O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/12082 |
Resumo: | A presente dissertação tem como finalidade dar um contributo para a estruturação, sistematização e clarificação de uma metodologia de ensino de piano em grupo em ambiente de laboratório de piano - Piano Teaching Lab - para os 1º e 2º graus do ensino vocacional da música. Partindo da sistematização da prática pedagógica do autor, que desde 1995 implementa esta modalidade de ensino de piano no Centro de Cultura Musical, e da revisão bibliográfica ambiciona-se contribuir para o esclarecimento desta problemática que, apesar de significativamente desenvolvida noutros países de entre os quais se destaca os Estados Unidos da América, só muito recentemente começou a ser divulgada em Portugal. Pretende-se assim analisar como esta tipologia de ensino constitui uma alternativa viável e vantajosa ao modelo tradicional, concretizado em aulas individuais, praticado nos conservatórios e escolas de ensino vocacional, no início da aprendizagem de piano. A sistematização de referências, recursos e atividades será assim alvo de estudo com a finalidade de aclarar procedimentos e expectativas. Este processo de construção do conhecimento visa evidenciar como um eficaz planeamento do ensino de piano em grupo resulta numa verdadeira evolução na pedagogia do ensino deste instrumento. |
id |
RCAP_1cd84ce2f68e62d9cff1b4b13d5d8b98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/12082 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º grausDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação tem como finalidade dar um contributo para a estruturação, sistematização e clarificação de uma metodologia de ensino de piano em grupo em ambiente de laboratório de piano - Piano Teaching Lab - para os 1º e 2º graus do ensino vocacional da música. Partindo da sistematização da prática pedagógica do autor, que desde 1995 implementa esta modalidade de ensino de piano no Centro de Cultura Musical, e da revisão bibliográfica ambiciona-se contribuir para o esclarecimento desta problemática que, apesar de significativamente desenvolvida noutros países de entre os quais se destaca os Estados Unidos da América, só muito recentemente começou a ser divulgada em Portugal. Pretende-se assim analisar como esta tipologia de ensino constitui uma alternativa viável e vantajosa ao modelo tradicional, concretizado em aulas individuais, praticado nos conservatórios e escolas de ensino vocacional, no início da aprendizagem de piano. A sistematização de referências, recursos e atividades será assim alvo de estudo com a finalidade de aclarar procedimentos e expectativas. Este processo de construção do conhecimento visa evidenciar como um eficaz planeamento do ensino de piano em grupo resulta numa verdadeira evolução na pedagogia do ensino deste instrumento.This dissertation aims to contribute to the structuring, organisation and clarification of a methodology for group piano teaching in a piano Teaching lab environment for the 1st and 2nd grades of vocational music teaching. Based on the systematisation of the pedagogical practice of the author, that since 1995 implements this method of piano teaching at the Centro de Cultura Musical, and the literature review one seeks to contribute to the enlightenment of this issue that, although significantly developed in other countries, among which stands out the United States of America, only recently began to be disclosed in Portugal. Therefore the goal is to analyse how this type of teaching is a viable and advantageous alternative to the traditional model, materialised in individual classes practiced in conservatories and schools of music, at the beginning of piano learning. The systematisation of references, resources and activities will therefore be subject of study in order to clarify procedures and expectations. This process of knowledge construction aims to show how an effective planning of teaching piano in groups results in a true evolution in the pedagogy of piano teaching.Lourenço, SofiaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRocha, Eduardo António Magalhães da Mota2013-07-24T07:57:26Z2012-04-102012-04-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/12082porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:16:37Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/12082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:09:51.924037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus |
title |
O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus |
spellingShingle |
O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus Rocha, Eduardo António Magalhães da Mota Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus |
title_full |
O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus |
title_fullStr |
O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus |
title_full_unstemmed |
O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus |
title_sort |
O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º graus |
author |
Rocha, Eduardo António Magalhães da Mota |
author_facet |
Rocha, Eduardo António Magalhães da Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lourenço, Sofia Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Eduardo António Magalhães da Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
A presente dissertação tem como finalidade dar um contributo para a estruturação, sistematização e clarificação de uma metodologia de ensino de piano em grupo em ambiente de laboratório de piano - Piano Teaching Lab - para os 1º e 2º graus do ensino vocacional da música. Partindo da sistematização da prática pedagógica do autor, que desde 1995 implementa esta modalidade de ensino de piano no Centro de Cultura Musical, e da revisão bibliográfica ambiciona-se contribuir para o esclarecimento desta problemática que, apesar de significativamente desenvolvida noutros países de entre os quais se destaca os Estados Unidos da América, só muito recentemente começou a ser divulgada em Portugal. Pretende-se assim analisar como esta tipologia de ensino constitui uma alternativa viável e vantajosa ao modelo tradicional, concretizado em aulas individuais, praticado nos conservatórios e escolas de ensino vocacional, no início da aprendizagem de piano. A sistematização de referências, recursos e atividades será assim alvo de estudo com a finalidade de aclarar procedimentos e expectativas. Este processo de construção do conhecimento visa evidenciar como um eficaz planeamento do ensino de piano em grupo resulta numa verdadeira evolução na pedagogia do ensino deste instrumento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-10 2012-04-10T00:00:00Z 2013-07-24T07:57:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/12082 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/12082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131771470610432 |