Satisfação laboral e burnout em assistentes gerontológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elisabete
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias, Paulo, Rodrigues, Anabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40416
Resumo: Assistimos nas últimas décadas a uma crescente atenção sobre os idosos e os seus cuidadores, formais e informais. Com a organização das respostas, urge acompanhar os técnicos, as suas perceções e indicadores de satisfação, como stress e burnout podem dar indicações uteis para a melhoria das instituições. Existindo ainda escassos estudos sobre esta temática, o presente trabalho visa descrever e analisar a satisfação laboral e o burnout entre assistentes geriátricos, explorando, especificamente o papel de variáveis pessoais e profissionais. Foram recolhidos dados junto de uma amostra de 197 assistentes geriátricos de instituições no norte do Pais, com recurso a um questionário sociodemográfico, um questionário de satisfação no trabalho e o Oldenburg Burnout Inventor para avaliar o burnout. Dos resultados, destaca-se a maior satisfação com a formação profissional, com o local de trabalho e com os colegas, e menor satisfação com o salário e oportunidades de promoção laboral. No burnout, os valores encontram-se dentro da média teórica sendo superior a exaustão. Os dados permitem ainda perceber uma relação negativa entre o burnout e as habilitações literárias, e positiva entre a experiência profissional e a exaustão. Também na satisfação laboral, algumas dimensões apareceram relacionadas com as habilitações académicas e experiência profissional. A satisfação profissional apareceu como um preditor significativo do burnout, explicando 21,6% da exaustão e 34,8% do distanciamento. Entendendo a satisfação profissional como um indicador do funcionamento das instituições, os dados apresentados podem ser importantes para uma compreensão mais abrangente destas organizações e novas medidas para promover a sua qualidade.
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