Dinâmicas identitárias docentes em contextos de globalização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/14498 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) |
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Dinâmicas identitárias docentes em contextos de globalização371.12Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)Esta dissertação procura explorar as representações e experiências de um conjunto de professores, tentando compreender os seus referenciais de sentido e de identidade inseridos em diferentes contextos marcados pela globalização. Acreditando que a construção da identidade profissional é fortemente condicionada pela especificidade dos contextos em que actuamos, incidimos o nosso estudo nos processos identitários de um grupo de professores, do ensino público, de uma escola secundária do norte do país. Participaram, nesta investigação, nove docentes, de diversos níveis etários e distintas áreas curriculares que, num dado momento da sua vida, decidiram enveredar pelos “caminhos do ensino”, construindo aí, os seus percursos profissionais e identitários. No que concerne à metodologia utilizada, optámos por uma abordagem que se enquadra no paradigma qualitativo de investigação, utilizando a modalidade de entrevista semi-estruturada, mediante um registo exploratório de índole descritiva. A análise das entrevistas foi sujeita a um processo de categorização emergente, tendo como base um conjunto de dimensões definidas à priori. Os resultados desta investigação permitem-nos dizer que os diversos contextos em que os professores trabalham são decisivos na forma como estão na profissão e constroem a sua identidade profissional. Os professores acreditam que, não obstante dificuldades e tarefas que têm vindo a aumentar a complexidade do papel que desempenham na escola, a par de constrangimentos a nível de tempo e de recursos, vale a pena continuar a assumir um compromisso com os alunos e o ensino em geral. Conscientes de que a identidade profissional é única e particular e, por isso, profundamente idiossincrática, estes professores apresentam percepções e experiências semelhantes entre si que nos permitem falar de identidades marcadas por traços que se cruzam. Os participantes neste estudo definem-se como profissionais atentos e dedicados não só relativamente a questões de natureza profissional mas também a todo um conjunto de aspectos relacionados com o bem-estar social, físico e emocional dos seus alunos, dando especial ênfase à sua formação integral enquanto indivíduos. Concluímos que a docência é uma profissão com uma forte componente emocional e afectiva, apesar de nem sempre os professores sentirem o seu trabalho suficientemente reconhecido socialmente. Foi nossa intenção realizar uma pesquisa exploratória, preservando a subjectividade inerente às reflexões dos professores entrevistados, deixando algumas pistas de análise para eventuais estudos subsequentes.This dissertation tries to explore the representations and experiences of a group of teachers trying to understand their frame of meaning and identity related to the different contexts marked by globalization. Believing that the construction of the professional identity is strongly conditioned by the specificity of the environment in which we act, in this study attention was given to the identification process of a group of teachers teaching in a state school, a secondary school in the north of the country. Nine teachers participated in the study, coming from different ages and teaching different subjects. All of them have decided at certain time in their life to teach, building their professional and identity paths. In regard to the methodology, a qualitative approach was chosen, using semi-structured interviews, in an exploratory way. Data were analyzed according to a process of emerging categorization having as frame of reference a group of dimensions established beforehand (a priori). The results of this investigation suggest that the different contexts in which teachers work are crucial in the ways in which they face their jobs and build their professional identity. Teachers believe that, in spite of the difficulties and tasks that have been increasing and the complexity of the role they have at school, and also the difficulties they face in terms of time and resources, they maintain their commitment with students and teaching in general. Having in mind that the professional identity is unique and therefore profoundly idiosyncratic, these teachers show similar perceptions and experiences that make us talk about identities marked by traits that mix the participants in this study. They define themselves as attentive and committed professionals not only in terms of professional subjects but also in a whole group of aspects related to the social and physical well-being of their students, giving much emphasis to their development as individuals. We concluded that teaching is a job that has a strong emotional and affective component, although teachers feel that their work is not always socially recognized as it should be. Our intention was to undertake an exploratory research preserving the subjectivity inherent in the reflections of the interviewed teachers, identifying some recommendations for further research.Flores, Maria AssunçãoUniversidade do MinhoTeixeira, Álvaro Alberto de Carvalho20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14498porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:56.567479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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