A edição de livros como formulação do mundo: ideias e casos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/4734 |
Resumo: | Este artigo incide sobre o editor de livros e o papel de mediação cultural e social que este exerce na sua actividade prescritiva e mediadora. Procura-se analisar o editor numa dupla vertente: a personagem social nas suas práticas e propósitos de constituição de públicos, mercados, hierarquias e modos de ler e extrair sentido, por um lado, e um conjunto de casos que permitam historicizar as possibilidades e contradições que esta personagem social encontra em contextos particulares, por outro. Na tentativa deste conhecimento convocam-se exemplos de formas contemporâneas de consagração e configuração de públicos leitores em Portugal, através da exploração de colecções editadas em épocas específicas do século XX, de prémios promovidos pelo sector editorial e pelo Estado (durante o regime ditatorial do Estado Novo), e de dois casos de acção editorial a partir do intercâmbio luso-brasileiro (ilustrados pelos projectos editoriais luso-brasileiros de António de Sousa Pinto e de Álvaro Pinto). |
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A edição de livros como formulação do mundo: ideias e casosLa edición de libros como formulación del mundo: ideas y casosSociologia da culturaLivroEdiçãoMediação editorialEditor como personagem socialSociology of cultureBookPublishingEste artigo incide sobre o editor de livros e o papel de mediação cultural e social que este exerce na sua actividade prescritiva e mediadora. Procura-se analisar o editor numa dupla vertente: a personagem social nas suas práticas e propósitos de constituição de públicos, mercados, hierarquias e modos de ler e extrair sentido, por um lado, e um conjunto de casos que permitam historicizar as possibilidades e contradições que esta personagem social encontra em contextos particulares, por outro. Na tentativa deste conhecimento convocam-se exemplos de formas contemporâneas de consagração e configuração de públicos leitores em Portugal, através da exploração de colecções editadas em épocas específicas do século XX, de prémios promovidos pelo sector editorial e pelo Estado (durante o regime ditatorial do Estado Novo), e de dois casos de acção editorial a partir do intercâmbio luso-brasileiro (ilustrados pelos projectos editoriais luso-brasileiros de António de Sousa Pinto e de Álvaro Pinto).RESUMEN: Este artículo se centra en el editor de libros y en el papel de mediador cultural y social que este ejerce sobre su actividad prescriptiva y de mediación. Se intenta explorar el editor en dos direcciones: por un lado, el personaje social en sus prácticas y propósitos de constitución de públicos, mercados, jerarquías y formas de leer y de interpretar, y, por otro lado, se analiza un conjunto de casos que permiten inscribir históricamente las posibilidades y contradicciones que este personaje social encuentra en contextos particulares. Buscando este conocimiento, se presentan ejemplos de las formas contemporáneas de consagración y configuración de públicos lectores en Portugal, mediante la investigación de colecciones editadas en determinados momentos del siglo XX, de algunos premios organizados por la industria editorial y el Estado (durante la dictadura de Estado Novo), y de dos casos de acción editorial a partir del intercambio Luso-Brasileño (ilustrados por los proyectos editoriales de António de Sousa Pinto y de Álvaro Pinto).UnicentroRCIPLMedeiros, Nuno2015-08-11T11:31:13Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4734porMedeiros N. A edição de livros como formulação do mundo: ideias e casos. Rev Bras História Mídia. 2015;4(2):31-42.2238-5126info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:47:09Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:07.799227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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