Autoconceito académico e eLearning no ensino superior em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, J. António
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barros, Rita, Monteiro, Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13320
Resumo: A presente investigação tem por objetivo descrever o impacto da utilização dos ambientes online no autoconceito académico de estudantes do ensino superior português (n=70), a partir da análise qualitativa das suas percepções e narrativas e tendo como referencial de fundo o modelo de e- moderating, de Salmon (2000). Os resultados mostram que estes ambientes, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e na aprendizagem e num modelo pedagógico virtual baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, a nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.
id RCAP_a666a5bea7d10ea5870bf20eeb1f639b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13320
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autoconceito académico e eLearning no ensino superior em PortugalAutoconceito académicoeLearningEnsino superiorA presente investigação tem por objetivo descrever o impacto da utilização dos ambientes online no autoconceito académico de estudantes do ensino superior português (n=70), a partir da análise qualitativa das suas percepções e narrativas e tendo como referencial de fundo o modelo de e- moderating, de Salmon (2000). Os resultados mostram que estes ambientes, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e na aprendizagem e num modelo pedagógico virtual baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, a nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.Repositório AbertoMoreira, J. AntónioBarros, RitaMonteiro, Angélica2023-02-07T14:46:58Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13320porMOREIRA, J. António, BARROS, Rita & MONTEIRO, Angélica (2015). Autoconceito Académico e ELearning no Ensino Superior em Portugal. Revista Educaonline, 9 (1), 103-127.1983-2664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:44:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:23.275545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autoconceito académico e eLearning no ensino superior em Portugal
title Autoconceito académico e eLearning no ensino superior em Portugal
spellingShingle Autoconceito académico e eLearning no ensino superior em Portugal
Moreira, J. António
Autoconceito académico
eLearning
Ensino superior
title_short Autoconceito académico e eLearning no ensino superior em Portugal
title_full Autoconceito académico e eLearning no ensino superior em Portugal
title_fullStr Autoconceito académico e eLearning no ensino superior em Portugal
title_full_unstemmed Autoconceito académico e eLearning no ensino superior em Portugal
title_sort Autoconceito académico e eLearning no ensino superior em Portugal
author Moreira, J. António
author_facet Moreira, J. António
Barros, Rita
Monteiro, Angélica
author_role author
author2 Barros, Rita
Monteiro, Angélica
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, J. António
Barros, Rita
Monteiro, Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Autoconceito académico
eLearning
Ensino superior
topic Autoconceito académico
eLearning
Ensino superior
description A presente investigação tem por objetivo descrever o impacto da utilização dos ambientes online no autoconceito académico de estudantes do ensino superior português (n=70), a partir da análise qualitativa das suas percepções e narrativas e tendo como referencial de fundo o modelo de e- moderating, de Salmon (2000). Os resultados mostram que estes ambientes, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e na aprendizagem e num modelo pedagógico virtual baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, a nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2023-02-07T14:46:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13320
url http://hdl.handle.net/10400.2/13320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MOREIRA, J. António, BARROS, Rita & MONTEIRO, Angélica (2015). Autoconceito Académico e ELearning no Ensino Superior em Portugal. Revista Educaonline, 9 (1), 103-127.
1983-2664
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135116645105664