O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10949 |
Resumo: | A frequência do m@c2 – Programa de Formação Continua em Matemática com professores do 2º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro – inspirou e motivou uma professora, em parceria com o ex-formador, a conceber e implementar uma experiência de aprendizagem que pudesse contribuir para um mais sólido desenvolvimento d o raciocínio proporcional e da representação gráfica das situações em causa, envolvendo o conceito de função linear. Para a sua avaliação, desenvolveu-se um estudo de caso que envolveu uma turma do 6º ano de escolaridade. A análise qualitativa dos dados recolhidos permitiu concluir que a exploração de um ambiente dinâmico de geometria dinâmica – GeoGebra – pode criar condições para o desenvolvimento de tal compreensão. |
id |
RCAP_1f0e22054028de5a56ef20f110c6ca38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10949 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2Ambientes Dinâmicos de Geometria DinâmicaRaciocínio proporcionalProporcionalidade diretaPFCM-m@c2Dynamic Environments of Dynamic GeometryProportional reasoningDirect proportionalityEntornos dinámicos de geometría dinámicaRazonamiento proporcionalProporcionalidad directaA frequência do m@c2 – Programa de Formação Continua em Matemática com professores do 2º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro – inspirou e motivou uma professora, em parceria com o ex-formador, a conceber e implementar uma experiência de aprendizagem que pudesse contribuir para um mais sólido desenvolvimento d o raciocínio proporcional e da representação gráfica das situações em causa, envolvendo o conceito de função linear. Para a sua avaliação, desenvolveu-se um estudo de caso que envolveu uma turma do 6º ano de escolaridade. A análise qualitativa dos dados recolhidos permitiu concluir que a exploração de um ambiente dinâmico de geometria dinâmica – GeoGebra – pode criar condições para o desenvolvimento de tal compreensão.The frequency of the m@c2 - In training Program in Mathematics with teachers in the of Elementary School of the University of Aveiro - inspired and motivated a female teacher, in partnership with former trainer, to design and implement a learning experience that could contribute to a stronger development of proportional reasoning and graphical representation of the situations in question, involving the concept of linear function. For its assessment, a study case was developed involving a group of 6th grade. Qualitative analysis of the data collected showed that the exploitation of a dynamic geometry dynamic - GeoGebra - can create conditions for the development of such understanding.La frecuencia de la m@c2 - Programa de Formación Continua en Matemáticas con los maestros de tercer ciclo de Educación Primaria de la Universidad de Aveiro - inspiró y motivó una maestra, en colaboración con su ex formador, a diseñar y implementar una experiencia de aprendizaje que podría contribuir a un mayor desarrollo del razonamiento proporcional y de la representación gráfica de las situaciones en cuestión, lo que implica el concepto de función lineal. Para su evaluación, se desarrolló un estudio de caso que involucra a un grupo de sexto. El análisis cualitativo de los datos recogidos ha mostrado que la explotación de un ambiente dinámico de geometría dinámica - GeoGebra - puede crear las condiciones para el desarrollo de esa comprensión.Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores2013-08-28T09:30:02Z2013-07-01T00:00:00Z2013-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10949por1647-3582Pinheiro, J.Cabrita, I.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:19:53Zoai:ria.ua.pt:10773/10949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:36.037541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2 |
title |
O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2 |
spellingShingle |
O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2 Pinheiro, J. Ambientes Dinâmicos de Geometria Dinâmica Raciocínio proporcional Proporcionalidade direta PFCM-m@c2 Dynamic Environments of Dynamic Geometry Proportional reasoning Direct proportionality Entornos dinámicos de geometría dinámica Razonamiento proporcional Proporcionalidad directa |
title_short |
O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2 |
title_full |
O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2 |
title_fullStr |
O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2 |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2 |
title_sort |
O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2 |
author |
Pinheiro, J. |
author_facet |
Pinheiro, J. Cabrita, I. |
author_role |
author |
author2 |
Cabrita, I. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, J. Cabrita, I. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes Dinâmicos de Geometria Dinâmica Raciocínio proporcional Proporcionalidade direta PFCM-m@c2 Dynamic Environments of Dynamic Geometry Proportional reasoning Direct proportionality Entornos dinámicos de geometría dinámica Razonamiento proporcional Proporcionalidad directa |
topic |
Ambientes Dinâmicos de Geometria Dinâmica Raciocínio proporcional Proporcionalidade direta PFCM-m@c2 Dynamic Environments of Dynamic Geometry Proportional reasoning Direct proportionality Entornos dinámicos de geometría dinámica Razonamiento proporcional Proporcionalidad directa |
description |
A frequência do m@c2 – Programa de Formação Continua em Matemática com professores do 2º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro – inspirou e motivou uma professora, em parceria com o ex-formador, a conceber e implementar uma experiência de aprendizagem que pudesse contribuir para um mais sólido desenvolvimento d o raciocínio proporcional e da representação gráfica das situações em causa, envolvendo o conceito de função linear. Para a sua avaliação, desenvolveu-se um estudo de caso que envolveu uma turma do 6º ano de escolaridade. A análise qualitativa dos dados recolhidos permitiu concluir que a exploração de um ambiente dinâmico de geometria dinâmica – GeoGebra – pode criar condições para o desenvolvimento de tal compreensão. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-28T09:30:02Z 2013-07-01T00:00:00Z 2013-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10949 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137527544676352 |