Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2242 |
Resumo: | O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira é apresentada uma reflexão sobre os estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2012/2013. Nesta reflexão encontram-se referenciadas a caracterização de cada contexto onde cada estágio ocorreu, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas como educadora de infância e como professora do 1º Ciclo do Ensino Básico pela mestranda, visando retratar e refletir acerca das experiências vivenciadas. A segunda parte do trabalho recai sobre o tema “planos e rotinas em creche”, tendo como objetivo verificar se a organização do ambiente educativo, mais concretamente no que respeita aos planos e rotinas, pode promover oportunidades de aprendizagem. A investigação teve como locus de estudo um berçário, uma sala de 1/2 anos e uma sala de 2/3 anos, de uma IPSS do concelho de Viseu. No berçário observaram-se duas auxiliares permanentes e uma auxiliar de apoio à refeição e à hora da sesta. Nas salas de creche, observou-se, em cada uma, uma educadora e uma auxiliar. As observações foram registadas numa folha de incidentes críticos, elaborada a partir do formulário de avaliação Program Quality Assessement – PQA (versão Creche) – Avaliação da Qualidade do Programa (versão adaptada). Os principais resultados demonstram que as rotinas educativas estão bem patentes na prática diária da creche, assumindo particular relevo na criação de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. |
id |
RCAP_1f37951b21e87987f6d16f7880e52ebb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2242 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em crecheCrecheOportunidades de aprendizagemPlanos e rotinas educativasQualidadeChildcareQuality learning opportunitiesEducational plans and routinesO presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira é apresentada uma reflexão sobre os estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2012/2013. Nesta reflexão encontram-se referenciadas a caracterização de cada contexto onde cada estágio ocorreu, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas como educadora de infância e como professora do 1º Ciclo do Ensino Básico pela mestranda, visando retratar e refletir acerca das experiências vivenciadas. A segunda parte do trabalho recai sobre o tema “planos e rotinas em creche”, tendo como objetivo verificar se a organização do ambiente educativo, mais concretamente no que respeita aos planos e rotinas, pode promover oportunidades de aprendizagem. A investigação teve como locus de estudo um berçário, uma sala de 1/2 anos e uma sala de 2/3 anos, de uma IPSS do concelho de Viseu. No berçário observaram-se duas auxiliares permanentes e uma auxiliar de apoio à refeição e à hora da sesta. Nas salas de creche, observou-se, em cada uma, uma educadora e uma auxiliar. As observações foram registadas numa folha de incidentes críticos, elaborada a partir do formulário de avaliação Program Quality Assessement – PQA (versão Creche) – Avaliação da Qualidade do Programa (versão adaptada). Os principais resultados demonstram que as rotinas educativas estão bem patentes na prática diária da creche, assumindo particular relevo na criação de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.The present report is divided into two parts. The first part is a reflexive assessment on the learning that occurred in context of supervised teaching practice in early childhood education and 1st cycle of basic education, in the academic year 2012/2013. In this reflection there are references to the characterizations of each context in which the supervised teaching practice occurred, as well as the analysis of learning developed as a early childhood teacher and as a teacher of the 1st cycle of basic education for master's degree, aiming to portray and to reflect on the experiences at each stage. The second part of the report is about " plans and educational routines in childcare: analysis of learning opportunities“, aiming to verify whether the organization of the educational environment in childcare, specifically in relation to plans and routines, can promote learning opportunities for children. The investigation took place in a nursery, in a room with 1/2 years old children and in a room with 2 /3 years old children, in an IPSS of the county of Viseu. In the nursery we observed two permanent assistants and a third assistant at meal and nap time. In the nursery rooms, an early childhood teacher and an assistant were observed, in each. The observations were recorded as critical incidents, in a schedule drawn from the evaluation form of the Program Quality Assessement - PQA (Creche version). The main results show that educational routines are evident in daily practice in childcare and they are particularly important in creating learning and development opportunities for children.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRibeiro, Esperança JalesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFernandes, Elisa Maria Couto Silva Cunha2014-09-10T14:02:12Z2014-072014-09-102014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2242TID:201215179porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:30Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:28.477604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche |
title |
Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche |
spellingShingle |
Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche Fernandes, Elisa Maria Couto Silva Cunha Creche Oportunidades de aprendizagem Planos e rotinas educativas Qualidade Childcare Quality learning opportunities Educational plans and routines |
title_short |
Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche |
title_full |
Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche |
title_fullStr |
Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche |
title_sort |
Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche |
author |
Fernandes, Elisa Maria Couto Silva Cunha |
author_facet |
Fernandes, Elisa Maria Couto Silva Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Esperança Jales Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Elisa Maria Couto Silva Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Oportunidades de aprendizagem Planos e rotinas educativas Qualidade Childcare Quality learning opportunities Educational plans and routines |
topic |
Creche Oportunidades de aprendizagem Planos e rotinas educativas Qualidade Childcare Quality learning opportunities Educational plans and routines |
description |
O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira é apresentada uma reflexão sobre os estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2012/2013. Nesta reflexão encontram-se referenciadas a caracterização de cada contexto onde cada estágio ocorreu, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas como educadora de infância e como professora do 1º Ciclo do Ensino Básico pela mestranda, visando retratar e refletir acerca das experiências vivenciadas. A segunda parte do trabalho recai sobre o tema “planos e rotinas em creche”, tendo como objetivo verificar se a organização do ambiente educativo, mais concretamente no que respeita aos planos e rotinas, pode promover oportunidades de aprendizagem. A investigação teve como locus de estudo um berçário, uma sala de 1/2 anos e uma sala de 2/3 anos, de uma IPSS do concelho de Viseu. No berçário observaram-se duas auxiliares permanentes e uma auxiliar de apoio à refeição e à hora da sesta. Nas salas de creche, observou-se, em cada uma, uma educadora e uma auxiliar. As observações foram registadas numa folha de incidentes críticos, elaborada a partir do formulário de avaliação Program Quality Assessement – PQA (versão Creche) – Avaliação da Qualidade do Programa (versão adaptada). Os principais resultados demonstram que as rotinas educativas estão bem patentes na prática diária da creche, assumindo particular relevo na criação de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-10T14:02:12Z 2014-07 2014-09-10 2014-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2242 TID:201215179 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2242 |
identifier_str_mv |
TID:201215179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130880571080704 |