O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Alexandra Vilhena
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33369
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta um estudo transversal aos dois contextos de estágio, creche e jardim de infância, realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio em Educação de Infância I, II e III durante quatro momentos de estágio, dois em cada contexto. O estudo intitulado “O Nosso Dia a Dia – Rotina e Rotinas na Creche e no Jardim de Infância” tem como objetivo compreender de que forma é que as educadoras cooperantes organizavam a rotina e rotinas das suas salas, de que forma promoviam uma rotina estável e flexível em creche e jardim de infância e desenvolver estratégias que futuramente me permitam gerir a rotina e rotinas de uma sala de educação de infância de forma a promover uma rotina estável e flexível adequada às necessidades e interesses das crianças. Foi, a partir dos objetivos anteriormente mencionados, que procurei responder à questão de investigação: “Como promover uma rotina estável e flexível em Creche e Jardim de Infância?”. A metodologia de investigação utilizada na realização desta investigação foi o paradigma interpretativo, a investigação qualitativa e a investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha de informação no desenvolvimento da investigação recorri à observação, às notas de campo, à fotografia e a entrevistas às educadoras cooperantes. A partir das técnicas e instrumentos selecionados, foram descritas e analisadas as observações e as intervenções realizadas mobilizando as conceções das educadoras cooperantes obtidas através das entrevistas. O processo da investigação, durante e após os estágios, permitiu-me compreender a importância da organização da rotina e rotinas, sendo fundamental adequar a rotina ao grupo de crianças através de uma rotina estável que lhes promova segurança e autonomia e de uma rotina flexível que respeite as necessidades e os interesses de cada criança.
id RCAP_7514d524e9458037eb4858174db6b85d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33369
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infânciaEducação de infânciaTempoRotinaRotinasEstabilidadeFlexibilidadeGestão do currículoCrecheJardim de infânciaChildhood educationTimeRoutineRoutinesStabilityFlexibilityCurriculum managementNurseryKindergartenO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta um estudo transversal aos dois contextos de estágio, creche e jardim de infância, realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio em Educação de Infância I, II e III durante quatro momentos de estágio, dois em cada contexto. O estudo intitulado “O Nosso Dia a Dia – Rotina e Rotinas na Creche e no Jardim de Infância” tem como objetivo compreender de que forma é que as educadoras cooperantes organizavam a rotina e rotinas das suas salas, de que forma promoviam uma rotina estável e flexível em creche e jardim de infância e desenvolver estratégias que futuramente me permitam gerir a rotina e rotinas de uma sala de educação de infância de forma a promover uma rotina estável e flexível adequada às necessidades e interesses das crianças. Foi, a partir dos objetivos anteriormente mencionados, que procurei responder à questão de investigação: “Como promover uma rotina estável e flexível em Creche e Jardim de Infância?”. A metodologia de investigação utilizada na realização desta investigação foi o paradigma interpretativo, a investigação qualitativa e a investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha de informação no desenvolvimento da investigação recorri à observação, às notas de campo, à fotografia e a entrevistas às educadoras cooperantes. A partir das técnicas e instrumentos selecionados, foram descritas e analisadas as observações e as intervenções realizadas mobilizando as conceções das educadoras cooperantes obtidas através das entrevistas. O processo da investigação, durante e após os estágios, permitiu-me compreender a importância da organização da rotina e rotinas, sendo fundamental adequar a rotina ao grupo de crianças através de uma rotina estável que lhes promova segurança e autonomia e de uma rotina flexível que respeite as necessidades e os interesses de cada criança.This report was developed within the scope of a Masters Degree in Pre-School Education, present a cross-sectional study of the two contexts of internship, daycare and kindergarten, carried out under the Curricular Unit Internship in Early Childhood Education I, II and III during four stages of internship, two in each context. The study entitled “Our Daily Life - Routine and Routines in Daycare and Kindergarten” has aims to understand how the cooperating educators organized the routine and routines of their rooms, how they promoted a stable and flexible routine in the daycare center and kindergarten and develop strategies that will allow me in the future to manage the routine and routines of a room for early childhood education activities in order to promote a stable and flexible routine appropriate to the needs and interests of children. It was based on the objectives mentioned above that I tried to answer the research question: "How to promote a stable and flexible routine in Nursery and Kindergarten?". The research methodology used in carrying out this investigation was the interpretive paradigm, qualitative research and action research. As techniques and tools for gathering information in the development of research I used observation, field notes, photography and interviews with cooperating educators. Based on the techniques and instruments selected, the observations and interventions carried out, mobilizing the conceptions of the cooperating educators obtained through interviews, were described and analyzed. The investigation process, during and after the internships, allowed me to understand the importance of organizing the routine and routines, being essential to adapt the routine to the group of children through a stable routine that promotes safety and autonomy and a flexible routine that respect the needs and interests of each child.Figueira, Sofia Gago da Silva CorrêaRepositório ComumGonçalves, Alexandra Vilhena2020-09-21T13:34:55Z2020-072020-092020-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33369TID:202579468porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:28.989708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância
title O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância
spellingShingle O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância
Gonçalves, Alexandra Vilhena
Educação de infância
Tempo
Rotina
Rotinas
Estabilidade
Flexibilidade
Gestão do currículo
Creche
Jardim de infância
Childhood education
Time
Routine
Routines
Stability
Flexibility
Curriculum management
Nursery
Kindergarten
title_short O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância
title_full O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância
title_fullStr O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância
title_full_unstemmed O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância
title_sort O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância
author Gonçalves, Alexandra Vilhena
author_facet Gonçalves, Alexandra Vilhena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueira, Sofia Gago da Silva Corrêa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Alexandra Vilhena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Tempo
Rotina
Rotinas
Estabilidade
Flexibilidade
Gestão do currículo
Creche
Jardim de infância
Childhood education
Time
Routine
Routines
Stability
Flexibility
Curriculum management
Nursery
Kindergarten
topic Educação de infância
Tempo
Rotina
Rotinas
Estabilidade
Flexibilidade
Gestão do currículo
Creche
Jardim de infância
Childhood education
Time
Routine
Routines
Stability
Flexibility
Curriculum management
Nursery
Kindergarten
description O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta um estudo transversal aos dois contextos de estágio, creche e jardim de infância, realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio em Educação de Infância I, II e III durante quatro momentos de estágio, dois em cada contexto. O estudo intitulado “O Nosso Dia a Dia – Rotina e Rotinas na Creche e no Jardim de Infância” tem como objetivo compreender de que forma é que as educadoras cooperantes organizavam a rotina e rotinas das suas salas, de que forma promoviam uma rotina estável e flexível em creche e jardim de infância e desenvolver estratégias que futuramente me permitam gerir a rotina e rotinas de uma sala de educação de infância de forma a promover uma rotina estável e flexível adequada às necessidades e interesses das crianças. Foi, a partir dos objetivos anteriormente mencionados, que procurei responder à questão de investigação: “Como promover uma rotina estável e flexível em Creche e Jardim de Infância?”. A metodologia de investigação utilizada na realização desta investigação foi o paradigma interpretativo, a investigação qualitativa e a investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha de informação no desenvolvimento da investigação recorri à observação, às notas de campo, à fotografia e a entrevistas às educadoras cooperantes. A partir das técnicas e instrumentos selecionados, foram descritas e analisadas as observações e as intervenções realizadas mobilizando as conceções das educadoras cooperantes obtidas através das entrevistas. O processo da investigação, durante e após os estágios, permitiu-me compreender a importância da organização da rotina e rotinas, sendo fundamental adequar a rotina ao grupo de crianças através de uma rotina estável que lhes promova segurança e autonomia e de uma rotina flexível que respeite as necessidades e os interesses de cada criança.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21T13:34:55Z
2020-07
2020-09
2020-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/33369
TID:202579468
url http://hdl.handle.net/10400.26/33369
identifier_str_mv TID:202579468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135382417178624