A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Jenny Gil
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2097
Resumo: Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_1f0c75474e74a9ca188e539e0d092024
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idadeFormaçãoAnimação culturalAnimador socialInstituiçõesLarPessoas idosasEstágiosSupervisãoAnimationSeniorsLifelong learningArtsSupervision/trainingDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade AbertaO presente trabalho de investigação incidiu no estudo da formação de duas estudantes finalistas da licenciatura em Animação Cultural da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, num contexto específico – o estágio. Assumindo a importância que possui a vivência de experiências reais em meios sociais concretos ao longo da formação, este estudo teve como questão norteadora: Quais as competências que são desenvolvidas por um Animador Cultural no semestre de estágio, enquanto contexto de um processo de investigação-ação? Decorrente da situação de estágio das estudantes que envolvia a construção e implementação de um projeto de investigação-ação numa instituição da 3ª Idade – Academia Cultural e Social da Maceira – tentou-se ainda responder à seguinte questão: Quais os contributos dos projetos de Animação Cultural, utilizando as Linguagens Artísticas, na aproximação da família ao idoso institucionalizado? Este estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação das duas estudantes e perceber em que medida o estágio curricular contribui para o desenvolvimento de competências a nível pessoal e profissional. As principais linhas de força que nortearam este estudo vinculam-se às quatro principais ações destacadas no quadro teórico-conceptual deste projeto: o conceito de Animação e perfil do Animador; as relações existentes entre a Aprendizagem ao Longo da Vida e a 3ª Idade; o papel da Arte na intervenção e a Supervisão/Formação Profissional como conceitos aglutinadores e alimentadores. O trabalho empírico assenta numa metodologia de análise qualitativa, num estudo de caso sobre uma investigação-ação. Um estudo de caso por parte da investigadora, concomitantemente supervisora de estágio, sobre a conceção, implementação e avaliação do projeto de estágio com contornos de investigação-ação da autoria das estudantes. Os resultados obtidos revelam como a realização de um projeto de estágio, com características de investigação-ação, despoleta um processo de aquisição de competências inovadoras e reflexivas. Evidenciam também que as linguagens artísticas, quando abordadas através de projetos de criação conjunta, abrem caminho à aproximação do idoso com a família.Martins, AmílcarLopes, Maria de São PedroRepositório AbertoSousa, Jenny Gil2012-04-17T10:54:14Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.2/2097porSousa, Jenny Gil - A formação do animador no contexto de estágio [Em linha] : estudo exploratório num lar da 3ª idade. Lisboa : [s.n.], 2010. 166 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:28Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:41.983653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade
title A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade
spellingShingle A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade
Sousa, Jenny Gil
Formação
Animação cultural
Animador social
Instituições
Lar
Pessoas idosas
Estágios
Supervisão
Animation
Seniors
Lifelong learning
Arts
Supervision/training
title_short A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade
title_full A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade
title_fullStr A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade
title_full_unstemmed A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade
title_sort A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade
author Sousa, Jenny Gil
author_facet Sousa, Jenny Gil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Amílcar
Lopes, Maria de São Pedro
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Jenny Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Animação cultural
Animador social
Instituições
Lar
Pessoas idosas
Estágios
Supervisão
Animation
Seniors
Lifelong learning
Arts
Supervision/training
topic Formação
Animação cultural
Animador social
Instituições
Lar
Pessoas idosas
Estágios
Supervisão
Animation
Seniors
Lifelong learning
Arts
Supervision/training
description Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2012-04-17T10:54:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2097
url http://hdl.handle.net/10400.2/2097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, Jenny Gil - A formação do animador no contexto de estágio [Em linha] : estudo exploratório num lar da 3ª idade. Lisboa : [s.n.], 2010. 166 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135004745269248