Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Elisa Maria Couto Silva Cunha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2242
Resumo: O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira é apresentada uma reflexão sobre os estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2012/2013. Nesta reflexão encontram-se referenciadas a caracterização de cada contexto onde cada estágio ocorreu, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas como educadora de infância e como professora do 1º Ciclo do Ensino Básico pela mestranda, visando retratar e refletir acerca das experiências vivenciadas. A segunda parte do trabalho recai sobre o tema “planos e rotinas em creche”, tendo como objetivo verificar se a organização do ambiente educativo, mais concretamente no que respeita aos planos e rotinas, pode promover oportunidades de aprendizagem. A investigação teve como locus de estudo um berçário, uma sala de 1/2 anos e uma sala de 2/3 anos, de uma IPSS do concelho de Viseu. No berçário observaram-se duas auxiliares permanentes e uma auxiliar de apoio à refeição e à hora da sesta. Nas salas de creche, observou-se, em cada uma, uma educadora e uma auxiliar. As observações foram registadas numa folha de incidentes críticos, elaborada a partir do formulário de avaliação Program Quality Assessement – PQA (versão Creche) – Avaliação da Qualidade do Programa (versão adaptada). Os principais resultados demonstram que as rotinas educativas estão bem patentes na prática diária da creche, assumindo particular relevo na criação de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
id RCAP_1f37951b21e87987f6d16f7880e52ebb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em crecheCrecheOportunidades de aprendizagemPlanos e rotinas educativasQualidadeChildcareQuality learning opportunitiesEducational plans and routinesO presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira é apresentada uma reflexão sobre os estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2012/2013. Nesta reflexão encontram-se referenciadas a caracterização de cada contexto onde cada estágio ocorreu, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas como educadora de infância e como professora do 1º Ciclo do Ensino Básico pela mestranda, visando retratar e refletir acerca das experiências vivenciadas. A segunda parte do trabalho recai sobre o tema “planos e rotinas em creche”, tendo como objetivo verificar se a organização do ambiente educativo, mais concretamente no que respeita aos planos e rotinas, pode promover oportunidades de aprendizagem. A investigação teve como locus de estudo um berçário, uma sala de 1/2 anos e uma sala de 2/3 anos, de uma IPSS do concelho de Viseu. No berçário observaram-se duas auxiliares permanentes e uma auxiliar de apoio à refeição e à hora da sesta. Nas salas de creche, observou-se, em cada uma, uma educadora e uma auxiliar. As observações foram registadas numa folha de incidentes críticos, elaborada a partir do formulário de avaliação Program Quality Assessement – PQA (versão Creche) – Avaliação da Qualidade do Programa (versão adaptada). Os principais resultados demonstram que as rotinas educativas estão bem patentes na prática diária da creche, assumindo particular relevo na criação de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.The present report is divided into two parts. The first part is a reflexive assessment on the learning that occurred in context of supervised teaching practice in early childhood education and 1st cycle of basic education, in the academic year 2012/2013. In this reflection there are references to the characterizations of each context in which the supervised teaching practice occurred, as well as the analysis of learning developed as a early childhood teacher and as a teacher of the 1st cycle of basic education for master's degree, aiming to portray and to reflect on the experiences at each stage. The second part of the report is about " plans and educational routines in childcare: analysis of learning opportunities“, aiming to verify whether the organization of the educational environment in childcare, specifically in relation to plans and routines, can promote learning opportunities for children. The investigation took place in a nursery, in a room with 1/2 years old children and in a room with 2 /3 years old children, in an IPSS of the county of Viseu. In the nursery we observed two permanent assistants and a third assistant at meal and nap time. In the nursery rooms, an early childhood teacher and an assistant were observed, in each. The observations were recorded as critical incidents, in a schedule drawn from the evaluation form of the Program Quality Assessement - PQA (Creche version). The main results show that educational routines are evident in daily practice in childcare and they are particularly important in creating learning and development opportunities for children.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRibeiro, Esperança JalesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFernandes, Elisa Maria Couto Silva Cunha2014-09-10T14:02:12Z2014-072014-09-102014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2242TID:201215179porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:30Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:28.477604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche
title Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche
spellingShingle Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche
Fernandes, Elisa Maria Couto Silva Cunha
Creche
Oportunidades de aprendizagem
Planos e rotinas educativas
Qualidade
Childcare
Quality learning opportunities
Educational plans and routines
title_short Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche
title_full Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche
title_fullStr Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche
title_full_unstemmed Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche
title_sort Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo nos planos e rotinas em creche
author Fernandes, Elisa Maria Couto Silva Cunha
author_facet Fernandes, Elisa Maria Couto Silva Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Esperança Jales
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Elisa Maria Couto Silva Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Oportunidades de aprendizagem
Planos e rotinas educativas
Qualidade
Childcare
Quality learning opportunities
Educational plans and routines
topic Creche
Oportunidades de aprendizagem
Planos e rotinas educativas
Qualidade
Childcare
Quality learning opportunities
Educational plans and routines
description O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira é apresentada uma reflexão sobre os estágios que ocorreram na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2012/2013. Nesta reflexão encontram-se referenciadas a caracterização de cada contexto onde cada estágio ocorreu, bem como a análise das aprendizagens desenvolvidas como educadora de infância e como professora do 1º Ciclo do Ensino Básico pela mestranda, visando retratar e refletir acerca das experiências vivenciadas. A segunda parte do trabalho recai sobre o tema “planos e rotinas em creche”, tendo como objetivo verificar se a organização do ambiente educativo, mais concretamente no que respeita aos planos e rotinas, pode promover oportunidades de aprendizagem. A investigação teve como locus de estudo um berçário, uma sala de 1/2 anos e uma sala de 2/3 anos, de uma IPSS do concelho de Viseu. No berçário observaram-se duas auxiliares permanentes e uma auxiliar de apoio à refeição e à hora da sesta. Nas salas de creche, observou-se, em cada uma, uma educadora e uma auxiliar. As observações foram registadas numa folha de incidentes críticos, elaborada a partir do formulário de avaliação Program Quality Assessement – PQA (versão Creche) – Avaliação da Qualidade do Programa (versão adaptada). Os principais resultados demonstram que as rotinas educativas estão bem patentes na prática diária da creche, assumindo particular relevo na criação de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-10T14:02:12Z
2014-07
2014-09-10
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2242
TID:201215179
url http://hdl.handle.net/10400.19/2242
identifier_str_mv TID:201215179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130880571080704