A fantasia para piano solo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria de Menezes Falcão Gomes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17561
Resumo: A presente dissertação tem por objecto a Fantasia como forma de composição, procurando defini-la como género musical e enquadrando-a numa perspectiva de evolução histórica. Assim, é realizado um levantamento das Fantasias compostas para piano e outros instrumentos de tecla, pretendendo elaborar-se um catálogo de consulta deste género musical no repertório pianístico. Em particular, é feita uma pequena análise da Fantasia em Dó Maior de G. F. Händel, da Fantasia em Ré menor de W. A. Mozart, da Sonata quasi una Fantasia Op. 27 n.º 2 de L. van Beethoven, das Drei Fantasiestücke Op. 111 de R. Schumann e da Fantasia Baetica de M. de Falla. Estas obras integraram o programa do Recital Final de Mestrado em Performance Musical. Neste trabalho, constatamos que a génese da Fantasia remonta ao século XVI e acompanhamos o seu desenvolvimento até às Fantasias compostas sobretudo na Alemanha até finais do séc. XX.
id RCAP_1f29cc0075a8e54801d1db06f414e9e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17561
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A fantasia para piano soloDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação tem por objecto a Fantasia como forma de composição, procurando defini-la como género musical e enquadrando-a numa perspectiva de evolução histórica. Assim, é realizado um levantamento das Fantasias compostas para piano e outros instrumentos de tecla, pretendendo elaborar-se um catálogo de consulta deste género musical no repertório pianístico. Em particular, é feita uma pequena análise da Fantasia em Dó Maior de G. F. Händel, da Fantasia em Ré menor de W. A. Mozart, da Sonata quasi una Fantasia Op. 27 n.º 2 de L. van Beethoven, das Drei Fantasiestücke Op. 111 de R. Schumann e da Fantasia Baetica de M. de Falla. Estas obras integraram o programa do Recital Final de Mestrado em Performance Musical. Neste trabalho, constatamos que a génese da Fantasia remonta ao século XVI e acompanhamos o seu desenvolvimento até às Fantasias compostas sobretudo na Alemanha até finais do séc. XX.This dissertation aims to study the Fantasy as a form of composition, seeking to define it as a musical genre and framing it in a perspective of historical development. Thus, we created a list of Fantasies composed for piano and other keyboard instruments, intending to draw up a catalog of using this kind of music in piano repertoire. In particular, there is a brief analysis of the G. F. Handel's Fantasy in C Major, the D Minor W. A. Mozart's Fantasy, the Sonata quasi una Fantasia Op 27 n. 2 of L. van Beethoven, the R. Schumann's Drei Fantasiestücke Op. 111 and the Fantasia Baetica by M. de Falla. These works were part of the Final Recital program in Masters Musical Performance. In this work we found out that the genesis of Fantasy goes back to the sixteenth century and therefore we followed its development until the Fantasies composed mainly in Germany till the end of the 20th century.Ribeiro, Filipe PintoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMarques, Maria de Menezes Falcão Gomes2015-05-12T11:23:44Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17561porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-19T01:40:16Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:41.770369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A fantasia para piano solo
title A fantasia para piano solo
spellingShingle A fantasia para piano solo
Marques, Maria de Menezes Falcão Gomes
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A fantasia para piano solo
title_full A fantasia para piano solo
title_fullStr A fantasia para piano solo
title_full_unstemmed A fantasia para piano solo
title_sort A fantasia para piano solo
author Marques, Maria de Menezes Falcão Gomes
author_facet Marques, Maria de Menezes Falcão Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Filipe Pinto
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Maria de Menezes Falcão Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description A presente dissertação tem por objecto a Fantasia como forma de composição, procurando defini-la como género musical e enquadrando-a numa perspectiva de evolução histórica. Assim, é realizado um levantamento das Fantasias compostas para piano e outros instrumentos de tecla, pretendendo elaborar-se um catálogo de consulta deste género musical no repertório pianístico. Em particular, é feita uma pequena análise da Fantasia em Dó Maior de G. F. Händel, da Fantasia em Ré menor de W. A. Mozart, da Sonata quasi una Fantasia Op. 27 n.º 2 de L. van Beethoven, das Drei Fantasiestücke Op. 111 de R. Schumann e da Fantasia Baetica de M. de Falla. Estas obras integraram o programa do Recital Final de Mestrado em Performance Musical. Neste trabalho, constatamos que a génese da Fantasia remonta ao século XVI e acompanhamos o seu desenvolvimento até às Fantasias compostas sobretudo na Alemanha até finais do séc. XX.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-05-12T11:23:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17561
url http://hdl.handle.net/10400.14/17561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131825944133632