Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cátia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2094
Resumo: O presente relatório reflete a intervenção da estagiária em duas instituições, uma IPSS, na valência da educação do pré-escolar, com crianças de três anos, e a outra de caráter público na valência de 1º CEB, com alunos entre 8 e 10 anos. Deste modo, o estudo desenvolvido teve como enfoque as perspetivas teóricas das valências em questão, começando pela conceção do perfil do professor generalista, sendo especificado o perfil do educador e do professor do 1º CEB. Ainda neste contexto focamos a disciplina e indisciplina, sendo uma preocupação que mantivemos ao longo do trabalho, o modelo pedagógico do MEM, os métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo e interrogativo), bem como a gestão da sala de aula. Após estes temas será pertinente descrever as metodologias de investigação utilizadas – amostra, instrumentos, técnicas e procedimentos da recolha de dados. Um ponto fundamental deste relatório foi a leitura dos documentos das instituições e dos grupos em questão, o que permitiu as suas caraterizações. Será ainda referido a prática da estagiária evidenciando as diferentes etapas do processo: observação, planificação, intervenção e avaliação nos diferentes contextos. Por fim, serão realizadas as considerações finais, referindo a ação pedagógica da estagiária, a sua evolução a nível pessoal e profissional, relacionando a sua ação com as aprendizagens das crianças/alunos, assim como será indicado a importância do perfil escolhido para a nossa formação.
id RCAP_1f19e899474c6d9eeb4e110819899016
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2094
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoIndisciplinaMovimento da Escola moderna (MEM)Métodos pedagógicosGestão da sala de aulaO presente relatório reflete a intervenção da estagiária em duas instituições, uma IPSS, na valência da educação do pré-escolar, com crianças de três anos, e a outra de caráter público na valência de 1º CEB, com alunos entre 8 e 10 anos. Deste modo, o estudo desenvolvido teve como enfoque as perspetivas teóricas das valências em questão, começando pela conceção do perfil do professor generalista, sendo especificado o perfil do educador e do professor do 1º CEB. Ainda neste contexto focamos a disciplina e indisciplina, sendo uma preocupação que mantivemos ao longo do trabalho, o modelo pedagógico do MEM, os métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo e interrogativo), bem como a gestão da sala de aula. Após estes temas será pertinente descrever as metodologias de investigação utilizadas – amostra, instrumentos, técnicas e procedimentos da recolha de dados. Um ponto fundamental deste relatório foi a leitura dos documentos das instituições e dos grupos em questão, o que permitiu as suas caraterizações. Será ainda referido a prática da estagiária evidenciando as diferentes etapas do processo: observação, planificação, intervenção e avaliação nos diferentes contextos. Por fim, serão realizadas as considerações finais, referindo a ação pedagógica da estagiária, a sua evolução a nível pessoal e profissional, relacionando a sua ação com as aprendizagens das crianças/alunos, assim como será indicado a importância do perfil escolhido para a nossa formação.2015-03-28T11:39:17Z2015-02-01T00:00:00Z2015-03-28T00:00:00Z2015-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2094TID:201390280porMartins, Cátiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:52Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:56.425327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Martins, Cátia
Indisciplina
Movimento da Escola moderna (MEM)
Métodos pedagógicos
Gestão da sala de aula
title_short Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
author Martins, Cátia
author_facet Martins, Cátia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cátia
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina
Movimento da Escola moderna (MEM)
Métodos pedagógicos
Gestão da sala de aula
topic Indisciplina
Movimento da Escola moderna (MEM)
Métodos pedagógicos
Gestão da sala de aula
description O presente relatório reflete a intervenção da estagiária em duas instituições, uma IPSS, na valência da educação do pré-escolar, com crianças de três anos, e a outra de caráter público na valência de 1º CEB, com alunos entre 8 e 10 anos. Deste modo, o estudo desenvolvido teve como enfoque as perspetivas teóricas das valências em questão, começando pela conceção do perfil do professor generalista, sendo especificado o perfil do educador e do professor do 1º CEB. Ainda neste contexto focamos a disciplina e indisciplina, sendo uma preocupação que mantivemos ao longo do trabalho, o modelo pedagógico do MEM, os métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo e interrogativo), bem como a gestão da sala de aula. Após estes temas será pertinente descrever as metodologias de investigação utilizadas – amostra, instrumentos, técnicas e procedimentos da recolha de dados. Um ponto fundamental deste relatório foi a leitura dos documentos das instituições e dos grupos em questão, o que permitiu as suas caraterizações. Será ainda referido a prática da estagiária evidenciando as diferentes etapas do processo: observação, planificação, intervenção e avaliação nos diferentes contextos. Por fim, serão realizadas as considerações finais, referindo a ação pedagógica da estagiária, a sua evolução a nível pessoal e profissional, relacionando a sua ação com as aprendizagens das crianças/alunos, assim como será indicado a importância do perfil escolhido para a nossa formação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-28T11:39:17Z
2015-02-01T00:00:00Z
2015-03-28T00:00:00Z
2015-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2094
TID:201390280
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2094
identifier_str_mv TID:201390280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623146389504