(Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rosalina Pisco
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4499
Resumo: Traditionally associated with quantitative research, the use and mastery of diverse software is nowadays an indelible characteristic of the qualitative researcher. Anchored on the author’s experience within the context of the qualitative research developed during the preparation of her doctoral thesis, this paper addresses the set of metaphors, tools and skills forcing to (re)think the craft of the qualitative research at present times. By the end, we argue that the acronym CAQDAS must extend beyond a restricted meaning that associates it with specific software of processing and data analysis (such as Atlas.ti, MaxQda, NVivo or WebQda), to encompass a diverse set of tools aimed to help the qualitative researcher at different times and stages of research. Such evidence is developed here using the metaphor of a researcher that, besides being a “choreographer,” “maestro” and “bricoleur” is (should be) also a “geek” researcher.
id RCAP_1f1d36aac1db7eb292305e1ea187f9a7
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/4499
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDASTraditionally associated with quantitative research, the use and mastery of diverse software is nowadays an indelible characteristic of the qualitative researcher. Anchored on the author’s experience within the context of the qualitative research developed during the preparation of her doctoral thesis, this paper addresses the set of metaphors, tools and skills forcing to (re)think the craft of the qualitative research at present times. By the end, we argue that the acronym CAQDAS must extend beyond a restricted meaning that associates it with specific software of processing and data analysis (such as Atlas.ti, MaxQda, NVivo or WebQda), to encompass a diverse set of tools aimed to help the qualitative researcher at different times and stages of research. Such evidence is developed here using the metaphor of a researcher that, besides being a “choreographer,” “maestro” and “bricoleur” is (should be) also a “geek” researcher.Tradicionalmente asociado a la investigación cuantitativa, el uso y dominio de software diverso es hoy en día una característica indeleble del investigador cualitativo. Anclado en la experiencia del autor en el contexto de la investigación cualitativa desarrollada durante la preparación de su tesis doctoral, este trabajo aborda el conjunto de metáforas, herramientas y habilidades obligando a (re) pensar el arte de la investigación cualitativa en los tiempos actuales. Al final, se argumenta que las siglas CAQDAS deben extenderse más allá de un significado que lo asocia con un software específico de análisis y procesamiento de datos (como Atlas.ti, MAXQDA, NVivo o WebQda), sino que abarca una amplia selección de herramientas destinadas a ayudar al investigador cualitativo en diferentes momentos y etapas de la investigación. Tal evidencia se desarrolla aquí desde la metáfora de un investigador que, además de ser un “coreógrafo”, “maestro” y “bricoleur” es (debe ser) también un investigador “geek”.Tradicionalmente associada à investigação quantitativa, a proficiência em software diversificado constitui na atualidade uma característica indelével do investigador qualitativo. A partir da experiência da autora no quadro da investigação qualitativa que desenvolveu com vista à elaboração da sua tese de doutoramento, este texto aborda o conjunto de metáforas, ferramentas e competências que obrigam a (re)pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje. No final, argumentamos que o acrónimo CAQDAS deve entender-se numa aceção plural que não apenas associado a software específico de tratamento e análise de dados (como o Atlas.ti, MaxQda, NVivo ou WebQda), mas que abarque um conjunto diverso de ferramentas destinadas a auxiliar o investigador qualitativo em diversos momentos e fases da investigação. Tal evidência é desenvolvida aqui a partir da metáfora de um investigador que para além de “coreógrafo”, “maestro” e “artesão” é (deve ser) também um investigador “geek”.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2013-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v5i2.4499https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4499Indagatio Didactica; Vol 5 No 2 (2013); 1118-1127Indagatio Didactica; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 1118-1127Indagatio Didactica; Vol. 5 No 2 (2013); 1118-1127Indagatio Didactica; vol. 5 n.º 2 (2013); 1118-11271647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4499https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4499/3413Costa, Rosalina Piscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:41Zoai:proa.ua.pt:article/4499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:11.223261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS
title (Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS
spellingShingle (Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS
Costa, Rosalina Pisco
title_short (Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS
title_full (Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS
title_fullStr (Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS
title_full_unstemmed (Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS
title_sort (Re) pensar o ofício do investigador qualitativo, hoje: metáforas, ferramentas e competências em CAQDAS
author Costa, Rosalina Pisco
author_facet Costa, Rosalina Pisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rosalina Pisco
description Traditionally associated with quantitative research, the use and mastery of diverse software is nowadays an indelible characteristic of the qualitative researcher. Anchored on the author’s experience within the context of the qualitative research developed during the preparation of her doctoral thesis, this paper addresses the set of metaphors, tools and skills forcing to (re)think the craft of the qualitative research at present times. By the end, we argue that the acronym CAQDAS must extend beyond a restricted meaning that associates it with specific software of processing and data analysis (such as Atlas.ti, MaxQda, NVivo or WebQda), to encompass a diverse set of tools aimed to help the qualitative researcher at different times and stages of research. Such evidence is developed here using the metaphor of a researcher that, besides being a “choreographer,” “maestro” and “bricoleur” is (should be) also a “geek” researcher.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4499
https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4499
url https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4499
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4499/3413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 5 No 2 (2013); 1118-1127
Indagatio Didactica; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 1118-1127
Indagatio Didactica; Vol. 5 No 2 (2013); 1118-1127
Indagatio Didactica; vol. 5 n.º 2 (2013); 1118-1127
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133569901133824