Prática de ensino supervisionada : educação visual e tecnológica no 2º ciclo do Ensino Básico, 5º ano : Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Tortosendo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, João Paulo Teles
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1570
Resumo: A Prática de Ensino Supervisionada em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico é parte integrante do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica (EVT) no Ensino Básico, e decorreu, no ano letivo de 2011/2012, na Escola 2/3 de Tortosendo. Este estágio teve a supervisão do Doutor Helder Correia e da Professora Cooperante Cristina Rato, que assistiram às aulas lecionadas pelos professores estagiários, assim como supervisionaram algumas atividades curriculares e não curriculares incluídas no Plano Anual das Atividades programado para o referido ano letivo. A planificação das aulas teve por base o programa da disciplina de EVT para o 2º Ciclo do Ensino Básico, e o Plano Anual de Atividades, que incluía atividades como o Halloween, atividades de Natal, o Carnaval, a realização de um Peddy Paper, e as atividades encerramento de ano letivo. Nas aulas de Educação Visual e Tecnológica as unidades de trabalho abordadas foram: Método de Resolução de Problemas; Geometria; Estudo da Cor; A medida; Halloween; Carnaval. O relatório apresentado é composto por uma estrutura que inclui a introdução, três capítulos, a conclusão, a bibliografia e os anexos. No primeiro capítulo faz-se o enquadramento do trabalho realizado, justificando as aprendizagens didáticas e pedagógicas ao nível do 2º Ciclo do Ensino Básico, e da disciplina de Educação Visual e Tecnológica. O segundo capítulo consiste na caraterização da escola e da comunidade educativa onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. O terceiro capítulo é dedicado à descrição das atividades desenvolvidas no estágio pedagógico, incluindo as aulas lecionadas, as aulas assistidas, a observação de aulas e outras atividades extracurriculares desenvolvidas. No quarto capítulo apresenta-se a conclusão de todo o trabalho desenvolvido, assim como uma reflexão crítica e a sugestação de eventuais propostas de melhoria por parte do autor do relatório estágio pedagógico. Perspetivou-se uma formação dos curricula com uma componente educativa edificante e com a aplicação de práticas pedagógicas e didáticas múltiplas, contribuindo assim para um ensino mais abrangente e unificador do ser humano.
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