Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/3150 |
Resumo: | As dinâmicas comunicacionais que emergem da cultura digital, no contexto do e-learning, têm-nos levado a refletir sobre a criação de novos cenários de ensino-aprendizagem. A nossa experiência docente, numa instituição de Ensino a Distância - Universidade Aberta - tem contribuído não só para essa reflexão, mas também para a perceção da necessidade de acionar uma dinâmica de ensino baseada na investigação que nos permita desenvolver uma prática pedagógica fundamentada. Assim, desenvolvemos um estudo exploratório, num curso de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) designado de Educação Sexual em Meio Escolar: Saberes, Afetos e Valores, com o objetivo de conhecer as perspetivas e as perceções destes formandos relativamente ao ambiente virtual de aprendizagem e à eficácia do modelo pedagógico utilizado - Community of Inquiry - em aspetos relacionados com as diferentes dinâmicas de interação e de comunicação (entre professor/estudantes, estudantes/estudantes e entre estudantes/conteúdos ou recursos) criadas no seu seio. Os resultados obtidos permitem concluir que a presença das três dimensões de aprendizagem inerentes ao modelo (social, docente e cognitiva), que interagem entre si e se influenciam mutuamente, de forma colaborativa, através de um discurso crítico e reflexivo, foram fundamentais para a criação de experiências educativas relevantes. |
id |
RCAP_1f08fa99db65a0906e4608cedb451bc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3150 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superiorElearningDinâmicas de interação e comunicaçãoEstudantesEnsino superiorAs dinâmicas comunicacionais que emergem da cultura digital, no contexto do e-learning, têm-nos levado a refletir sobre a criação de novos cenários de ensino-aprendizagem. A nossa experiência docente, numa instituição de Ensino a Distância - Universidade Aberta - tem contribuído não só para essa reflexão, mas também para a perceção da necessidade de acionar uma dinâmica de ensino baseada na investigação que nos permita desenvolver uma prática pedagógica fundamentada. Assim, desenvolvemos um estudo exploratório, num curso de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) designado de Educação Sexual em Meio Escolar: Saberes, Afetos e Valores, com o objetivo de conhecer as perspetivas e as perceções destes formandos relativamente ao ambiente virtual de aprendizagem e à eficácia do modelo pedagógico utilizado - Community of Inquiry - em aspetos relacionados com as diferentes dinâmicas de interação e de comunicação (entre professor/estudantes, estudantes/estudantes e entre estudantes/conteúdos ou recursos) criadas no seu seio. Os resultados obtidos permitem concluir que a presença das três dimensões de aprendizagem inerentes ao modelo (social, docente e cognitiva), que interagem entre si e se influenciam mutuamente, de forma colaborativa, através de um discurso crítico e reflexivo, foram fundamentais para a criação de experiências educativas relevantes.Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP)Repositório AbertoVieira, Cristina PereiraMoreira, J. AntónioSousa, LúcioCosta, Paulo Manuel2014-05-04T09:00:56Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3150porVieira, Cristina Pereira [et al.] - Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning [Em linha] : perceções dos estudantes do ensino superior. "Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior". ISSN 1647-032X. Nº 27 (2013), p. 3-221647-032Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:17:49Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:27.066227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior |
title |
Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior |
spellingShingle |
Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior Vieira, Cristina Pereira Elearning Dinâmicas de interação e comunicação Estudantes Ensino superior |
title_short |
Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior |
title_full |
Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior |
title_fullStr |
Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior |
title_sort |
Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes do ensino superior |
author |
Vieira, Cristina Pereira |
author_facet |
Vieira, Cristina Pereira Moreira, J. António Sousa, Lúcio Costa, Paulo Manuel |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, J. António Sousa, Lúcio Costa, Paulo Manuel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Cristina Pereira Moreira, J. António Sousa, Lúcio Costa, Paulo Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Elearning Dinâmicas de interação e comunicação Estudantes Ensino superior |
topic |
Elearning Dinâmicas de interação e comunicação Estudantes Ensino superior |
description |
As dinâmicas comunicacionais que emergem da cultura digital, no contexto do e-learning, têm-nos levado a refletir sobre a criação de novos cenários de ensino-aprendizagem. A nossa experiência docente, numa instituição de Ensino a Distância - Universidade Aberta - tem contribuído não só para essa reflexão, mas também para a perceção da necessidade de acionar uma dinâmica de ensino baseada na investigação que nos permita desenvolver uma prática pedagógica fundamentada. Assim, desenvolvemos um estudo exploratório, num curso de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) designado de Educação Sexual em Meio Escolar: Saberes, Afetos e Valores, com o objetivo de conhecer as perspetivas e as perceções destes formandos relativamente ao ambiente virtual de aprendizagem e à eficácia do modelo pedagógico utilizado - Community of Inquiry - em aspetos relacionados com as diferentes dinâmicas de interação e de comunicação (entre professor/estudantes, estudantes/estudantes e entre estudantes/conteúdos ou recursos) criadas no seu seio. Os resultados obtidos permitem concluir que a presença das três dimensões de aprendizagem inerentes ao modelo (social, docente e cognitiva), que interagem entre si e se influenciam mutuamente, de forma colaborativa, através de um discurso crítico e reflexivo, foram fundamentais para a criação de experiências educativas relevantes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12 2013-12-01T00:00:00Z 2014-05-04T09:00:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/3150 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/3150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vieira, Cristina Pereira [et al.] - Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning [Em linha] : perceções dos estudantes do ensino superior. "Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior". ISSN 1647-032X. Nº 27 (2013), p. 3-22 1647-032X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135014457180160 |