Razões da motivação e abandono da prática da natação na perspectiva dos nadadores e treinadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2285 |
Resumo: | A presente tese tem como primeiro objectivo estudar as razões de motivação e abandono da modalidade de natação de um grupo de nadadores e ex-nadadores das categorias de Juvenis, Juniores e Seniores. O segundo objectivo é analisar se a percepção dos treinadores sobre as razões de motivação para a prática da natação, bem como as razões de abandono, são coincidentes com as razões apontadas pelos nadadores e ex-nadadores. A investigação foi organizada em três estudos. O primeiro diz respeito às razões que motivam os nadadores das categorias de Juvenis, Juniores e Seniores para a prática da natação. Foi aplicado o “Oregon Swimming Questionaire” de Brodkin & Weiss (1990) e feita uma análise factorial, de onde se extraíram quatro factores: Saúde; Status Social/Influência de Outrem; Competição e Cooperação/Diversão. Através da aplicação do teste Kruskal-Wallis, foram encontradas diferenças significativas em algumas razões que motivam as três categorias de nadadores. O segundo estudo trata as razões de abandono de ex-nadadores das categorias de Juvenis, Juniores e Seniores. Foi aplicado um questionário adaptado de Gould et al. (1982), Costa (2008) e Matos & Cruz (1997) e utilizado o teste de Kruskal-Wallis. Foram encontradas diferenças significativas em algumas razões que levaram os ex-nadadores das três categorias a abandonar a natação. Por último, o terceiro estudo tem como finalidade estudar se a percepção dos treinadores sobre as razões de motivação e abandono coincide com as razões indicadas pelos nadadores e ex-nadadores das categorias de Juvenis, Juniores e Seniores. Foi aplicado o “Oregon Swimming Questionaire” de Brodkin & Weiss (1990) para o estudo das motivações e utilizado o teste Mann-Whitney. Para o estudo das razões de abandono foi aplicado um questionário adaptado de Gould et al. (1982), Costa (2008) e Matos & Cruz (1997) e aplicados os testes t e Mann-Whitney. Foram identificadas diferenças significativas entre as respostas dadas pelos treinadores e pelos nadadores e ex-nadadores. Concluímos que a identificação das razões de motivação e do abandono dos nadadores e ex-nadadores devem ser estudadas pelos agentes interventivos dos clubes (treinadores e gestores), de forma a melhorarem a retenção dos desportistas na prática da modalidade e promoverem a melhoria da qualidade dos seus serviços. |
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Razões da motivação e abandono da prática da natação na perspectiva dos nadadores e treinadoresNataçãoTreino desportivoA presente tese tem como primeiro objectivo estudar as razões de motivação e abandono da modalidade de natação de um grupo de nadadores e ex-nadadores das categorias de Juvenis, Juniores e Seniores. O segundo objectivo é analisar se a percepção dos treinadores sobre as razões de motivação para a prática da natação, bem como as razões de abandono, são coincidentes com as razões apontadas pelos nadadores e ex-nadadores. A investigação foi organizada em três estudos. O primeiro diz respeito às razões que motivam os nadadores das categorias de Juvenis, Juniores e Seniores para a prática da natação. Foi aplicado o “Oregon Swimming Questionaire” de Brodkin & Weiss (1990) e feita uma análise factorial, de onde se extraíram quatro factores: Saúde; Status Social/Influência de Outrem; Competição e Cooperação/Diversão. Através da aplicação do teste Kruskal-Wallis, foram encontradas diferenças significativas em algumas razões que motivam as três categorias de nadadores. O segundo estudo trata as razões de abandono de ex-nadadores das categorias de Juvenis, Juniores e Seniores. Foi aplicado um questionário adaptado de Gould et al. (1982), Costa (2008) e Matos & Cruz (1997) e utilizado o teste de Kruskal-Wallis. Foram encontradas diferenças significativas em algumas razões que levaram os ex-nadadores das três categorias a abandonar a natação. Por último, o terceiro estudo tem como finalidade estudar se a percepção dos treinadores sobre as razões de motivação e abandono coincide com as razões indicadas pelos nadadores e ex-nadadores das categorias de Juvenis, Juniores e Seniores. Foi aplicado o “Oregon Swimming Questionaire” de Brodkin & Weiss (1990) para o estudo das motivações e utilizado o teste Mann-Whitney. Para o estudo das razões de abandono foi aplicado um questionário adaptado de Gould et al. (1982), Costa (2008) e Matos & Cruz (1997) e aplicados os testes t e Mann-Whitney. Foram identificadas diferenças significativas entre as respostas dadas pelos treinadores e pelos nadadores e ex-nadadores. Concluímos que a identificação das razões de motivação e do abandono dos nadadores e ex-nadadores devem ser estudadas pelos agentes interventivos dos clubes (treinadores e gestores), de forma a melhorarem a retenção dos desportistas na prática da modalidade e promoverem a melhoria da qualidade dos seus serviços.The main objective of the thesis is to study the reasons for motivation and drop out for swimming as a sport of a group of swimmers and ex-swimmers, respectively, in the juvenile, junior and senior categories. The secondary objective is to analyse if the perception of coaches on the motivational reasons for the practice of swimming, as well as the reasons for dropping-out, are coincident with those advanced by the swimmers and ex-swimmers. The research project was organised in three studies. The first is about the motivational reasons for the practice of swimming by the juvenile, junior and senior categories. The ‘Oregon Swimming Questionnaire’ de Brodkin & Weiss (1990) was administered and a factorial analysis undertaken. Four factors were extracted: Health; Social Status/ Influence of a Third Party; Competition; and Cooperation/ Entertainment. By applying the Kruskal-Wallis test, significant differences were found for the motivation of the three categories of swimmers. The second study is about the reasons for dropping out given by the ex-swimmers of the three categories. A questionnaire, adapted from Gould et al. (1982), Costa (2008) and Matos & Cruz (1997), was administered. The Kruskal-Wallis test was again used and significant differences were found for some of the reasons given by ex-swimmers from different categories for dropping out of the sport. Finally, the third study was undertaken to find out if the perception of coaches on the reasons for motivation and drop out coincide with the reasons given by swimmers and exswimmers in the different categories. The ‘Oregon Swimming Questionnaire’ de Brodkin & Weiss (1990) was used for the study of motivation. The results were analysed by using the Mann-Whitney test. For the study of the reasons for dropping out, a questionnaire was developed by adapting those of Gould et al. (1982), Costa (2008) and Matos & Cruz (1997). The results were analysed using tand Mann-Whitney tests. Significant differences were found between the answers given by the coaches and those given by the swimmers and ex-swimmers. The thesis ends by concluding that the identification of the reasons for motivation and for dropping out by swimmers and exswimmers, respectively, should be better studied by those engaged in the sport clubs, such as coaches and managers, in order to improve the retention of athletes and to promote the quality improvement of their services.Miragaia, Dina Alexandra MarquesuBibliorumCrespo, Jorge António Figueiredo2014-09-17T09:01:36Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:14Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:59.195566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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