O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Eduardo António Magalhães da Mota
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/12082
Resumo: A presente dissertação tem como finalidade dar um contributo para a estruturação, sistematização e clarificação de uma metodologia de ensino de piano em grupo em ambiente de laboratório de piano - Piano Teaching Lab - para os 1º e 2º graus do ensino vocacional da música. Partindo da sistematização da prática pedagógica do autor, que desde 1995 implementa esta modalidade de ensino de piano no Centro de Cultura Musical, e da revisão bibliográfica ambiciona-se contribuir para o esclarecimento desta problemática que, apesar de significativamente desenvolvida noutros países de entre os quais se destaca os Estados Unidos da América, só muito recentemente começou a ser divulgada em Portugal. Pretende-se assim analisar como esta tipologia de ensino constitui uma alternativa viável e vantajosa ao modelo tradicional, concretizado em aulas individuais, praticado nos conservatórios e escolas de ensino vocacional, no início da aprendizagem de piano. A sistematização de referências, recursos e atividades será assim alvo de estudo com a finalidade de aclarar procedimentos e expectativas. Este processo de construção do conhecimento visa evidenciar como um eficaz planeamento do ensino de piano em grupo resulta numa verdadeira evolução na pedagogia do ensino deste instrumento.
id RCAP_1cd84ce2f68e62d9cff1b4b13d5d8b98
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/12082
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º grausDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação tem como finalidade dar um contributo para a estruturação, sistematização e clarificação de uma metodologia de ensino de piano em grupo em ambiente de laboratório de piano - Piano Teaching Lab - para os 1º e 2º graus do ensino vocacional da música. Partindo da sistematização da prática pedagógica do autor, que desde 1995 implementa esta modalidade de ensino de piano no Centro de Cultura Musical, e da revisão bibliográfica ambiciona-se contribuir para o esclarecimento desta problemática que, apesar de significativamente desenvolvida noutros países de entre os quais se destaca os Estados Unidos da América, só muito recentemente começou a ser divulgada em Portugal. Pretende-se assim analisar como esta tipologia de ensino constitui uma alternativa viável e vantajosa ao modelo tradicional, concretizado em aulas individuais, praticado nos conservatórios e escolas de ensino vocacional, no início da aprendizagem de piano. A sistematização de referências, recursos e atividades será assim alvo de estudo com a finalidade de aclarar procedimentos e expectativas. Este processo de construção do conhecimento visa evidenciar como um eficaz planeamento do ensino de piano em grupo resulta numa verdadeira evolução na pedagogia do ensino deste instrumento.This dissertation aims to contribute to the structuring, organisation and clarification of a methodology for group piano teaching in a piano Teaching lab environment for the 1st and 2nd grades of vocational music teaching. Based on the systematisation of the pedagogical practice of the author, that since 1995 implements this method of piano teaching at the Centro de Cultura Musical, and the literature review one seeks to contribute to the enlightenment of this issue that, although significantly developed in other countries, among which stands out the United States of America, only recently began to be disclosed in Portugal. Therefore the goal is to analyse how this type of teaching is a viable and advantageous alternative to the traditional model, materialised in individual classes practiced in conservatories and schools of music, at the beginning of piano learning. The systematisation of references, resources and activities will therefore be subject of study in order to clarify procedures and expectations. This process of knowledge construction aims to show how an effective planning of teaching piano in groups results in a true evolution in the pedagogy of piano teaching.Lourenço, SofiaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRocha, Eduardo António Magalhães da Mota2013-07-24T07:57:26Z2012-04-102012-04-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/12082porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:16:37Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/12082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:09:51.924037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus
title O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus
spellingShingle O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus
Rocha, Eduardo António Magalhães da Mota
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus
title_full O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus
title_fullStr O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus
title_full_unstemmed O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus
title_sort O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus
author Rocha, Eduardo António Magalhães da Mota
author_facet Rocha, Eduardo António Magalhães da Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lourenço, Sofia
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Eduardo António Magalhães da Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description A presente dissertação tem como finalidade dar um contributo para a estruturação, sistematização e clarificação de uma metodologia de ensino de piano em grupo em ambiente de laboratório de piano - Piano Teaching Lab - para os 1º e 2º graus do ensino vocacional da música. Partindo da sistematização da prática pedagógica do autor, que desde 1995 implementa esta modalidade de ensino de piano no Centro de Cultura Musical, e da revisão bibliográfica ambiciona-se contribuir para o esclarecimento desta problemática que, apesar de significativamente desenvolvida noutros países de entre os quais se destaca os Estados Unidos da América, só muito recentemente começou a ser divulgada em Portugal. Pretende-se assim analisar como esta tipologia de ensino constitui uma alternativa viável e vantajosa ao modelo tradicional, concretizado em aulas individuais, praticado nos conservatórios e escolas de ensino vocacional, no início da aprendizagem de piano. A sistematização de referências, recursos e atividades será assim alvo de estudo com a finalidade de aclarar procedimentos e expectativas. Este processo de construção do conhecimento visa evidenciar como um eficaz planeamento do ensino de piano em grupo resulta numa verdadeira evolução na pedagogia do ensino deste instrumento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-10
2012-04-10T00:00:00Z
2013-07-24T07:57:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/12082
url http://hdl.handle.net/10400.14/12082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131771470610432