A fantasia para piano solo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17561 |
Resumo: | A presente dissertação tem por objecto a Fantasia como forma de composição, procurando defini-la como género musical e enquadrando-a numa perspectiva de evolução histórica. Assim, é realizado um levantamento das Fantasias compostas para piano e outros instrumentos de tecla, pretendendo elaborar-se um catálogo de consulta deste género musical no repertório pianístico. Em particular, é feita uma pequena análise da Fantasia em Dó Maior de G. F. Händel, da Fantasia em Ré menor de W. A. Mozart, da Sonata quasi una Fantasia Op. 27 n.º 2 de L. van Beethoven, das Drei Fantasiestücke Op. 111 de R. Schumann e da Fantasia Baetica de M. de Falla. Estas obras integraram o programa do Recital Final de Mestrado em Performance Musical. Neste trabalho, constatamos que a génese da Fantasia remonta ao século XVI e acompanhamos o seu desenvolvimento até às Fantasias compostas sobretudo na Alemanha até finais do séc. XX. |
id |
RCAP_1f29cc0075a8e54801d1db06f414e9e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17561 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A fantasia para piano soloDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação tem por objecto a Fantasia como forma de composição, procurando defini-la como género musical e enquadrando-a numa perspectiva de evolução histórica. Assim, é realizado um levantamento das Fantasias compostas para piano e outros instrumentos de tecla, pretendendo elaborar-se um catálogo de consulta deste género musical no repertório pianístico. Em particular, é feita uma pequena análise da Fantasia em Dó Maior de G. F. Händel, da Fantasia em Ré menor de W. A. Mozart, da Sonata quasi una Fantasia Op. 27 n.º 2 de L. van Beethoven, das Drei Fantasiestücke Op. 111 de R. Schumann e da Fantasia Baetica de M. de Falla. Estas obras integraram o programa do Recital Final de Mestrado em Performance Musical. Neste trabalho, constatamos que a génese da Fantasia remonta ao século XVI e acompanhamos o seu desenvolvimento até às Fantasias compostas sobretudo na Alemanha até finais do séc. XX.This dissertation aims to study the Fantasy as a form of composition, seeking to define it as a musical genre and framing it in a perspective of historical development. Thus, we created a list of Fantasies composed for piano and other keyboard instruments, intending to draw up a catalog of using this kind of music in piano repertoire. In particular, there is a brief analysis of the G. F. Handel's Fantasy in C Major, the D Minor W. A. Mozart's Fantasy, the Sonata quasi una Fantasia Op 27 n. 2 of L. van Beethoven, the R. Schumann's Drei Fantasiestücke Op. 111 and the Fantasia Baetica by M. de Falla. These works were part of the Final Recital program in Masters Musical Performance. In this work we found out that the genesis of Fantasy goes back to the sixteenth century and therefore we followed its development until the Fantasies composed mainly in Germany till the end of the 20th century.Ribeiro, Filipe PintoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMarques, Maria de Menezes Falcão Gomes2015-05-12T11:23:44Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17561porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-19T01:40:16Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:41.770369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A fantasia para piano solo |
title |
A fantasia para piano solo |
spellingShingle |
A fantasia para piano solo Marques, Maria de Menezes Falcão Gomes Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
A fantasia para piano solo |
title_full |
A fantasia para piano solo |
title_fullStr |
A fantasia para piano solo |
title_full_unstemmed |
A fantasia para piano solo |
title_sort |
A fantasia para piano solo |
author |
Marques, Maria de Menezes Falcão Gomes |
author_facet |
Marques, Maria de Menezes Falcão Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Filipe Pinto Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Maria de Menezes Falcão Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
A presente dissertação tem por objecto a Fantasia como forma de composição, procurando defini-la como género musical e enquadrando-a numa perspectiva de evolução histórica. Assim, é realizado um levantamento das Fantasias compostas para piano e outros instrumentos de tecla, pretendendo elaborar-se um catálogo de consulta deste género musical no repertório pianístico. Em particular, é feita uma pequena análise da Fantasia em Dó Maior de G. F. Händel, da Fantasia em Ré menor de W. A. Mozart, da Sonata quasi una Fantasia Op. 27 n.º 2 de L. van Beethoven, das Drei Fantasiestücke Op. 111 de R. Schumann e da Fantasia Baetica de M. de Falla. Estas obras integraram o programa do Recital Final de Mestrado em Performance Musical. Neste trabalho, constatamos que a génese da Fantasia remonta ao século XVI e acompanhamos o seu desenvolvimento até às Fantasias compostas sobretudo na Alemanha até finais do séc. XX. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2012-01-01T00:00:00Z 2015-05-12T11:23:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/17561 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/17561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131825944133632 |