A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2097 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_1f0c75474e74a9ca188e539e0d092024 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2097 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idadeFormaçãoAnimação culturalAnimador socialInstituiçõesLarPessoas idosasEstágiosSupervisãoAnimationSeniorsLifelong learningArtsSupervision/trainingDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade AbertaO presente trabalho de investigação incidiu no estudo da formação de duas estudantes finalistas da licenciatura em Animação Cultural da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, num contexto específico – o estágio. Assumindo a importância que possui a vivência de experiências reais em meios sociais concretos ao longo da formação, este estudo teve como questão norteadora: Quais as competências que são desenvolvidas por um Animador Cultural no semestre de estágio, enquanto contexto de um processo de investigação-ação? Decorrente da situação de estágio das estudantes que envolvia a construção e implementação de um projeto de investigação-ação numa instituição da 3ª Idade – Academia Cultural e Social da Maceira – tentou-se ainda responder à seguinte questão: Quais os contributos dos projetos de Animação Cultural, utilizando as Linguagens Artísticas, na aproximação da família ao idoso institucionalizado? Este estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação das duas estudantes e perceber em que medida o estágio curricular contribui para o desenvolvimento de competências a nível pessoal e profissional. As principais linhas de força que nortearam este estudo vinculam-se às quatro principais ações destacadas no quadro teórico-conceptual deste projeto: o conceito de Animação e perfil do Animador; as relações existentes entre a Aprendizagem ao Longo da Vida e a 3ª Idade; o papel da Arte na intervenção e a Supervisão/Formação Profissional como conceitos aglutinadores e alimentadores. O trabalho empírico assenta numa metodologia de análise qualitativa, num estudo de caso sobre uma investigação-ação. Um estudo de caso por parte da investigadora, concomitantemente supervisora de estágio, sobre a conceção, implementação e avaliação do projeto de estágio com contornos de investigação-ação da autoria das estudantes. Os resultados obtidos revelam como a realização de um projeto de estágio, com características de investigação-ação, despoleta um processo de aquisição de competências inovadoras e reflexivas. Evidenciam também que as linguagens artísticas, quando abordadas através de projetos de criação conjunta, abrem caminho à aproximação do idoso com a família.Martins, AmílcarLopes, Maria de São PedroRepositório AbertoSousa, Jenny Gil2012-04-17T10:54:14Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.2/2097porSousa, Jenny Gil - A formação do animador no contexto de estágio [Em linha] : estudo exploratório num lar da 3ª idade. Lisboa : [s.n.], 2010. 166 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:28Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:41.983653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade |
title |
A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade |
spellingShingle |
A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade Sousa, Jenny Gil Formação Animação cultural Animador social Instituições Lar Pessoas idosas Estágios Supervisão Animation Seniors Lifelong learning Arts Supervision/training |
title_short |
A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade |
title_full |
A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade |
title_fullStr |
A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade |
title_full_unstemmed |
A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade |
title_sort |
A formação do animador no contexto de estágio : estudo exploratório num lar da 3ª idade |
author |
Sousa, Jenny Gil |
author_facet |
Sousa, Jenny Gil |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Amílcar Lopes, Maria de São Pedro Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Jenny Gil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Animação cultural Animador social Instituições Lar Pessoas idosas Estágios Supervisão Animation Seniors Lifelong learning Arts Supervision/training |
topic |
Formação Animação cultural Animador social Instituições Lar Pessoas idosas Estágios Supervisão Animation Seniors Lifelong learning Arts Supervision/training |
description |
Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2012-04-17T10:54:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/2097 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/2097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, Jenny Gil - A formação do animador no contexto de estágio [Em linha] : estudo exploratório num lar da 3ª idade. Lisboa : [s.n.], 2010. 166 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream application/octet-stream application/octet-stream application/octet-stream application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135004745269248 |