Medidas de integração à comunidade cigana em Portugal: Incentivos ao estudo e o seu impacto social, cultural e questões de género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maria João Oliveira Bernardo Lourenço da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/31070
Resumo: Nos últimos vinte anos, de forma a responder ao aumento da imigração em Portugal, as políticas de integração de “minorias” étnicas sofreram várias alterações. Foi neste âmbito que foram elaboradas políticas de combate a desigualdade específicas para a comunidade cigana que procuravam promover a inserção e oportunidades de acesso à escolarização e ao trabalho. Aprovada em 2013, um dos eixos centrais da Estratégia Nacional para a integração das comunidades ciganas (ENICC) é o incentivo para que os jovens ciganos completem a escolaridade obrigatória, considerada uma forma particularmente eficaz de combate à exclusão e à desigualdade, e promoção da integração social e no mercado de trabalho. Esta dissertação procura analisar a implementação do programa Operacional de Promoção da Educação (OPRE), concebido para incentivar a progressão de estudos dos jovens ciganos. Através do trabalho de campo e entrevistas não estruturadas a jovens bolseiros e moderadores, pretende-se perceber o objetivo desta medida na comunidade. Os resultados da presente investigação demonstraram-se inesperados: alunos bolseiros descontentes e que afirmam sentir-se oprimidos. Contudo, concluiu-se com este estudo que é uma iniciativa que tem facilitado a vida dos estudantes oriundos da comunidade. Apesar de todas as falhas relatadas, sendo normais dado que é um programa recente, algumas das soluções propostas dizem respeito a forma de divulgação da informação das bolsas ou a forma como é gerida.
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