O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/33369 |
Resumo: | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta um estudo transversal aos dois contextos de estágio, creche e jardim de infância, realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio em Educação de Infância I, II e III durante quatro momentos de estágio, dois em cada contexto. O estudo intitulado “O Nosso Dia a Dia – Rotina e Rotinas na Creche e no Jardim de Infância” tem como objetivo compreender de que forma é que as educadoras cooperantes organizavam a rotina e rotinas das suas salas, de que forma promoviam uma rotina estável e flexível em creche e jardim de infância e desenvolver estratégias que futuramente me permitam gerir a rotina e rotinas de uma sala de educação de infância de forma a promover uma rotina estável e flexível adequada às necessidades e interesses das crianças. Foi, a partir dos objetivos anteriormente mencionados, que procurei responder à questão de investigação: “Como promover uma rotina estável e flexível em Creche e Jardim de Infância?”. A metodologia de investigação utilizada na realização desta investigação foi o paradigma interpretativo, a investigação qualitativa e a investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha de informação no desenvolvimento da investigação recorri à observação, às notas de campo, à fotografia e a entrevistas às educadoras cooperantes. A partir das técnicas e instrumentos selecionados, foram descritas e analisadas as observações e as intervenções realizadas mobilizando as conceções das educadoras cooperantes obtidas através das entrevistas. O processo da investigação, durante e após os estágios, permitiu-me compreender a importância da organização da rotina e rotinas, sendo fundamental adequar a rotina ao grupo de crianças através de uma rotina estável que lhes promova segurança e autonomia e de uma rotina flexível que respeite as necessidades e os interesses de cada criança. |
id |
RCAP_7514d524e9458037eb4858174db6b85d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33369 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infânciaEducação de infânciaTempoRotinaRotinasEstabilidadeFlexibilidadeGestão do currículoCrecheJardim de infânciaChildhood educationTimeRoutineRoutinesStabilityFlexibilityCurriculum managementNurseryKindergartenO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta um estudo transversal aos dois contextos de estágio, creche e jardim de infância, realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio em Educação de Infância I, II e III durante quatro momentos de estágio, dois em cada contexto. O estudo intitulado “O Nosso Dia a Dia – Rotina e Rotinas na Creche e no Jardim de Infância” tem como objetivo compreender de que forma é que as educadoras cooperantes organizavam a rotina e rotinas das suas salas, de que forma promoviam uma rotina estável e flexível em creche e jardim de infância e desenvolver estratégias que futuramente me permitam gerir a rotina e rotinas de uma sala de educação de infância de forma a promover uma rotina estável e flexível adequada às necessidades e interesses das crianças. Foi, a partir dos objetivos anteriormente mencionados, que procurei responder à questão de investigação: “Como promover uma rotina estável e flexível em Creche e Jardim de Infância?”. A metodologia de investigação utilizada na realização desta investigação foi o paradigma interpretativo, a investigação qualitativa e a investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha de informação no desenvolvimento da investigação recorri à observação, às notas de campo, à fotografia e a entrevistas às educadoras cooperantes. A partir das técnicas e instrumentos selecionados, foram descritas e analisadas as observações e as intervenções realizadas mobilizando as conceções das educadoras cooperantes obtidas através das entrevistas. O processo da investigação, durante e após os estágios, permitiu-me compreender a importância da organização da rotina e rotinas, sendo fundamental adequar a rotina ao grupo de crianças através de uma rotina estável que lhes promova segurança e autonomia e de uma rotina flexível que respeite as necessidades e os interesses de cada criança.This report was developed within the scope of a Masters Degree in Pre-School Education, present a cross-sectional study of the two contexts of internship, daycare and kindergarten, carried out under the Curricular Unit Internship in Early Childhood Education I, II and III during four stages of internship, two in each context. The study entitled “Our Daily Life - Routine and Routines in Daycare and Kindergarten” has aims to understand how the cooperating educators organized the routine and routines of their rooms, how they promoted a stable and flexible routine in the daycare center and kindergarten and develop strategies that will allow me in the future to manage the routine and routines of a room for early childhood education activities in order to promote a stable and flexible routine appropriate to the needs and interests of children. It was based on the objectives mentioned above that I tried to answer the research question: "How to promote a stable and flexible routine in Nursery and Kindergarten?". The research methodology used in carrying out this investigation was the interpretive paradigm, qualitative research and action research. As techniques and tools for gathering information in the development of research I used observation, field notes, photography and interviews with cooperating educators. Based on the techniques and instruments selected, the observations and interventions carried out, mobilizing the conceptions of the cooperating educators obtained through interviews, were described and analyzed. The investigation process, during and after the internships, allowed me to understand the importance of organizing the routine and routines, being essential to adapt the routine to the group of children through a stable routine that promotes safety and autonomy and a flexible routine that respect the needs and interests of each child.Figueira, Sofia Gago da Silva CorrêaRepositório ComumGonçalves, Alexandra Vilhena2020-09-21T13:34:55Z2020-072020-092020-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33369TID:202579468porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:28.989708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância |
title |
O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância |
spellingShingle |
O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância Gonçalves, Alexandra Vilhena Educação de infância Tempo Rotina Rotinas Estabilidade Flexibilidade Gestão do currículo Creche Jardim de infância Childhood education Time Routine Routines Stability Flexibility Curriculum management Nursery Kindergarten |
title_short |
O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância |
title_full |
O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância |
title_fullStr |
O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância |
title_full_unstemmed |
O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância |
title_sort |
O nosso dia a dia: rotina e rotinas na creche e no jardim de infância |
author |
Gonçalves, Alexandra Vilhena |
author_facet |
Gonçalves, Alexandra Vilhena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueira, Sofia Gago da Silva Corrêa Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Alexandra Vilhena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância Tempo Rotina Rotinas Estabilidade Flexibilidade Gestão do currículo Creche Jardim de infância Childhood education Time Routine Routines Stability Flexibility Curriculum management Nursery Kindergarten |
topic |
Educação de infância Tempo Rotina Rotinas Estabilidade Flexibilidade Gestão do currículo Creche Jardim de infância Childhood education Time Routine Routines Stability Flexibility Curriculum management Nursery Kindergarten |
description |
O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta um estudo transversal aos dois contextos de estágio, creche e jardim de infância, realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio em Educação de Infância I, II e III durante quatro momentos de estágio, dois em cada contexto. O estudo intitulado “O Nosso Dia a Dia – Rotina e Rotinas na Creche e no Jardim de Infância” tem como objetivo compreender de que forma é que as educadoras cooperantes organizavam a rotina e rotinas das suas salas, de que forma promoviam uma rotina estável e flexível em creche e jardim de infância e desenvolver estratégias que futuramente me permitam gerir a rotina e rotinas de uma sala de educação de infância de forma a promover uma rotina estável e flexível adequada às necessidades e interesses das crianças. Foi, a partir dos objetivos anteriormente mencionados, que procurei responder à questão de investigação: “Como promover uma rotina estável e flexível em Creche e Jardim de Infância?”. A metodologia de investigação utilizada na realização desta investigação foi o paradigma interpretativo, a investigação qualitativa e a investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha de informação no desenvolvimento da investigação recorri à observação, às notas de campo, à fotografia e a entrevistas às educadoras cooperantes. A partir das técnicas e instrumentos selecionados, foram descritas e analisadas as observações e as intervenções realizadas mobilizando as conceções das educadoras cooperantes obtidas através das entrevistas. O processo da investigação, durante e após os estágios, permitiu-me compreender a importância da organização da rotina e rotinas, sendo fundamental adequar a rotina ao grupo de crianças através de uma rotina estável que lhes promova segurança e autonomia e de uma rotina flexível que respeite as necessidades e os interesses de cada criança. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-21T13:34:55Z 2020-07 2020-09 2020-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/33369 TID:202579468 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/33369 |
identifier_str_mv |
TID:202579468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135382417178624 |