeto. Por fim, este estudo serviu para comprovar a eficácia e potencial dos picturebooks na promoção da interação verbal em aula de Inglês no 1.º CEB, sendo possível concluir, através da análise das transcrições, que a utilização do picturebook ofereceu inúmeras possibilidades de exploração, ajudando os alunos a expandirem e enriquecerem o seu discurso em Inglês, bem como a despertar o interesse e a imaginação. O picturebook assumiu-se como um instrumento pedagógico-didático eficaz, quando selecionado adequadamente tendo em consideração as caraterísticas e necessidades dos alunos. Neste caso foi possível os alunos estabelecerem uma conexão pessoal com o picturebook utilizado, resultando em respostas espontâneas e transparentes, que enriquecem o discurso pedagógico, sendo o papel do professor enquanto “par mais competente” um alicerce indispensável neste processo. Conclui-se que o professor pode ajudar os alunos a aproveitarem ao máximo o potencial dos picturebooks na promoção de momentos de interação verbal em aula de Inglês através do reforço positivo e questões orientadoras, aproveitando todos os elementos que constituem os picturebooks desde os elementos peritextuais, ao texto, às imagens e aos elementos sociais, culturais e pessoais que este representa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-18T00:00:00Z 2019-07-18 2020-11-11T10:39:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/29769 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/29769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137676116361216 |