(Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.34624/id.v5i2.4499 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4499 |
Resumo: | Traditionally associated with quantitative research, the use and mastery of diverse software is nowadays an indelible characteristic of the qualitative researcher. Anchored on the author’s experience within the context of the qualitative research developed during the preparation of her doctoral thesis, this paper addresses the set of metaphors, tools and skills forcing to (re)think the craft of the qualitative research at present times. By the end, we argue that the acronym CAQDAS must extend beyond a restricted meaning that associates it with specific software of processing and data analysis (such as Atlas.ti, MaxQda, NVivo or WebQda), to encompass a diverse set of tools aimed to help the qualitative researcher at different times and stages of research. Such evidence is developed here using the metaphor of a researcher that, besides being a “choreographer,” “maestro” and “bricoleur” is (should be) also a “geek” researcher. |
id |
RCAP_1f1d36aac1db7eb292305e1ea187f9a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/4499 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDASTraditionally associated with quantitative research, the use and mastery of diverse software is nowadays an indelible characteristic of the qualitative researcher. Anchored on the author’s experience within the context of the qualitative research developed during the preparation of her doctoral thesis, this paper addresses the set of metaphors, tools and skills forcing to (re)think the craft of the qualitative research at present times. By the end, we argue that the acronym CAQDAS must extend beyond a restricted meaning that associates it with specific software of processing and data analysis (such as Atlas.ti, MaxQda, NVivo or WebQda), to encompass a diverse set of tools aimed to help the qualitative researcher at different times and stages of research. Such evidence is developed here using the metaphor of a researcher that, besides being a “choreographer,” “maestro” and “bricoleur” is (should be) also a “geek” researcher.Tradicionalmente asociado a la investigación cuantitativa, el uso y dominio de software diverso es hoy en día una característica indeleble del investigador cualitativo. Anclado en la experiencia del autor en el contexto de la investigación cualitativa desarrollada durante la preparación de su tesis doctoral, este trabajo aborda el conjunto de metáforas, herramientas y habilidades obligando a (re) pensar el arte de la investigación cualitativa en los tiempos actuales. Al final, se argumenta que las siglas CAQDAS deben extenderse más allá de un significado que lo asocia con un software específico de análisis y procesamiento de datos (como Atlas.ti, MAXQDA, NVivo o WebQda), sino que abarca una amplia selección de herramientas destinadas a ayudar al investigador cualitativo en diferentes momentos y etapas de la investigación. Tal evidencia se desarrolla aquí desde la metáfora de un investigador que, además de ser un “coreógrafo”, “maestro” y “bricoleur” es (debe ser) también un investigador “geek”.Tradicionalmente associada à investigação quantitativa, a proficiência em software diversificado constitui na atualidade uma característica indelével do investigador qualitativo. A partir da experiência da autora no quadro da investigação qualitativa que desenvolveu com vista à elaboração da sua tese de doutoramento, este texto aborda o conjunto de metáforas, ferramentas e competências que obrigam a (re)pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje. No final, argumentamos que o acrónimo CAQDAS deve entender-se numa aceção plural que não apenas associado a software específico de tratamento e análise de dados (como o Atlas.ti, MaxQda, NVivo ou WebQda), mas que abarque um conjunto diverso de ferramentas destinadas a auxiliar o investigador qualitativo em diversos momentos e fases da investigação. Tal evidência é desenvolvida aqui a partir da metáfora de um investigador que para além de “coreógrafo”, “maestro” e “artesão” é (deve ser) também um investigador “geek”.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2013-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v5i2.4499https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4499Indagatio Didactica; Vol 5 No 2 (2013); 1118-1127Indagatio Didactica; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 1118-1127Indagatio Didactica; Vol. 5 No 2 (2013); 1118-1127Indagatio Didactica; vol. 5 n.º 2 (2013); 1118-11271647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4499https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4499/3413Costa, Rosalina Piscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:41Zoai:proa.ua.pt:article/4499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:11.223261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS |
title |
(Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS |
spellingShingle |
(Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS (Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS Costa, Rosalina Pisco Costa, Rosalina Pisco |
title_short |
(Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS |
title_full |
(Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS |
title_fullStr |
(Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS (Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS |
title_full_unstemmed |
(Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS (Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS |
title_sort |
(Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS |
author |
Costa, Rosalina Pisco |
author_facet |
Costa, Rosalina Pisco Costa, Rosalina Pisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rosalina Pisco |
description |
Traditionally associated with quantitative research, the use and mastery of diverse software is nowadays an indelible characteristic of the qualitative researcher. Anchored on the author’s experience within the context of the qualitative research developed during the preparation of her doctoral thesis, this paper addresses the set of metaphors, tools and skills forcing to (re)think the craft of the qualitative research at present times. By the end, we argue that the acronym CAQDAS must extend beyond a restricted meaning that associates it with specific software of processing and data analysis (such as Atlas.ti, MaxQda, NVivo or WebQda), to encompass a diverse set of tools aimed to help the qualitative researcher at different times and stages of research. Such evidence is developed here using the metaphor of a researcher that, besides being a “choreographer,” “maestro” and “bricoleur” is (should be) also a “geek” researcher. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4499 https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4499 |
url |
https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4499 https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4499/3413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Indagatio Didactica; Vol 5 No 2 (2013); 1118-1127 Indagatio Didactica; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 1118-1127 Indagatio Didactica; Vol. 5 No 2 (2013); 1118-1127 Indagatio Didactica; vol. 5 n.º 2 (2013); 1118-1127 1647-3582 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822243962414432256 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34624/id.v5i2.4499 |