Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2094 |
Resumo: | O presente relatório reflete a intervenção da estagiária em duas instituições, uma IPSS, na valência da educação do pré-escolar, com crianças de três anos, e a outra de caráter público na valência de 1º CEB, com alunos entre 8 e 10 anos. Deste modo, o estudo desenvolvido teve como enfoque as perspetivas teóricas das valências em questão, começando pela conceção do perfil do professor generalista, sendo especificado o perfil do educador e do professor do 1º CEB. Ainda neste contexto focamos a disciplina e indisciplina, sendo uma preocupação que mantivemos ao longo do trabalho, o modelo pedagógico do MEM, os métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo e interrogativo), bem como a gestão da sala de aula. Após estes temas será pertinente descrever as metodologias de investigação utilizadas – amostra, instrumentos, técnicas e procedimentos da recolha de dados. Um ponto fundamental deste relatório foi a leitura dos documentos das instituições e dos grupos em questão, o que permitiu as suas caraterizações. Será ainda referido a prática da estagiária evidenciando as diferentes etapas do processo: observação, planificação, intervenção e avaliação nos diferentes contextos. Por fim, serão realizadas as considerações finais, referindo a ação pedagógica da estagiária, a sua evolução a nível pessoal e profissional, relacionando a sua ação com as aprendizagens das crianças/alunos, assim como será indicado a importância do perfil escolhido para a nossa formação. |
id |
RCAP_1f19e899474c6d9eeb4e110819899016 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2094 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoIndisciplinaMovimento da Escola moderna (MEM)Métodos pedagógicosGestão da sala de aulaO presente relatório reflete a intervenção da estagiária em duas instituições, uma IPSS, na valência da educação do pré-escolar, com crianças de três anos, e a outra de caráter público na valência de 1º CEB, com alunos entre 8 e 10 anos. Deste modo, o estudo desenvolvido teve como enfoque as perspetivas teóricas das valências em questão, começando pela conceção do perfil do professor generalista, sendo especificado o perfil do educador e do professor do 1º CEB. Ainda neste contexto focamos a disciplina e indisciplina, sendo uma preocupação que mantivemos ao longo do trabalho, o modelo pedagógico do MEM, os métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo e interrogativo), bem como a gestão da sala de aula. Após estes temas será pertinente descrever as metodologias de investigação utilizadas – amostra, instrumentos, técnicas e procedimentos da recolha de dados. Um ponto fundamental deste relatório foi a leitura dos documentos das instituições e dos grupos em questão, o que permitiu as suas caraterizações. Será ainda referido a prática da estagiária evidenciando as diferentes etapas do processo: observação, planificação, intervenção e avaliação nos diferentes contextos. Por fim, serão realizadas as considerações finais, referindo a ação pedagógica da estagiária, a sua evolução a nível pessoal e profissional, relacionando a sua ação com as aprendizagens das crianças/alunos, assim como será indicado a importância do perfil escolhido para a nossa formação.2015-03-28T11:39:17Z2015-02-01T00:00:00Z2015-03-28T00:00:00Z2015-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2094TID:201390280porMartins, Cátiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:52Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:56.425327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico Martins, Cátia Indisciplina Movimento da Escola moderna (MEM) Métodos pedagógicos Gestão da sala de aula |
title_short |
Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Martins, Cátia |
author_facet |
Martins, Cátia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Cátia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina Movimento da Escola moderna (MEM) Métodos pedagógicos Gestão da sala de aula |
topic |
Indisciplina Movimento da Escola moderna (MEM) Métodos pedagógicos Gestão da sala de aula |
description |
O presente relatório reflete a intervenção da estagiária em duas instituições, uma IPSS, na valência da educação do pré-escolar, com crianças de três anos, e a outra de caráter público na valência de 1º CEB, com alunos entre 8 e 10 anos. Deste modo, o estudo desenvolvido teve como enfoque as perspetivas teóricas das valências em questão, começando pela conceção do perfil do professor generalista, sendo especificado o perfil do educador e do professor do 1º CEB. Ainda neste contexto focamos a disciplina e indisciplina, sendo uma preocupação que mantivemos ao longo do trabalho, o modelo pedagógico do MEM, os métodos pedagógicos (expositivo, demonstrativo e interrogativo), bem como a gestão da sala de aula. Após estes temas será pertinente descrever as metodologias de investigação utilizadas – amostra, instrumentos, técnicas e procedimentos da recolha de dados. Um ponto fundamental deste relatório foi a leitura dos documentos das instituições e dos grupos em questão, o que permitiu as suas caraterizações. Será ainda referido a prática da estagiária evidenciando as diferentes etapas do processo: observação, planificação, intervenção e avaliação nos diferentes contextos. Por fim, serão realizadas as considerações finais, referindo a ação pedagógica da estagiária, a sua evolução a nível pessoal e profissional, relacionando a sua ação com as aprendizagens das crianças/alunos, assim como será indicado a importância do perfil escolhido para a nossa formação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-28T11:39:17Z 2015-02-01T00:00:00Z 2015-03-28T00:00:00Z 2015-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2094 TID:201390280 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2094 |
identifier_str_mv |
TID:201390280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131623146389504 |